Como usar meu domínio próprio na Donuz?

Quando você cria uma conta na Donuz, é gerado uma domínio aleatório, mas você pode alterar, conforme pode ver abaixo

Clique em configurações e depois clique na aba Geral, conforme exemplo abaixo.

Também é possível exibir o site fidelidade em seu domínio. Se você não sabe, domínio é o nome pelo qual o seu site é localizado na internet. Por exemplo: www.suaempresa.com.br

Como ter um domínio?

Para que você tenha um domínio, é necessário fazer o registro deste e é necessário que haja a contratação de um serviço de hospedagem.

Pense na hospedagem como um espaço no qual o seu site será exibido. Você aluga este espaço, cria o seu site e, durante o período de contrato, sua página estará disponível no endereço que você criou. O serviço de hospedagem, por sua vez, será responsável por manter sua página ativa.

No Brasil, existe uma grande variedade de serviços de hospedagem, mas algumas empresas se destacam no mercado, como a Registro.BR, a GoDaddy e a UOL Host.

Como vincular seu domínio na Donuz?

Por padrão, a Donuz fornece um domínio compartilhado para todas as empresa que utilizam seus serviços.

Exemplo: donuz.co/ b3tbrasil

Onde b3tbrasil , seria por exemplo o nome da sua empresa.

O domínio compartilhado também oferece certificados de segurança ativos e gratuitos, e seu nome pode ser alterado a qualquer momento.

No entanto, se você se interessou pelas vantagens de ter um domínio próprio, você pode criar um e vinculá-lo à sua conta Donuz. E acredite, este processo é mais fácil do que você imagina.

Para que seu domínio próprio funcione em seu site fidelidade Donuz, antes, você vai precisar conhecer um pouco sobre os apontamentos DNS.

O que são apontamentos DNS?

Apontamentos DNS são responsáveis por direcionar um site para um determinado servidor.

Então neste caso, os apontamentos irão direcionar o seu domínio próprio para o servidor da Donuz. Assim, quando alguém acessar o seu endereço, será encaminhado diretamente para seu site fidelidade na Donuz. Entendeu? 😊

Desta forma, após contratar um domínio, você vai precisar criar alguns apontamentos para seu site fidelidade. Este processo, basicamente, consiste no cadastro de apontamento DNS do tipo CNAME.

Apontamento tipo CNAME

O apontamento CNAME é responsável por fazer a conexão dos endereços através dos nomes (domínio próprio e domínio compartilhado).

Ele funciona como um redirecionamento, então aqui, ele irá garantir que o usuário possa acessar seu site fidelidade sem que seja necessário utilizar o domínio compartilhado.

Criando o apontamento CNAME

Por exemplo, supomos que o endereço compartilhado do meu site fidelidade seja o donuz.co/b3tbrasil

A partir do momento que eu criar um domínio próprio — suponhanos que seja b3tbrasil.com.br — , e configurar o apontamento CNAME, meus clientes vão poder acessar  meu site fidelidade usando apenas meu novo domínio próprio, sem precisar usar o donuz.co/b3tbrasil.

Também é possível utilizar um subdomínio. Exemplo: fidelidade.b3tbrasil.com.br

Para isso, será necessário que você ou alguém que cuida do seu site ou os responsáveis pela hospedagem do site, crie um registro de DNS do tipo cname e aponte para a Donuz.

O cname, deve apontar para whitelabel.donuz.app

Criando um apontamento no Registro.br

Se você registrou um domínio no registro.br você pode configurar o apontamento lá mesmo.

Para isso, acesse o registro.br, clique sobre seu domínio e vá até a parte de DNS, conforme imagem abaixo.

Clique sobre a opção “Configurar endereçamento

Em seguida informe a url de apontamento, conforme print abaixo:

Vai abrir o box como este abaixo para configuração. Selecione o Tipo CNAME e no campo nome do servidor, coloque whitelabel.donuz.app e de depois clique em adicionar.

No campo Nome, escreva: www

Após salvar, você verá os dados como estes abaixo:

Ativação do seu domínio e propagação

Por último, você precisa informar a Donuz o seu novo domínio para que façamos as configurações internas para você.

Exemplo: www.b3tbrasil.com.br vai ser configurado para abrir a url donuz.co/b3tbrasil

Feito isso, é necessário aguardar o prazo de 48 horas para que estes ajustes sejam completamente registrados e comecem a funcionar. Após este período, seu site fidelidade Donuz poderá ser acessada normalmente através de seu domínio próprio.

Vale ressaltar que, independentemente do serviço de hospedagem que você escolher para criar o seu domínio, o processo de cadastro dos apontamentos é o mesmo. O que irá mudar as etapas são as diferentes interfaces de cada plataforma.