Você quer implantar um programa de fidelidade para sua empresa mas ainda tem receio se é uma boa estratégia?
Um artigo publicado no portal Mercado & Consumo mostra que os brasileiros estão em busca de cada vez mais oportunidades de economizar e obter mais benefícios em suas compras, principalmente após a pandemia.
As grandes e pequenas empresas já vêm investindo nessa estratégia de sucesso a um tempo. E nesse artigo separamos 10 marcas de diversos segmentos que possuem um programa de fidelidade, para te inspirar a dar o próximo passo é aplicar essa estratégia no seu negócio.
1. Burger King
O Clube BK é um programa de fidelidade gratuito. O cliente participante ganha 1 ponto a cada R$ 1 gasto em compras. Os pontos acumulados podem ser trocados por diversos produtos do Burger King.
Para resgatar o prêmio escolhido é preciso apresentar um QR Code com o produto que deseja resgatar aos atendentes ou totens nas lojas.
O cadastro no Clube BK não impede a utilização dos cupons de desconto, o cliente pode ter acesso aos dois benefícios.
2. Starbucks
No Starbucks Rewards a cada R$ 2,50 gastos em compras na loja ou no aplicativo o cliente ganha 1 estrela.
O resgate dos prêmios é dividido em seis níveis a partir de 15 estrelas. Dentre as muitas opções de prêmios estão disponíveis para resgate: água, café, torrada, pão de queijo, frappuccino, chocolate quente, red velvet, garrafas, canecas, copos, entre muitos outros.
Além dessas opções, os clientes também poderão aproveitar benefícios exclusivos, como o Dia de Estrelas em Dobro para acumular mais pontos, acesso antecipado a novos produtos, convites para degustações e promoções personalizadas.
Para resgatar os prêmios basta ir em qualquer loja física, apresentar o saldo de estrelas no aplicativo Starbucks Brasil ao colaborador, selecionar o produto de sua preferência e confirmar o resgate através do código de barras do app.
3. Ipiranga
Com o Km de vantagens é possível acumular pontos abastecendo, trocando de óleo, comprando nas lojas de conveniência da rede ou em lojas virtuais de parceiros. E a cada R$ 1 real gasto o cliente ganha 1 ponto.
Pagando no cartão Ipiranga ou abastecendo no seu posto preferido a regra de pontos se modifica e o cliente ganha ainda mais pontos.
Esse programa oferece centenas de prêmios à escolha do participante como cashback, descontos, produtos, serviços e até a troca por milhas.
4. Shell
Através do Shell Box, o cliente ganha 1 ponto a cada 1 litro de combustível comum ou 2 pontos a cada 1 litro de combustíveis da Família Shell V-Power.
O benefício oferecido por esse programa são descontos no momento do abastecimento que também poderá ser obtido através da indicação de amigos através de um código.
Além disso, também é possível adquirir milhas para o programa SMILES.
5. Petrobrás
O Premmia pontua o cliente com 1 ponto a cada R$1 real gasto e também da a possibilidade de acelerar a pontuação abastecendo no seu posto favorito e no cartão Petrobras, além disso o programa é dividido em três categorias: Essencial, Aditivada e Premium onde cada categoria possui benefícios exclusivos.
Uma característica interessante desse programa é sua diferenciação entre os motoristas, existem os motoristas de passeio e profissionais, aqueles que dirigem a trabalho. Essa distinção tem o objetivo de valorizar o profissional que trabalha dirigindo, atribuindo a ele melhores premiações.
6. O Boticário
O Clube O Boticário garante o acúmulo de pontos para trocar por descontos em compras, além de dar acesso a promoções exclusivas, eventos e novidades antecipadas.
Para participar o cliente se cadastra e quando fizer a próxima compra, já pode começar a acumular pontos. A cada R$ 1 real gasto o cliente ganha um ponto e a cada 30 pontos, o cliente ganha R$1 de desconto.
E para resgatar, deve-se ter no mínimo 100 pontos que equivalem a R$3,30 de desconto ou, no máximo, 20% do valor total da compra.
Além de acumular pontos através de compras, também é possível ganhar mais pontos respondendo pesquisas do Boticário. Os pontos adquiridos em compras expiram em 12 meses, a contar da data da compra.
É possível acumular pontos tanto em compras online (considerando apenas o valor da compra, sem o frete) como em lojas físicas.
7. Nubank
Através do Nubank Rewards o cliente ganha 1 ponto a cada R$1 real gasto no cartão de crédito.
Para participar desse programa, o cliente paga uma mensalidade de R$19 ou valor único anual de R$190, antes do pagamento ser iniciado é possível fazer um teste durante 1 mês de forma gratuita ,se não se adaptar é só realizar o cancelamento.
Os pontos adquiridos não expiram. O programa oferece benefícios como descontos em serviços, passagens aéreas, e a possibilidade de pagar os gastos do cartão com os pontos acumulados. Destaque especial para as grandes empresas parceiras como: Amazon, Netflix, iFood, e Uber.
8. C6 Bank
O Átomos é o programa de pontos dos cartões, onde você acumula pontos em Real e em Dólar, tanto no gastos pelo cartão de crédito quanto no débito.
A participação é gratuita e o cliente pode acumular até 2,5 pontos a cada US$1 gasto, mas ele também pode optar por pagar R$10 ao mês para acelerar pontos. Também é possível acumular pontos realizando a portabilidade do seu salário para o C6 Bank ou comprando na C6 Store.
Além disso, os pontos não expiram. O programa computa os pontos a cada parcela e não no fechamento de fatura, então fica mais fácil usar sua pontuação a qualquer momento do mês.
Nesse programa é possível usar os Átomos para pagar os gastos com cartão e trocar por diversos itens na C6 Store.
9. Mastercard
O Mastercard Surpreenda é o programa de fidelidade que oferece 1 ponto a cada compra feita em um cartão Mastercard cadastrado no programa. É possível pontuar tanto no débito quanto no crédito independente do valor.
Para participar também é gratuito e ele é que não impede você de usar outros programas de pontos como no Nubank ou C6 como citamos,possibilitando assim o uso combinado com o Surpreenda.
A partir de 5 pontos o cliente tem direito a uma nova compra no sistema 2 por 1, ou seja, ele pode levar em dobro qualquer produto ou serviço comprado com um cartão da bandeira MasterCard.
Assim, se você quiser comprar determinado item no Outback ou na Vivara, você paga um e resgata o segundo com os pontos disponíveis no programa.
Outra vantagem é que com o Surpreenda é possível converter pontos em milhas de programas de fidelidade de companhias aéreas.
10. Leroy Merlin
No Leroy Merlin Com Você a cada 1 real em compras nas lojas físicas, site, app e televendas, o cliente ganha 1 ponto que pode ser acumulado e trocado por vale-compras de até 150 reais.
Recentemente a Leroy Merlin anunciou a ampliação do seu programa de fidelidade, que agora passa a beneficiar profissionais como arquitetos, engenheiros, designers e decoradores.
Essa ampliação tem como principal objetivo estreitar o relacionamento da marca com esses profissionais. O programa também visa oferecer a troca de pontos por benefícios, serviços, produtos e experiências para esse público.
Os profissionais também possuem a funcionalidade chamada “Clientes”, em que podem cadastrar seus clientes e, ao realizarem compras, ambos são beneficiados. Ao criar esse relacionamento, o profissional passa a acumular uma porcentagem da quantia gasta por seus clientes.
Os profissionais também receberão pontos extras caso o volume de compra de seus clientes atinja determinadas marcas.
Nesse artigo vimos que existem diversas marcas que são muito conhecidas e beneficiam seus clientes de diversas maneiras. Existem diversos tipos de pontuações, prêmios e até públicos como vimos a Leroy Merlin ampliando o programa para atender profissionais da área.
Um programa de fidelidade pode ser aplicado de várias maneiras, permitindo à empresa definir quem irá pontuar, podendo ser o cliente final, um profissional ou até os colaboradores da própria empresa.
Existem muitas outras marcas que investem nesse tipo de estratégia como Pão de Açúcar, Raia e Drogasil das quais já falamos sobre elas por aqui no nosso blog.
Esperamos que esse artigo tenha te inspirado a implantar um programa de fidelidade, agora é a sua vez, assim como essas gigantes referências que citamos acima você também se tornar uma delas e fidelizar seus clientes.
Vem com a gente fazer esse projeto de fidelização ser um sucesso.