Retenção: Você está perdendo dinheiro?

A maioria das marcas está perdendo dinheiro ao preferirem investir maior parte do orçamento de marketing digital em aquisição de clientes e apenas uma pequena porcentagem em retenção.

Não que você tenha que inverter essa proporção, mas precisa entender melhor sobre o seu negócio e equilibrar o orçamento da forma certa.

O maior erro das marcas é investir apenas em aquisição de clientes, veja só essa parte retirada de uma matéria da Exame:

“Manter um cliente é muito mais barato e rentável para uma empresa do que conquistar um novo. Acredito que esta premissa é consenso para muitos executivos e para a maioria dos segmentos de mercado, porém, na prática o que mais vemos ainda são empresas que investem fortunas em aquisições de clientes e, uma vez conquistados, eles tendem a se tornar esquecidos.”

É por isso você pode estar perdendo dinheiro. Não adianta investir em aquisição de clientes, sem investir em retenção. Muitos clientes entram e compram, mas se não são re-engajados eles não voltaram, daí investe-se mais em aquisição.

Para te ajudar a entender melhor como otimizar suas estratégias de marketing digital e investir de forma certa seu orçamento, fizemos esse artigo, continue lendo.

O que está em jogo?

Bom, se você ainda não investe em retenção, tudo está em jogo. Seu ativo mais precioso para vendas, os clientes, eles precisam ser engajados com as ofertas certas, na hora certa.

Investir em retenção é mais barato que investir em aquisição, porque clientes que já conhecem sua marca e já compraram uma vez, tem uma maior probabilidade de comprar novamente e ainda um ticket maior.

Se você ainda não investe em retenção ou investe pouco nessa estratégia, saiba que é aí que você pode estar perdendo uma grande oportunidade.

Claro que dinheiro e retorno do investimento (ROI) é muito importante, mas ao deixar de lado a retenção você também está perdendo clientes. Todo esforço que você fez para trazer uma pessoa para sua marca é perdido.

Para dar certo a estratégia de ganhar mais clientes e crescer sua base, os que já estão nela não podem ficar inativos, por isso, reter seus clientes é tão importante.

Proporção correta entre retenção e aquisição

Quanto mais vendas sua marca estiver fazendo, maior é a proporção que você deve investir em retenção.

Mas se seu negócio está começando, você deve concentrar suas forças em adquirir clientes, pois ainda não tem uma base para trabalhar a retenção, mas assim que começar a criar essa base, já deve começar a investir em retenção.  

A partir do momento que sua marca está estabelecida no mercado, a proporção é meio-a-meio, pois você terá uma base maior que precisa ser engajada e ainda crescerá mais.

Agora, se sua marca já está bem estabelecida, é hora de aumentar os investimentos em retenção para incentivar os clientes que não compram há um tempo a voltar para novas compras.

Marketing genérico é perca de dinheiro!

Enviar e-mails genéricos sem personalização é um grande erro. Pense na sua caixa de e-mails, se você se deparar com um e-mail genérico e outro personalizado vai entender.

No genérico todo mundo é igual. O e-mail segmentado, além de ser personalizado, respeita o tempo do cliente, não é invasivo e leva a oferta certa para a pessoa certa. É muito provável que ela efetue uma compra se é engajada a isso no momento certo.

Dicas para começar a personalizar os e-mails:

  • Chame o cliente pelo nome no título e no conteúdo do e-mail.
  • Segmente por interesses e comportamento do cliente, por exemplo, “comprou x produto”.

Às vezes o que ele precisa é um empurrãozinho para efetuar a compra, ou adquirir um produto complementar ao que comprou. Essas ponderações você vai conseguir fazer ao entender melhor o comportamento dele, como ele compra, de quanto em quanto tempo, etc. Uma boa ferramenta de CRM vai te ajudar nisso.

Para ter acesso a outras dicas de retenção, leia também nosso artigo: “Retenção de clientes: O que é e como medir?”, para ler é só clicar aqui.

Invista em retenção e não perca mais dinheiro!

Agora que você sabe o que está em jogo, você não perderá nenhuma oportunidade.

Para fazer bem estratégias de retenção e ter o maior retorno do investimento, você vai precisar de um CRM para gerenciar seu relacionamento com sua base de clientes, seguir boas práticas e personalizar suas notificações para que elas cheguem para as pessoas certas, na hora certa.

Com a ajuda de um CRM é possível conhecer melhor seu público e se comunicar com ele de acordo com seu comportamento, histórico e características demográficas, bem como disparar as campanhas e criar segmentos de forma intuitiva e automatizada.

Lembre-se que vender para um cliente é mais barato e mais fácil que vender para uma pessoa que ainda não conhece seus produtos e sua marca. Não vender para os seus clientes ou se preocupar pouco com isso é estar ciente que está perdendo dinheiro.

Você já investe em retenção e aquisição de maneira proporcional à maturidade do seu negócio?

A soluçao da Donuz oferece um CRM além de te ajudar com a retenção dos seus clientes, entre em contato e coneça a nossa ferramenta.

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