O que é um cliente recorrente e por que eles são lucrativos?

Acredite ou não, uma das maneiras mais sustentáveis ​​para melhorar seu custo de aquisição de clientes é através da retenção de clientes. Nós já falamos muito isso por aqui, mas a realidade é que os clientes que você já tem são mais lucrativos e vale a pena dedicar tempo e esforço para mantê-los perto!
É claro que adquirir novos clientes é importante, afinal você não pode ter um cliente recorrente se ele nunca fizer sua primeira compra. Porém, o problema é que os comércios eletrônicos dedicam uma parte muito generosa do orçamento marketing para aquisição, fazendo com que a retenção fique em segundo plano.

5 motivos que tornam os clientes recorrentes lucrativos

1. É mais provável que um cliente recorrente faça mais compras

Isso pode parecer óbvio. Afinal, um cliente recorrente é aquele que fez pelo menos duas compras. O interessante, é que um cliente fica cada vez mais propenso a comprar de você novamente à medida que aumenta a quantidade de compras.
Após uma compra, o cliente tem 27% de chance de retornar para uma nova compra. Embora não seja uma taxa horrível, se você conseguir que o cliente volte e faça uma segunda e terceira compra, ele terá 54% de chance de realizar uma outra compra.
Mas como motivar seus clientes a fazerem novas compras? É preciso ser cuidadoso para atraí-los. Ainda que você pense imediatamente que dar um desconto no próximo pedido é uma ótima maneira de fazer um cliente retornar, você deve ser cauteloso com essa tática.

Os descontos são eficazes para trazer de volta um cliente, mas quase sempre definem uma expectativa negativa para seus clientes que você nem sempre consegue cumprir.
Quando um cliente recebe um desconto ele começa a esperar sempre por um novo desconto todas as vezes que for possível para realizar uma nova compra. Em vez disso, recomendamos o uso de ferramentas de retenção sustentáveis como um programa de fidelidade para incentivar os clientes a voltarem para uma nova compra que trará benefícios.

2. É mais fácil vender para um cliente recorrente

As taxas de conversão no comércio eletrônico são instáveis e variam em cada setor, mas a maioria dos especialistas acredita que a taxa média de conversão esteja entre 1% e 3% .
De acordo com o livro Marketing Metrics do de Paul Farris, um cliente recorrente tem de 60% a 70% de chance de conversão. Isso significa que quanto mais clientes recorrentes você tiver, menos terá que investir em estratégias de conversão.

3. O cliente recorrente gasta mais em suas compras

Os clientes recorrentes compram em maior valor que os clientes que estão realizando a primeira compra. Isso quer dizer que seus clientes recorrentes estão comprando mais e com mais frequência!
O número de compras anteriores e há quanto tempo eles são clientes impacta de forma direta no gasto de um cliente recorrente.
Um estudo feito pela Bain & Company identificou que os consumidores de roupas compram 67% a mais por pedido depois de comprar por 30 meses com uma empresa.
Claramente, clientes recorrentes têm um alto valor vitalício, que auxilia para um maior valor de compras ao longo do tempo.

4. Clientes recorrentes gastam mais em temporadas

Temporadas são ótimos momentos para o aumento de vendas, grande parte dos comerciantes realizam grandes vendas durante as temporadas de grandes movimentos.

Se você vende fantasias ou brinquedos, o movimento aumentará no mês de outubro. Com isso, o período de maior movimento para a maioria dos comerciantes é entre a Black Friday e o Natal, mas existem outras datas responsáveis pelo aumento de venda no comércio como dia das mães, dias das crianças entre outras.
O aumento nas vendas acontece tanto por conta do aumento na demanda, quanto das pessoas que compram mais durante essas temporadas.

5. Clientes recorrentes falam mais sobre a sua marca

Os clientes recorrentes são grandes auxiliares no marketing da sua marca, esse cliente dá à sua marca mais publicidade boca a boca, que é incrível e gera ótimos resultados.

Os clientes indicam mais quando fazem um maior número de compras naquela loja. Cada vez que um cliente faz uma compra, ele fica mais confortável e mais disposto a falar da sua marca de forma positiva.
Esse processo de indicação pode ser ainda mais ampliado, incentivando indicações com pontos através de um programa de fidelidade (uma das ferramentas mais eficazes de retenção) onde o cliente indica um amigo e é beneficiado por isso.

Clientes recorrentes são muito importantes

O aumento dos lucros da sua marca começa com os clientes que você já tem. Os clientes recorrentes gastaram mais em sua loja com mais frequência e ajudarão na divulgação para novos clientes que cheguem até a sua marca, tornando-os uma potente ferramenta de aquisição de clientes.

Focar na retenção de clientes é fundamental para obter o máximo que seus clientes recorrentes têm a oferecer.

Com a ferramenta de Donuz você cria clientes recorrentes e aumenta suas vendas.

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