BLOG DONUZ

Aquisição de clientes: as 6 melhores estratégias

A aquisição de clientes é constantemente vista como um dos investimentos mais caros para o sucesso de qualquer marca. Muitos profissionais de marketing pensam na aquisição de clientes, como uma estratégia de alto.

Entretanto, existem várias maneiras de adquirir clientes de forma sustentável sem realizar um grande investimento financeiro.
A aquisição sustentável de clientes parte da implementação de estratégias que criarão uma conexão com os clientes, aumentando o valor da vida útil deles. Nesse artigo vamos apresentar 6 estratégias de aquisição de clientes que farão com que seus clientes voltem várias vezes a longo prazo.

1. Trabalhe com indicações

Em um mundo com tantas opções disponíveis, uma indicação pode ter muito poder na hora de fazermos uma escolha, principalmente vindo de alguém em que se confia. As indicações de clientes são uma ótima maneira de aumentar organicamente a aquisição de clientes a um baixo custo através do marketing boca a boca.
Para que essa ação seja ainda mais eficaz, você pode incentivar os clientes a realizarem indicações através do programa de fidelidade.

Recompensar os clientes que indicam sua marca e aqueles que estão sendo indicados é uma ótima maneira de melhorar a aquisição e a retenção de clientes, a recompensa pode ser um desconto, um mimo ou pontos em seu programa de fidelidade para motivar os seus clientes.
A lógica por trás das indicações está no conceito de prova social, que é um fenômeno psicológico onde as pessoas assumem as ações de outras na tentativa de refletir o comportamento correto para uma determinada situação.

De outro modo, os clientes valorizam as opiniões de outros clientes, de pessoas reais assim como eles.
Incentivar os clientes a compartilhar sua marca em suas redes sociais ou a deixar avaliações sobre os produtos em seu site são ótimas maneiras de tornar sua marca mais autêntica e aumentar a credibilidade em torno dela, o que fará com que outras pessoas conheçam a sua marca e confiem nela para realizar uma compra.
Quando os clientes se tornam defensores da marca e a recomendam para os amigos, você verá um aumento em sua base de clientes fiéis.

2. Cause uma boa primeira impressão

No mundo totalmente digitalizado que vivemos e com a presença de tantos e-commerces, o site é o contato mais próximo que se tem com o cliente, então é essencial que a primeira visita do cliente seja memorável, afinal, a primeira impressão é a que fica, não é mesmo?
Criar um site que seja de fácil navegação e agregue valor aos seus clientes ajudará você a se destacar. Se um cliente estiver navegando por vários sites, você pode melhorar sua aquisição de clientes sendo aquele que oferece a melhor experiência. Para conseguir isso, implemente aspectos que melhorem a experiência do cliente no seu site, como barras de pesquisa, um design limpo e bate-papos interativos de atendimento ao cliente.
Com centenas de lojas online, os clientes têm uma oferta infinita de opções para comprar e vão escolher aquela que oferece mais valor.

3. Atualize seu conteúdo regularmente

O marketing de valor agregado, como blogs, canais do YouTube e e-books, ajudam os clientes a conhecerem sua marca.

Adicionar essas estratégias no seu marketing permite que você melhore sua otimização de mecanismos de pesquisa para ajudar os clientes a descobrir você ao pesquisar algo relacionado à sua marca.
Entregar um bom conteúdo é muito importante, mas atualizar o antigo é essencial, você não deve desperdiçar o trabalho duro que foi dedicado aos conteúdos anteriores.

Atualizar publicações antigas do blog com novos conteúdos e imagens pode aumentar o tráfego orgânico, pois isso mostrará aos mecanismos de pesquisa que o seu conteúdo ainda é relevante, sendo assim, continuará a ter um bom desempenho se os mecanismos de pesquisa perceberem que ainda é valioso.

4. Tenha parceiros e use seus recursos online

Disponibilizar uma loja online com todos os recursos que seus clientes procuram irá destacar sua marca no mercado, deixar seus clientes satisfeitos e trazê-los de volta.
Uma ótima estratégia é se envolver em marketing de parceria ou co-branding, que envolve trabalhar com outras organizações com ideias similares para promover seus produtos e sua marca. Isso aumentará sua aquisição, dando-lhe acesso a novos clientes.
O marketing de parceria é uma ótima maneira de pequenas empresas competirem contra as grandes marcas presentes no comércio eletrônico.

5. Construa sua comunidade através das redes sociais

Aumentar o número de maneiras pelas quais os clientes podem descobrir você impactará positivamente na aquisição de clientes. Usar estratégias presentes nas redes sociais, como hashtags e grupos de clientes dedicados, é uma ótima maneira de construir a comunidade da sua marca online. Essas comunidades atraem clientes e satisfazem a necessidade do ser humano de sentir que pertencem a algo como um grupo.
Apesar das redes sociais serem um ótimo meio para promover publicamente a comunidade da sua marca, existem vários canais que você pode usar para fortalecê-la, incluindo o e-mail marketing.
Quando um possível cliente visita seu site pela primeira vez, existem algumas maneiras de convertê-lo em cliente.

Obter o email dele dá a você acesso a esse cliente onde quer que ele esteja, mesmo depois de sair do seu site.
Essa estratégia é uma ótima forma de se comunicar com seus clientes com conteúdos de qualidade, aproveite para informar sobre seus produtos, serviços, novidades e descontos.

Além de ser uma ferramenta de baixo custo e uma possibilidade de envio em massa, sem deixar a personalização de lado. Mas para que essa estratégia seja trabalhada de forma eficaz requer decisões estratégicas que agreguem valor aos seus clientes e criem uma conexão com eles.
O email marketing também é um ótimo lugar para mostrar os seus clientes fiéis. Incluir conteúdo gerado pelo usuário, como fotos, ou resenhas ou stories de clientes, ajudará a conectar seus clientes uns aos outros.
um grupo de defensores apaixonados da marca é uma das ferramentas de marketing de aquisição mais fortes em si.

6. Conecte-se pessoalmente através de eventos

Mesmo sendo uma marca totalmente digital, não descarte a possibilidade de aquisição de clientes pessoalmente. Como já mencionamos, no mundo digital existem centenas de marcas a disposição dos seus clientes para que els possam escolher, sendo assim, uma das maneiras mais fáceis de se destacar on-line é colocar sua marca off-line.

Se você puder invista em eventos presenciais, como em lojas e eventos, isso pode impactar positivamente na aquisição, engajamento e retenção de clientes.
Esses tipos de eventos humanizão à sua marca. Esteja presente seja como expositor, patrocinador ou palestrante, isso possibilita que você tenha um contato mais próximo com os clientes dando a eles a chance de ver as pessoas que estão por trás da marca que eles amam, além de fortalecer a comunidade da sua marca.

Aproveite a oportunidade de estar em um evento para ver e ser visto, conversar com os visitantes (possíveis clientes) e demonstrar o que você faz pessoalmente.
Estar presente em eventos fornece a possibilidade de conhecer novos produtos, serviços, fazer networking e encontrar possíveis parceiros.

Não subestime o poder das conexões pessoais, elas são essenciais.

Se você está com dificuldades com a aquisição de clientes nos podemos te ajudar, conheça a nossa ferramenta.

LANÇAMENTO!

Retenção de clientes

O guia que vai ajudar sua empresa a  vender muito mais para os mesmos clientes.