Como gestor, com quais estratégias a sua empresa conta? Se você nunca pensou sobre a retenção de clientes, agora é a hora!
A retenção de clientes consiste em tentar manter os clientes comprando por um longo período de tempo para que eles gastem mais em sua empresa ao longo da vida; trata-se de manter clientes fiéis em vez de apenas conquistar novos.
A retenção de clientes é o oposto da aquisição de clientes, que ocorre quando uma empresa tenta conseguir novos clientes. É preciso mais do que apenas a aquisição para expandir seu negócio de forma sustentável e, sem a capacidade de envolver e reter clientes ao longo do tempo, seu negócio está fadado à estagnação.
É por isso que a retenção de clientes é tão importante. Saber o que é e por que é importante pode significar a diferença entre o sucesso ou o declínio da sua marca, tornando-a um dos termos mais poderosos que você aprenderá como gestor.
No entanto, a retenção de clientes não acontece da noite para o dia – é por isso que muitos não acreditam que seja eficaz. Embora seja fácil perceber um aumento na receita em relação a aquisição, o tipo de retenção de engajamento do cliente não é tão simples, porque leva tempo para os resultados positivos das estratégias de retenção serem visíveis.
Pode ser que você só veja os benefícios da retenção de clientes em seis meses.
Para gestores que planejam administrar seus negócios há muito tempo, seis meses não é muito tempo para esperar! Melhor ainda, cada pequena mudança que você faz, prepara o terreno para melhorias maiores ao longo do tempo.
Por que reter os clientes ?
Um estudo conduzido pela Harvard Business Review descobriu que “aumentar as taxas de retenção de clientes em 5% aumenta os lucros em 25% a 95%”.
Esse é um aumento EXTREMAMENTE significativo!
A retenção geralmente custa menos do que os gastos com estratégias de aquisição, e clientes retidos com sucesso têm maior probabilidade de indicar outros clientes para sua empresa. Além disso, os clientes indicados geralmente têm um valor vitalício maior do que os clientes que foram adquiridos por meio de canais convencionais.
Tenha isso em mente: o principal objetivo e propósito da retenção é aumentar o lucro. No entanto, existem outros grandes resultados dessa estratégia, como satisfação do cliente, fidelidade e percepção da marca. Então, se você está se perguntando, “por que reter os clientes?” Saiba que investir para reter seus clientes atuais é um investimento para aumentar seu lucro, e que empresa não gosta disso?
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