Experiência do cliente: O que é? Como melhorá-la?

Disponibilizar bons preços e produtos/serviços de qualidade é muito importante, mas é essencial investir na experiência do cliente como um todo para ter sucesso.
As empresas que têm notas acima da média em relação à experiência do cliente alcançaram um faturamento maior que seus concorrentes.
Uma pesquisa diz que 86% dos clientes estão dispostos a pagar mais para ter um atendimento/experiência melhor e é por isso que marcas como AppleDisneyNetflix e Nubank, se dedicam para que seus clientes tenham a melhor experiência possível. Tendo assim clientes fiéis a marca e aumentando o lucro.
Investir em ações para melhorar a experiência do cliente facilita a aquisição de novos consumidores, impulsiona a fidelidade e melhora a retenção, além de muitos outros benefícios que serão vistos ao longo do tempo.

O que é experiência do cliente?

Experiência do cliente ou Customer Experience (CX) em inglês é um conjunto de percepções, sensações e vivências que o cliente tem com uma empresa durante toda a jornada de compra, ou seja, é tudo o que o cliente vive com uma empresa desde o momento em que a conhece, até a compra e o pós-venda.

Mas a experiência do cliente só funciona para B2C?

Não, de forma alguma, a experiência do cliente também pode e deve ser aplicada para B2B (business to business).
O grande segredo para gerar boas experiências para o cliente (seja ele pessoa física ou jurídica) é conhecer o público-alvo e trabalhar para saber o que seu cliente espera, assim, fica mais fácil superar expectativas e proporcionar momentos incríveis.

Como melhorar a experiência do cliente?

Existem muitas maneiras de melhorar a experiência do cliente, mas selecionamos 7 dicas que podem te ajudar!

1. Conheça o cliente e as preferências dele

Para conhecer o cliente é preciso se dedicar para entender o que ele espera da sua empresa e descobrir quais são as preferências dele, como em qual o canal de atendimento ele prefere ser atendido.

Quando isso acontece você consegue alinhar os meios de comunicação oferecidos à necessidade dos seus clientes.
Pode parecer uma informação sem relevância, mas, conhecer as preferências dos seus clientes é fundamental para melhorar a experiência deles.
Essas preferências, podem se estender para outros pontos, como por exemplo, dentro de uma estratégia de marketing digital, o que os seus clientes esperam receber em suas redes sociais?
A proposta dessa estratégia é atrair e aumentar o engajamento deles, mas, para isso, é preciso agregar valor com o conteúdo e responder às principais dúvidas que os clientes possuem.

Esteja atento a toda a jornada, apenas atrair o cliente para fechar uma venda e se esquecer dele após o pagamento é um grande erro.
Quando estamos falando em melhorar a experiência do cliente, é preciso levar em consideração todos os pontos de contato com o cliente e toda a jornada dele.
Para compreender esse caminho faça um mapa de toda a jornada do cliente. Esse mapeamento vai identificar os caminhos percorridos por ele dentro de cada fase da jornada de compra desde o primeiro contato.
Isso ajuda a descobrir como ele interage com a marca, quais canais usa para isso, quais geram mais atritos e conversões. Após entender essa jornada será possível melhorar os processos, aprimorar a experiência do cliente e aumentar a satisfação dele.
Como explicamos, o relacionamento com o cliente não termina quando ele realiza a compra, ele está apenas começando!
Aproveite o fim da venda para se aproximar do cliente e fidelizá-lo para que ele faça novos negócios com você e recomende a sua marca para outras pessoas.

2. Esteja presente em diversos canais de atendimento

Existem muitos tipos de canais de atendimento, dentre eles estão:

  • Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC)
  • Central de ajuda
  • WhatsApp
  • Chatbots
  • E-mail

Todas essas soluções ficam ainda mais interessantes quando colocadas dentro de uma estratégia omnichannel que consiste em oferecer diferentes opções de atendimento interligadas, garantindo uma comunicação fluida e sem interrupções.

3. Ofereça um atendimento humanizado

Não adianta ter os melhores meios de comunicação se os seus clientes não receberem um atendimento humanizado, esse é outro ponto fundamental na melhoria da experiência do cliente.
O objetivo do atendimento humanizado é gerar uma comunicação empática, mostrar ao cliente que ele está sendo ouvido atentamente e tratá-lo com exclusividade.
Além de manter uma relação cordial e tratá-lo com educação, também deve ser cultivado o encantamento e a satisfação do cliente levando a se tornar um cliente fiel.
É preciso desenvolver características importantes para o atendimento, como o respeito e o cuidado com o cliente que entrou em contato, seja para tirar uma dúvidas, saber sobre os produtos oferecidos, efetivar a compra ou fazer uma reclamação, é preciso que esse cliente se sinta acolhido.

4. Crie e valorize a cultura do feedback

É muito importante saber o que os seus clientes pensam sobre a sua marca.
Através do ponto de vista deles é possível criar ações de melhoria.
Uma das melhores formas de buscar esse feedback é através de uma pesquisa. Separamos 3 tipos de pesquisas que podem ser usadas por você:

NPS (Net Promoter Score) é uma métrica que ajuda a mensurar o nível de satisfação e lealdade dos clientes, ou seja, quanto eles estão dispostos a falar da sua marca para outras pessoas. Essa métrica é de fácil interpretação, podendo ser comparada ao longo do tempo ou entre diferentes indústrias.
A pergunta NPS é simples. Em uma escala de 0 a 10, você pergunta aos clientes o quanto eles recomendariam aquela empresa, produto ou serviço para conhecidos.

Após as respostas os clientes serão divididos em três categorias:
Detratores (pontuação de 0 a 6): clientes que tiveram alguma experiência ruim e não indicariam a marca para outras pessoas;
Neutros (pontuação de 7 a 8): clientes que não estão insatisfeitos, mas também não são leais à sua marca;
Promotores (pontuação de 9 a 10): clientes muito satisfeitos que se tornam embaixadores dos seus produtos e serviços.

CSAT (Customer Satisfaction Score) a Pontuação de Satisfação do Cliente é uma métrica que mede diretamente os níveis de satisfação em interações específicas, e é medida através de uma escala numérica que pergunta como o cliente avalia a experiência com a empresa e logo depois o que motivou a nota.
Assim como há diferentes formas de medir essa pontuação também existem várias maneiras de calcular.

Essa pontuação pode ser medida de cinco formas:

  • 1 e 2 – Sim e Não
  • 1 e 3 – Insatisfeito/Neutro/Satisfeito
  • 1 a 5 (Escala Likert)
  • 1 a 7 (Escala Likert)
  • 0 a 10 (Escala Likert)

Se você optar pelas escalas numéricas como, 1 a 5, 1 a 7 ou 0 a 10, você vai precisar calcular a média ponderada, somando todas as ocorrências e dividindo pelo número de respondentes.
Mas se você optar pelo modelo de 1 e 2, ou 1 a 3, o cálculo será mais simples, pois você vai ter que subtrair a porcentagem dos clientes satisfeitos pelos insatisfeitos.

CES (Customer Effort Score) a pontuação do Esforço do Cliente é uma métrica utilizada para medir o nível de esforço que o cliente teve para resolver um problema com a empresa.
Essa métrica é em uma escala de 1 a 7, que questiona se a empresa facilitou a resolução do problema.
Para calcular é preciso fazer a média ponderada das notas para determinar uma pontuação de 7. Quanto maior a pontuação, menos esforço foi colocado.

5. Supere as expectativas

Vá além das expectativas dos clientes, não resuma o relacionamento somente àquilo que ele buscou inicialmente.
Se dedique para surpreendê-lo e superar as expectativas criadas por ele, isso trará ótimos resultados

6. Capacite o seu time

O seu time precisa estar preparado. As pessoas que têm contato com o cliente precisam estar prontas para melhorar a experiência dele.
Para isso, forneça treinamentos que abordam o uso de ferramentas, detalhes dos seus produtos e serviços e que enfatizem como o cliente deve ser tratado e a importância de melhorar a jornada de compra dele mostrando que todos são beneficiados nesse processo.

7. Deixe os seus colaboradores satisfeitos

A experiência deve começar de dentro pra fora, ou seja, pelos colaboradores.
Muitas empresas proporcionam experiências incríveis para os clientes, e esquecem dos colaboradores.

Os clientes internos são essenciais para o crescimento de qualquer negócio.

Entre as maneiras de aumentar a satisfação dos seus colaboradores e, consequentemente, a dos clientes, estão:
Manter um bom clima organizacional;
Oferecer salários justos e compatíveis com as suas funções;
Fornecer ferramentas de trabalho adequadas que ajudem a otimizar as tarefas do dia a dia.
Lembre-se, um colaborador feliz é igual a um cliente feliz.

Tenho certeza que agora está pensando no que você pode fazer para melhorar a experiência do cliente, que tal investir em um programa de fidelidade?
Além de fidelizar o seu cliente você poderá utilizar diversas ferramentas como pesquisas, envios de e-mail e muitas outras funcionalidades e colher frutos de ter clientes fiéis a sua marca. Será um prazer fazer parte desse projeto com você, entre em contato conosco.

Veja também

Você também pode se interessar por este posts abaixo.

Como Aumentar as Vendas por meio da Fidelização de Clientes

Aumentar as vendas é uma prioridade incontestável no cenário empresarial moderno. Cada negócio, independentemente do seu tamanho ou do setor em que atua, deve continuamente buscar maneiras de impulsionar suas…

Leia mais

Guia Definitivo para Fidelização de Clientes: Estratégias, Dicas e Ferramentas para 2024

No ambiente de negócios atual, caracterizado por uma concorrência acirrada e clientes cada vez mais informados, a fidelização de clientes emerge como um diferencial estratégico crucial para as empresas. Não…

Leia mais

Sistema de Pontos de Fidelidade com Cupom Fiscal

Em um mercado cada vez mais competitivo, manter clientes fiéis e satisfeitos é tanto um desafio quanto uma necessidade para as empresas. Uma estratégia eficaz para atingir esse objetivo é…

Leia mais