No mundo dos negócios há poucas coisas melhores do que saber que você acabou de fazer uma venda. Que todo o trabalho dedicado na aquisição de um novo cliente valeu a pena. Sabendo que seus esforços de marketing estão funcionando, você pode estar pensando que tudo o que você precisa fazer é enviar o pedido e depois relaxar e esperar até que o próximo pedido chegue.
Mas, embora fazer uma venda possa ser seu ponto final, ela representa o início de seu relacionamento com seu novo cliente. E quando atrair novos clientes custa mais do que reter os existentes, é um relacionamento que você vai querer nutrir.
A boa notícia é que o relacionamento é facilmente nutrido com uma campanha automatizada de e-mails. Tudo o que você precisa fazer é configurar o fluxo de e-mail uma vez e, toda vez que um cliente fizer uma compra, ele receberá os e-mails que aprimoram o relacionamento com sua marca e os fazem voltar.
Então, quais são os e-mails que você deve ter em sua automação pós-compra? Bem, independentemente do que você vende ou se é um cliente recorrente ou comprador pela primeira vez, abordaremos os 5 e-mails que todo comerciante deve enviar após a compra. Vamos lá:
1. Confirmação de pedido
Pode parecer óbvio, mas o primeiro e-mail que você deve enviar a um cliente logo após a compra é uma confirmação do pedido.
Imediatamente após a conclusão da transação, os clientes irão direto para sua caixa de entrada para se certificar de ocorreu tudo bem. Para deixá-los tranquilos e reduzir o número de pessoas entrando em contato com você, certifique-se de enviar um e-mail de confirmação do pedido automaticamente.
Felizmente, esses e-mails transacionais são fáceis de habilitar e a Donuz pode te ajudar com o envio automático de e-mails.
No seu modelo de e-mail de confirmação, certifique-se de incluir:
- Um número de pedido
- A hora da compra
- Descrições do que foi comprado (com imagens do produto)
- Resumo do faturamento, incluindo um detalhadamente, valor total pago e impostos
- Quando o pedido está previsto para chegar
- O endereço em que será entregue
- Idealmente também um meio de rastrear o pedido
Mesmo que não haja detalhes de envio, o e-mail deve explicar claramente que eles serão enviados quando o pedido for enviado. Isso é bom se você não tiver as informações disponíveis imediatamente.
2. Agradecimento pela compra
Depois que seu cliente receber o pedido, envie um e-mail agradecendo a compra.
Isso mostra ao seu cliente que ele está comprando de um site que possui pessoas por trás da sua marca que se preocupam com a experiência deles, não de uma marca sem rosto que se importa apenas com vender.
Ao configurar este e-mail, segmente os compradores iniciantes e os clientes recorrentes. Se for a primeira compra de alguém, além de agradecer, você também pode mencionar seu programa de fidelidade. Esta é uma ótima maneira de incentivar a fazer uma segunda compra.
Para clientes recorrentes, você não deseja enviar a mesma mensagem após cada compra. Especialmente se você incluir um cupom como agradecimento, você fará isso apenas uma ou duas vezes, caso contrário, o cliente sempre esperará por isso após cada compra.
Em vez disso, à medida que a contagem de pedidos de um cliente aumenta, você deve considerar enviar um e-mail mais geral de “obrigado pelo seu apoio”. Nele você pode falar sobre como você os aprecia por ser um cliente tão fiel.
3. Solicitação de revisão do produto
Depois que seu cliente receber a compra, é uma boa ideia entrar em contato com ele para ver como está sendo à experiência. Ao solicitar uma avaliação honesta, você pode identificar quaisquer problemas com seu produto ou experiência de vendas.
Pode parecer surpreendente, mas muitos clientes permanecerão quietos se tiverem experimentado apenas um problema relativamente pequeno. Muitas vezes, não vale a pena entrar em contato com você. Mas, ao entrar em contato ativamente e corrigir quaisquer problemas, seu cliente se tornará muito mais fiel a longo prazo do que se você não tivesse feito nada.
Também ajuda a evitar que futuros clientes tenham os mesmos problemas. Claro, isso supondo que você receberá feedback negativo, o que esperamos que não seja o caso!
Se, em vez disso, você receber feedback positivo, faça bom uso disso, pedindo que eles o analisem em uma plataforma pública. Poucas coisas vão acabar com qualquer dúvida que um cliente em potencial possa ter melhor do que ver muitas avaliações positivas de outros compradores.
4. Recomendações de produtos
Uma das razões pelas quais os clientes existentes são mais lucrativos é porque você tem uma ideia do que ele está interessado. Você pode aproveitar isso em seu marketing por e-mail configurando uma campanha de recomendação de produtos.
Os e-mails de recomendação de produtos podem ter duas formas: recomendações personalizadas automáticas ou uma venda cruzada automatizada com base no produto comprado anteriormente.
Com recomendações personalizadas, seu aplicativo de e-mail (se for compatível com recomendações de produtos) escolherá automaticamente os produtos para você. Você só precisa decidir o paradeiro no e-mail para incluir os produtos.
5. Lembrete de reabastecimento
Todo produto tem um ciclo de vida e eventualmente a maioria dos produtos precisa ser substituída ou reabastecida.
Se os produtos que você está vendendo normalmente têm uma vida útil inferior a alguns anos, você deve configurar um e-mail para lembrar os clientes de fazer outro pedido.
Por exemplo, se você vende ração para animais de estimação em pacotes que normalmente duram um mês, um mês depois que alguém compra um pacote, você envia um e-mail perguntando se eles estão acabando.
Além da ração para animais de estimação, existem muitos outros produtos que precisam de reabastecimento, como material de escritório, artesanato, maquiagem, material de limpeza, suplementos e remédios são exemplos perfeitos.
Até mesmo algo como lanches que você acha que as pessoas compram apenas uma vez, ainda pode ser feito com um lembrete de reabastecimento.
Sua própria série de e-mails pós-compra
Esses 5 e-mails fornecem a base de uma ótima série pós-compra. Mas isso não significa que você precisa ficar apenas com esses e-mails específicos.
Sua loja é única e você deve modificar sua campanha pós-compra para se adequar à sua marca e estilo de mensagem exclusivos.
Talvez você queira adicionar alguns e-mails para contar às pessoas sobre sua marca e por que você iniciou sua loja. Ou talvez você queira recomendar mais de seus best-sellers.
Independente do que você decida enviar, desde que seja envolvente e relevante, você melhorará sua taxa de retenção de clientes e obterá mais compras repetidas – tudo com o mínimo de trabalho.