O engajamento do cliente é essencial no mundo digital que vivemos, esse termo está relacionado ao envolvimento contínuo e significativo do cliente com uma marca, mas já falamos mais sobre engajamento de clientes em outro artigo aqui no nosso blog.
Nesse artigo vamos te ajudar a aumentar o engajamento dos seus clientes. Vamos lá!
Invista em um programa de fidelidade
Com tantas marcas disponíveis no mercado é fácil se perder e deixar o cliente perdido. E se tornar uma marca confiável e relevante é difícil.
Criar um programa de fidelidade é o primeiro passo para aumentar o engajamento dos seus clientes, essa ferramenta incentivará eles a comprarem e interagirem com a sua marca, pois sabem que serão recompensados.
O programa de fidelidade ajudará a criar uma relação de troca e confiança. Essa ferramenta te diferencia dos seus concorrentes porque seus clientes obtêm mais valor comprando com você. Afinal, comprar com um concorrente significa abrir mão de vários benefícios.
Para ter o máximo de engajamento no programa de fidelidade, dê pontos por diversas ações que vão além das compras, como pontos por aniversário, cadastro e indicação, essas são ótimas maneiras de mostrar ao seu cliente o quanto você valoriza tudo o que ele faz.
A indicação é uma ótima maneira de engajar seus clientes e deixar que eles cuidem da divulgação da sua empresa, as pessoas confiam mais nos amigos do que em publicidades, aproveite isso.
Deixe os clientes falarem sobre a sua marca nas redes sociais
As redes sociais precisam fazer parte da sua estratégia de engajamento do cliente. São nelas que seus clientes estão boa parte do tempo, sendo assim, você deve se esforçar para estar presente onde os seus clientes estão.
Quando os clientes tiram um tempo do dia para compartilhar algo sobre a sua marca, você pode e deve retribuir, respondendo e repostando as publicações, aproveite esse conteúdo para construir confiança, autenticidade e credibilidade. Dedique um tempo para fazer uma busca por essas postagens.
Você ainda pode recompensar os clientes que publicarem algo sobre a sua marca nas redes sociais, é uma ótima maneira de motivá-los a se manterem com esse tipo de comportamento.
Para muitos clientes, o melhor incentivo é ser reconhecido pela marca que eles amam.
E-mails trazem engajamento para sua marca
O e-mail marketing é uma ferramenta barata, de fácil uso e muito eficaz. Algumas pessoas insistem que essa ferramenta está morrendo, mas ela continua sendo uma das melhores maneiras de interagir com os clientes .
Deixe o objetivo do seu e-mail claro para ser relevante e engajar o cliente. Os e-mails podem ser lembrando o saldo de pontos do cliente no programa, lembrando que ele já possui pontos para resgatar um prêmio, recomendações personalizadas e quem sabe um e-mail de agradecimento (ótimos para criar uma conexão emocional).
Tornar esses e-mails interativos e divertidos é essencial, invista em conteúdos com vídeos, GIFs ou imagens, essas ideias criam um e-mail empolgante que mantém os clientes presos.
Envie e-mails que deixem seus clientes empolgados para abrir e ler!
Invista no marketing de valor agregado
Qual o que vem a sua mente quando pensa na sua marca favorita? A marca que você pensou provavelmente tem um conjunto de valores que refletem em você. Muitas marcas têm produtos de alta qualidade, mas sua marca favorita oferece algo a mais.
O ideal é não oferecer algo que fuja dos princípios da marca, por mais que o cliente goste. O que é oferecido como valor agregado não deve contradizer com o que a empresa oferece.
Seja verdadeiro, cative os clientes nos mínimos detalhes e não se perca em nenhuma oportunidade de agregar valor, seja no presencial ou online.
Agregue valor em cada contato, os clientes esperam por isso.
O marketing de valor agregado é mais valioso que muitos anúncios porque cria e fortalece relacionamentos. Além de poder servir vários propósitos, como educar, dar conselhos ou até entreter, essa ferramenta permite que você forneça aos seus clientes o que eles desejam.
Para alguns clientes, o valor agregado é o que os faz voltar, já outros, pode ser como eles conhecem a sua marca. De qualquer forma, não há dúvida de que o marketing de valor agregado faz com os clientes se apaixonem pela sua marca.
Peça feedback
Pedir a opinião dos seus clientes faz com que eles se sintam importantes. E eles são as pessoas mais importantes para sua marca, sendo assim, deixe isso claro!
Recompensá-los pelo feedback traz grandes benefícios a sua marca pois a torna autêntica e confiável, além de possibilitar grandes melhorias. Muitos clientes consideram o feedback de outros clientes extremamente importantes para compras online, já que eles não têm acesso aos produtos fisicamente.
Após receber um feedback, analise-o e planeje os próximos passos.
Ao se deparar com avaliações negativas, filtre as informações e busque compreender se essas reclamações são recorrentes, se a falha é um problema interno ou se é decorrente de um serviço terceirizado, como a entrega.
Os feedbacks positivos, também devem ser levados em consideração, repasse a avaliação para o seu time para incentivá-los e utilize para entender quais são os diferenciais da sua empresa e reforçar estes aspectos na sua estratégia.
Deixe bem claro para o cliente que a opinião dele foi considerada e é importante. Com os pontos de melhorias identificados, reúna-se com seu time e defina o que precisa ser feito e o tempo que será gasto, para evitar que ocorra novamente. Se dedique para responder todas as avaliações. Assim, você estará incentivando novos feedbacks.
Crie uma experiência forte
Seja consistente ao se comunicar em todos os canais, desde o seu site até as redes sociais é muito importante para melhorar a experiência do cliente e construir conexões emocionais.
Identifique seus valores essenciais, e se certifique de que tudo o que você faz comunica esses valores. Incluindo a linguagem que você usa, as cores do seu logotipo e o design do seu site .
Pensar na posição de sua marca pode ter um ROI (Retorno Sobre o Investimento) significativo quando se considera a quantidade de tempo de design que leva em comparação com a lucratividade de clientes recorrentes.
Criar conexões emocionais tem benefícios como ganhar a preferência do cliente, faz com que eles se sintam parte de algo e se tornem defensores da marca.
Com um e-commerce, você perde a capacidade de se conectar com seus clientes cara a cara, sendo assim, humanizar os processos é essencial para criar essa conexão.
A comunicação é a chave para que tudo isso aconteça. Todas as relações humanas passam por ela e, quando é eficaz, pode tornar a experiência do cliente ainda melhor.
Torne a interação com seus clientes divertida
Independente da idade, todo mundo gosta de jogar um bom jogo vez ou outra. Sejam eletrônicos ou analógicos, a humanidade sempre teve grande engajamento para apreciar e participar de jogos.
Gameficar o seu programa de fidelidade é uma ótima maneira de tornar a experiência do cliente divertida! Um dos objetivos da gamificação é engajar, comprometer e recompensar os usuários.
Todos os dias recebemos em média 121 e-mails e pode ser difícil se destacar meio a tantos. Mas é muito mais provável que um cliente se lembre da marca que o fez girar uma roda de descontos, do que da marca que escreveu um texto enorme em preto e branco.
Essas experiências divertidas são únicas na mente dos clientes e farão com que eles se lembrem da sua marca e compartilhem com outras pessoas.
Mantenha seus clientes engajados após a venda
Apenas focar no número de clientes adquiridos não é mais o suficiente. Se seus clientes comprarem uma vez e nunca mais pensarem na sua marca, você tem um grande problema.
Seu objetivo deve ser cultivar clientes que estão animados para comprar e interagir novamente com a sua marca. Existem várias estratégias diferentes para construir o engajamento que o ajudarão a chegar aqui e construir uma base de clientes fiéis.
O pós-venda deve fazer parte de uma gestão de relacionamento de excelência, fator fundamental para se manter à frente da concorrência.
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