Vendas paradas, receita bem abaixo do esperado e problemas para conquistar novos clientes tiram a paz de qualquer gestor e, nenhuma empresa está imune a esse problema.
Mas mesmo em um cenário de incertezas, algumas atitudes podem ajudar a corrigir erros, aumentar a liquidez do negócio e mudar esse panorama negativo.
Se interessou? Então falaremos sobre algumas delas:
Conheça o seu cliente
Conhecer os seus clientes é a melhor forma de aproximá-los da sua marca. É este conhecimento que garante a você saber exatamente o que falar para conquistar o seu público-alvo.
Além disso, conhecer aspectos como hábitos de consumo dos clientes, o que eles valorizam mais em uma empresa e onde estão comprando, já que esses consumidores não estão gerando vendas para sua empresa, é de suma importância para que você consiga aplicar ações assertivas para trazê-los ao seu negócio, e também pode te gerar dados valiosos para iniciar, talvez, uma estratégia de relacionamento.
Invista no pós venda
Com certeza você já ouviu falar que é muito mais barato manter os clientes atuais do que conquistar novos. Porém, apesar disso ser um fato conhecido, muitas empresas assistem suas vendas cair e mesmo assim não focam no pós-venda e na retenção dos clientes atuais.
Esse é um erro que pode impactar diretamente no crescimento do negócio.
A dica é manter o mesmo posicionamento de qualidade da prospecção no pós-venda. Além disso, essa interação com quem já comprou de você pode ser ainda melhor, afinal a sua empresa já possui dados relevantes para gerar um relacionamento personalizado.
Gerar valor para a marca
Hoje os diferenciais de uma empresa estão no que ela proporciona ao cliente – a experiência. Isso significa se preocupar com as pessoas e seus desejos. A experiência está em todos os pontos de contato da marca gerando uma percepção e envolvendo o usuário.
A experiência oferecida precisa estar alinhada com o posicionamento e os objetivos da empresa. Não adianta listar adjetivos aleatórios para resumir a empresa como qualidade, tecnologia, inovação etc. Uma marca deve delimitar, priorizar e organizar com precisão as diretrizes estratégicas.
Com tudo alinhado, é a hora de viver esse discurso na prática para dentro da empresa. A preocupação com a visão interna é tão importante quanto a externa, pois as ações estratégicas de uma marca são feitas pela equipe, para depois atingir o público-alvo.
Branding parte da raiz. Assim, funcionários engajados potencializam as chances de sucesso.
Mais do que por seus produtos ou serviços, hoje uma empresa se destaca e é lembrada pelo conjunto de percepções que oferece. A mente das pessoas é seletiva e, para atrair sua atenção, é preciso despertar emoções que levam a experiências incríveis.
Através da nossa ferramenta você poderá registrar informações dos seus clientes e entender melhor os hábitos de consumo e as preferências deles, além de trabalhar o relacionamento pós venda e gerar valor para o cliente de diversas formas.
Se você tem visto suas vendas paradas venha conhecer a nossa solução para mudar o rumo do seu negócio e aumentar as vendas novamente.