Dark Mode na Donuz: Veja como e porque usar

Estamos animados em anunciar que a Donuz ganhou a opção de dark mode versão web! Umas das funcionalidades mais pedidas por nossos clientes. Mas você sabe porque é importante diminuir as luzes das suas suas telas digitais? Descubra agora!

Por que usar dark mode?

Estudos recentes indicam que a população adulta mundial passa, em média, 11 horas com os olhos em frente às telas digitais, enquanto o ideal são de 4 a 5 horas com pausas (e pausas sem celular). O custo é pago com os olhos da cara com os seguintes sintomas:

Olho seco;

Visão turva;

Fadiga ocular;

Dores de cabeça;

Peso nas pálpebras.

Mas o cenário ideal está longe da realidade da maioria das pessoas que exercem suas principais atividades por meio de computadores, tablets, smartphones e outros equipamentos eletrônicos.

Na tentativa de oferecer uma rotina menos agressiva à visão, aplicativos e softwares se engajaram a disponibilizar o tema escuro. Esse recurso é chamado de dark mode (modo escuro, em português) e aumenta o conforto por diminuir o tempo que nossos olhos são expostos às luzes brilhantes azul.

De maneira técnica, quando a retina de nossos olhos preserva mais melatonina (hormônio necessário para o sono) pelo contato com tela escura, consegue avisar ao corpo quando está na hora de dormir, evitando a insônia, sensação de cansaço mental e dores de cabeça.

Para além do cuidado com a saúde, o dark mode também pode prolongar a vida útil da bateria. Isso explica, em parte, porque os kindles batem recorde quando o assunto é duração de baterias.

Como ativar o dark mode da Donuz?

Agora que você já conhece os benefícios surpreendentes dessa simples adequação de luz, confira como ativar o dark mode da Donuz no seu desktop.

Para ativar o Dark Mode na Donuz, você precisa ativa-lo em seu computador.

Se você usa o Windows 10, acesse as às Definições do Windows. Aí dentro devem procurar pela opção Personalização.

Uma vez na zona da Personalização, devem procurar e escolher a opção Cores. Aí, no final, devem encontrar a zona onde podem escolher o modo que querem usar.

Caso escolham a opção Escuro, será aplicado o dark mode a toda a interface do Windows 10, ficando de imediato mais escuro e mais adaptado a situações de menor luminosidade.

Para reverterem esta alteração, só precisam de repetir os passos indicados antes e alterar a opção de Escuro para Claro.

Assim que realizarem a alteração apresentada, o modo escuro fica de imediato ativo e toda a interface do Windows 10 ficará negra inclusive a Donuz. É natural que nem todas as aplicações estejam preparadas para este modo, mas as principais do Windows 10 podem ser usadas com interfaces mais escuras nativamente.