Conteúdo humanizado: O que é, como fazer e qual a importancia

Como a sua empresa costuma se comunicar com seus clientes e seguidores nas redes sociais?

Os conteúdos são a porta de entrada para que o cliente se identifique com a sua marca, mas não basta produzir conteúdos para movimentar os canais de comunicação da sua empresa. É preciso criar conteúdos relevantes e humanizados, contar boas histórias e agregar valor para seus seguidores e clientes!

O objetivo do conteúdo humanizado é se conectar com as pessoas. Elas querem que suas necessidades e problemas sejam resolvidos, querem se emocionar e se relacionar com confiança e o conteúdo humanizado tem esse poder.

O marketing de conteúdo é feito por pessoas e para pessoas, seres humanos, que têm gostos, interesses, necessidades, sentimentos, emoções e crenças individuais. Por isso, o conteúdo humanizado precisa ser uma prioridade do marketing.

Através da internet vimos o grande crescimento da produção de conteúdo digital nos últimos anos. As empresas passaram a criar muitos artigos, posts e vídeos. Porém, muitas delas focaram apenas em produzir muitos conteúdos, principalmente pela pressão dos algoritmos e acabou se esquecendo de focar na qualidade desses conteúdos.

É sempre importante lembrar que existem pessoas do outro lado da tela recebendo e consumindo esses conteúdos. E elas esperam receber algo interessante, que responda suas dúvidas e atenda suas necessidades. Quando isso acontece, significa que a marca tem um conteúdo humanizado, que consegue se conectar com as expectativas do ser humano que está do outro lado.

Neste artigo, você vai entender melhor o que é conteúdo humanizado e como criá-lo sem deixar que a produção se torne mecanizada e irrelevante. Vamos lá!

O que é de fato conteúdo humanizado?

O conteúdo humanizado é aquele que entende a realidade da persona e se conecta com as suas necessidades, interesses e emoções, com o objetivo de criar uma relação de confiança.

Ele faz parte do conceito de experiência humana, que coloca o ser humano no centro das estratégias da marca. Afinal, as pessoas não se resumem a meros consumidores, elas são seres humanos cada um com suas individualidades.

Sendo assim, o conteúdo humanizado é centrado nas pessoas, não nos produtos da empresa, nem no número de publicações. Esse tipo de conteúdo conversa com as pessoas, entende o que elas precisam saber e agregam valor.

Sabe aquele artigo que parece ter sido escrito para você? Ou aquele vídeo que mexe com as suas emoções? Quem produziu esses conteúdos conseguiu se humanizar para se conectar dessa forma com você.

Já os conteúdos superficiais, que não se conectam e não agregam valor, são irrelevantes para quem consome. Parece até que foram produzidos por máquinas. Eles esquecem que existem pessoas do outro lado lendo aquele artigo, publicação ou assistindo àquele vídeo.

Por que é importante humanizar o conteúdo?

Um conteúdo humanizado tem o poder de se conectar com as pessoas e fortalecer o relacionamento da marca com seus clientes.

Quando as pessoas buscam por um conteúdo, elas não querem perder tempo, com coisas superficiais e genéricas. Elas querem resolver um problema, sanar dúvidas, aprender sobre algo ou se entreter. Se o conteúdo consegue cumprir essa função, significa que ele foi feito por e para pessoas. Fortalecendo assim o marketing.

Os consumidores criam confiança na marca, porque ela mostra que entende as suas necessidades e quer ajudar a resolvê-las. O público se engaja, porque sabe que essa marca pode oferecer mais conteúdos que irão agregar.

Na prática, esse envolvimento se transforma em fidelização, mais vendas e consecutivamente no aumento do faturamento da empresa. 

Um relatório da Deloitte mostra que o marketing centrado no cliente traz ganhos de branding, relacionamento e retorno financeiro, além de que as empresas que trabalham centradas no cliente são 60% mais lucrativas do que as não centradas. 

Por isso, centrar as estratégias nas pessoas deve ser uma das prioridades de todos os negócios, principalmente na era digital em que vivemos.

10 dicas para implementar um conteúdo humanizado

Separamos 10 dicas para te ajudar criar conteúdo humanizado para a sua marca, vamos lá:

1. Conheça sua a persona

Persona é nada mais do que a representação do seu cliente ideal, com quem você quer se relacionar. Conheça as dores e necessidades da sua persona e a forma como ela se comunica, isso é essencial para criar um conteúdo humanizado.

A persona deve ser criada baseada nos dados dos seus clientes. Analise o perfil de quem visita o seu site, realize pesquisas com os seus clientes.

Assim você conseguirá captar a realidade do seu público e criar conteúdos que atendam às necessidades e interesses deles, ao invés de criar publicações que você acha que fazem sentido.

2. Seja empático

Para produzir conteúdos humanizados é preciso ter sensibilidade. A frieza dos dados pode acabar afastar a humanidade das pessoas. Sendo assim, tenha empatia para entender melhor a sua persona.

A empatia é extremamente valiosa para humanizar os conteúdos. Através dela, você consegue ver o mundo com olhos de outra pessoa (seus clientes) e se conectar com as emoções dela.

O que eles sentem? Por que sentem isso? O que eles precisam saber? Como resolver suas dores? Como melhorar a vida dessas pessoas? Assim, essas questões ajudam a tornar o seu conteúdo mais sensível às dores das pessoas.

3. Produza conteúdo lento (slow content)

Foque na qualidade para produzir conteúdo humanizado. Não adianta escrever qualquer coisa, só para ter mais conteúdo em seus canais. Isso gera conteúdos genéricos, que não se conectam com as pessoas.

Talvez seja hora de ir mais devagar com a produção de conteúdos. O slow content é um movimento que vem se fortalecendo, especialmente entre os criadores de conteúdo, que começaram a produzir conteúdos de forma frenética para atender às exigências dos algoritmos.

Esse tipo de conteúdo pode ser melhor produzido, pois será feito de forma lenta, com mais tempo de pesquisa e planejamento, com mais dados e informações e com mais significado para as pessoas.

4. Invista em storytelling

Contar histórias ajuda a se conectar com as emoções das pessoas. Nós ouvimos histórias desde pequenos, sobre heróis e vilões, realeza e ficávamos encantados, com os olhos brilhavam e o coração palpitando. No nosso dia a dia como adultos mergulhamos em narrativas de novelas, filmes e séries. 

As histórias estão na essência do ser humano. Por isso, o storytelling (a arte de contar histórias) é uma das técnicas mais eficientes do marketing. Na produção de conteúdo, a contação de histórias consegue engajar as pessoas, despertar sua atenção e mexer com suas emoções.

As marcas atualmente têm personalidade como qualquer pessoa. Elas se expressam de uma forma única, têm gostos e interesses próprios, defendem causas e assumem compromissos. Os consumidores esperam que as marcas se posicionem.

Então, quando uma marca expressa seus valores, ela se torna mais humana. As pessoas se identificam com o que a marca defende e personifica.

Nos conteúdos humanizados, esses valores podem aparecer de forma implícita nas histórias que a marca conta, na linguagem que ela utiliza e nos assuntos abordados.

5. Crie uma comunidade

Uma comunidade ajuda na aproximação entre marca e cliente, fortalecendo esse relacionamento e auxiliando a entender melhor as dúvidas, necessidades e comportamentos dos clientes. Assim, é possível escrever conteúdos mais direcionados e humanizados para a persona da marca.

Existem muitas maneiras de fazer isso, como criar grupos nas redes sociais ou criar uma área exclusiva para membros no site. Nesses espaços, você pode oferecer conteúdos exclusivos, que se comunicam diretamente com essas pessoas e humanizar ainda mais a relação com a marca.

6. Use uma linguagem mais próxima

A linguagem é um fator decisório para as relações entre as pessoas. A forma como alguém se expressa, para além do conteúdo do que está falando, é determinante para a comunicação. As expressões, gestos, tom de voz, tudo isso comunica.

Então, se você quer humanizar o conteúdo, defina uma forma de comunicação que faça as pessoas se identificarem e se sentirem à vontade com a sua marca, como se estivessem falando com um amigo.

7. Mostre quem está por trás da sua marca

Mostre aos seus clientes que a sua marca é feita por pessoas. Dessa forma, o cliente consegue se aproximar dos seres humanos que fazem a sua marca acontecer.

Por exemplo, nos artigos para o blog, você pode convidar especialistas da empresa para falar sobre suas áreas. Já nas redes sociais, publique fotos de bastidores ou vídeos mostrando o processo de produção.

Além disso, os próprios colaboradores podem criar conteúdos em seus perfis. Existe uma tendência chamada de employee advocacy, que transforma os colaboradores em defensores da marca nas redes sociais e até em influenciadores.

As pessoas se sentem mais conectadas com uma marca cujos colaboradores compartilham conteúdo nas redes sociais. Elas gostam de conhecer os colaboradores, saber que existem pessoas reais por trás dos conteúdos e confiam ainda mais nas marcas.

8. Não fale apenas sobre o seu negócio

As pessoas que acompanham a sua marca não querem saber apenas do seu produto. É claro que é muito importante, mas elas querem participar do universo da sua marca, que envolve muito mais que vendas.

Blogs e redes sociais não são canais apenas para publicidade, mas também para relacionamento. Então, você pode usar conteúdos humanizados para educar, informar ou entreter. Eles podem ser combinados com publicações comerciais usando o princípio 80/20.

Onde 20% dos conteúdos devem falar sobre produtos, ofertas e promoções e 80% devem tratar de assuntos relacionados ao universo da marca, como dicas, explicações de conceitos, entre outros.

Ao aplicar esse princípio, analise a realidade da sua marca e do seu mercado. Esses percentuais não são uma regra, mas uma orientação para equilibrar o conteúdo.

9. Envie recomendações personalizadas

Personalizar é essencial na criação de conteúdos humanizados. Quando a pessoa recebe um conteúdo personalizado e direcionado a ela, ela se sente única e valorizada pela marca. E isso pode ser feito por meio da automação, que permite escalar a produção de conteúdos personalizados.

Mas, personalizar posts das redes sociais e do blog é algo difícil. Por exemplo, não tem como criar uma publicação no feed para cada seguidor.

Por isso, uma forma de personalizar esse tipo de conteúdo é enviar emails com recomendações personalizadas de artigos, publicações e até produtos de acordo com os interesses de cada pessoa. É um tipo de curadoria de conteúdo, que aproxima ainda mais os consumidores e a sua marca.

10. Converse com seus clientes

Seres humanos conversam. Então, se você quer humanizar o conteúdo, converse com as pessoas. Elas querem falar e ser ouvidas e, se você der abertura, elas vão se sentir mais conectadas com a sua marca.

Para isso, é interessante adotar um tom conversacional nos seus conteúdos, como se estivesse falando diretamente com os leitores do seu blog ou seguidores nas redes sociais. Além disso, sempre responda os comentários e mensagens, curta e reposte as publicações feitas por eles, o conteúdo gerado pelo usuário é cada vez mais valioso.

Produzir conteúdo humanizado não é um mistério. Você só precisa adotar algumas práticas para despertar a essência das pessoas, tanto daquelas que produzem o conteúdo, quanto daquelas que o consomem. A humanidade da sua marca está justamente no poder de se relacionar com todos esses seres humanos que estão à sua volta.

Existem outras formas de humanizar a sua marca que vão além da produção de conteúdo. Os chatbots, que podem ser usados no atendimento ao cliente e na criação de experiências de marca, são automatizados, mas também precisam de um toque humano.

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