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6 estratégias para ter um programa de fidelidade criativo

A ideia do programa de fidelidade é criar clientes ativos, recorrentes e fiéis à sua marca. Porém, simplesmente ter um programa de fidelidade é suficiente para se destacar no mercado? Vivemos em um mundo onde todos os dias surgem empresas semelhantes a sua e se diferenciar é essencial para o sucesso do seu negócio. O programa de fidelidade vem para te ajudar a se destacar e se diferenciar no meio da concorrência.

O que fazer para ter um programa de fidelidade criativo?

1. Agregue valor

Seus clientes devem se sentir valorizados em participar do seu programa de fidelidade e, como resultado, desejar conhecer ainda mais sua marca. É por isso que todas as partes do seu programa de fidelidade, desde as ações para ganhar pontos até as regras de pontuação, devem ser uma experiência envolvente. Você saberá que criou um programa de fidelidade eficaz quando os clientes procuram a ação em vez da recompensa.

Quando se fala em agregar valor, não estamos falando de valor monetário. Mas sobre manter este consumidor satisfeito, oferecer inovação, qualidade, satisfação e, principalmente, uma boa experiência ao cliente, para que ele possa voltar a comprar com você e tornar-se um cliente leal, que recomenda sua marca para outras pessoas.

2. Incentive o marketing boca a boca

Fazer parte de mais um programa de fidelidade não é algo para se gabar para os amigos, mas fazer parte de um programa que te traga experiências e que você se sinta parte de uma comunidade é totalmente diferente.

Pensar fora da caixa aumenta as chances dos seus clientes falarem sobre seu programa de forma orgânica, aumentando o marketing boca a boca de uma forma que promete a seu programa uma grande oportunidade de crescimento atraindo novos clientes.

O marketing boca a boca surge de forma espontânea, em conversas do dia a dia. Por exemplo, em um Stories que seu cliente faz após visitar sua loja, comprar algo, fotografar e marcá-lo no Instagram.

Se, antes, o marketing boca a boca já era conhecido como um importante aliado para empresas que querem vender mais, hoje, pode ser seu melhor amigo!

E tudo por causa do poder de disseminação das redes sociais, além das conversas entre amigos.

3. Branding coeso

Seu programa deve ser uma extensão da sua marca. Por exemplo, uma marca de luxo deve ter um programa de fidelidade focado em algo mais elegante, já uma empresa de brinquedos deve torná-lo alegre e divertido. Alinhe os valores do seu programa de fidelidade com os objetivos da sua marca para que seja ainda mais eficaz.

Como criar um programa de fidelidade criativo?

Agora que você entendeu a importância de ter um programa de fidelidade criativo, vamos dar uma olhada em algumas dicas para realmente alcançar essa criatividade.

1. Conecte o nome do programa com a essência da sua marca

O primeiro item a ser notado pelos seus clientes no seu programa de fidelidade é como você o chama. Chamá-lo simplesmente de “programa de fidelidade” ou de “programa de recompensas” pode deixar uma primeira impressão menos empolgante. Seu negócio vale muito mais criatividade e a atenção do seu cliente também. Defina o nome do seu programa de fidelidade através de algo que reflita a essência da sua marca, quem ela realmente é, o que você vende, seus valores e o que deseja que sua comunidade represente.

2. Seja criativo com o nome dos seus pontos

Além de dedicar um tempo para encontrar o nome ideal para seu programa, você também deve usar a mesma atenção para definir o nome dos seus pontos!

Crie uma conexão clara entre sua marca, o nome do programa, e o nome dos seus pontos e como tudo será exibido. Isso criará uma experiência contínua para o cliente e mostrará a eles que seu programa de fidelidade faz parte de toda a experiência gerada pela sua marca.

3. Use sua imaginação para definir o aspecto do seu programa

Até os menores detalhes podem fazer uma grande diferença para tornar seu programa de fidelidade atraente e convidativo para seus clientes. Usando as ferramentas certas, você pode personalizar seu programa para que cada detalhe tenha uma aparência incrível e encante seu cliente.

Você pode pegar todos os aspectos da sua marca como visão e valores que deseja destacar e usá-los para vincular visualmente ao seu programa. Como citado anteriormente, pode parecer pequeno, mas irá atravessar um longo caminho com seus clientes!

4. Seja criativo com a maneira como os clientes ganham seus pontos

Os melhores programas de fidelidade recompensam os clientes quando eles menos esperam. Recompensar os clientes por fazerem uma compra é muito eficaz, mas não cria uma experiência tão marcante para o cliente.

Contemplar seus clientes com pontos no aniversário

é uma maneira fácil de aperfeiçoar a experiência do cliente. Configure uma automação de marketing no seu programa para comemorar os aniversários dos clientes, você pode enviar alguns pontos, dar um desconto ou até oferecer um mimo, isso tudo pode ser feito em um e-mail de aniversário. Esta é uma técnica eficaz porque supera as expectativas do cliente e ajuda a criar uma conexão emocional com eles.

Recompensas surpresas são ainda melhores, tente enviar a seus clientes um e-mail que traga algumas palavras de incentivo.

Uma simples mensagem como “você é incrível” e alguns pontos de bônus é uma ótima maneira de fazer seus clientes sorrirem, algo de que achamos incrível pois cria um vínculo emocional com seu cliente e te diferencia dos demais.

5. Seja criativo com as recompensas

Embora os descontos sejam a recompensa mais comum em programas de fidelidade, seu programa precisa oferecer mais se você quiser se destacar dos seus concorrentes.

Experiências como forma de recompensa são outra ótima maneira de envolver os clientes e fortalecer a lealdade deles, porque vão além das recompensas habituais para criar uma experiência única.

Esse tipo de recompensa é fora do comum, tornando-o o ponto de partida perfeito para fazer seus clientes conversarem com outras pessoas sobre seu programa e o que ele pode proporcionar.

6. Dê status aos seus clientes

Uma das melhores maneiras para se diferenciar é trazer um status para seu cliente, porque você mostra exatamente onde eles se posicionam em seu programa. Dê a eles algo pelo qual se esforçar, crie uma ou mais categorias de clientes exclusivas como prata e ouro, onde eles mudam de categoria após acumularem uma determinada quantidade de pontos além de ter benefícios exclusivos em cada categoria. As pessoas adoram compartilhar quando pertencem a algo considerado exclusivo.

Seja criativo, não comum

Espero que após ler esse texto você se sinta inspirado e que você tenha entendido a necessidade de construir um programa de fidelidade realmente criativo para atrair e manter seus clientes fiéis.

Se guiando por esses passos, não há como você simplesmente não se destacar na multidão.

LANÇAMENTO!

Retenção de clientes

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