TikTok: 11 maneiras para conquistar novos clientes

O TikTok está conquistando o mundo. O que começou como uma plataforma para vídeos de dança para adolescentes evoluiu rapidamente para uma plataforma de streaming de vídeo para todo mundo. Também se tornou uma ferramenta de aquisição de clientes muito valiosa.

Pequenas e grandes empresas em todo o mundo estão incorporando o TikTok em suas estratégias de marketing. Isso porque milhões de clientes estão sendo influenciados pelos vídeos do TikTok para fazer compras. Sendo assim, se você não estiver usando o TikTok para adquirir novos clientes, talvez seja hora de começar.

Separamos 11 maneiras de usar o TikTok para adquirir novos clientes. Vamos lá.

Uma das melhores maneiras de ser descoberto no TikTok é usando sons de tendências ou participando de tendências populares. Isso permite que você seja descoberto na página de descoberta através de hashtags e sons de tendências e por meio de um som quando os usuários clicam no som de outro vídeo.

Aproveite as tendências, para dar aos seus clientes uma prévia de um lançamento.

2. Crie tendências

Em vez aproveitar as tendências, você pode criar as suas. Essa pode ser uma ótima maneira de fazer com que outros TikTokers usem seu som, aumentando a visibilidade da sua página. É difícil prever quais tendências ou sons vão fazer sucesso no TikTok, então, se você está em dúvida sobre postar um vídeo, apenas poste!

Quando você entende seu público-alvo, criar conteúdo, tendências ou sons relacionados a eles é uma ótima maneira de envolver seus seguidores.

3. Mostre os bastidores

As pessoas adoram ter acesso exclusivo aos bastidores das marcas que seguem. Para muitos proprietários de pequenas empresas, sua marca é uma parte significativa de sua vida. É por isso que ir aos bastidores mostrando coisas como criar um produto ou embalar um pedido, pode funcionar muito bem.

Se a sua empresa é pequena compartilhe um vídeo de agradecimento para sua mãe, que a ajuda a criar todos os produtos. Os clientes gostam de marcas que são identificáveis, sendo assim, não tenha medo de mostrar o rosto.

4. Interaja com os clientes

As redes sociais mudaram a maneira como você interage com os clientes. O marketing costumava ser um canal de comunicação unidirecional, mas agora é uma rede contínua de comunicação bidirecional. Sendo assim, uma mentalidade de “poste e esqueça” não funcionará em nenhuma rede social. É por isso que se envolver com seus clientes de forma humanizada é essencial. Responder a comentários ou reconhecer o conteúdo gerado pelo usuário sobre sua marca são maneiras fáceis de interagir com os clientes. 

Você também pode ser um pouco mais criativo. Envolva seus clientes em uma divertida competição no TikTok. Os vídeos explicam imediatamente que eles estão convidados a participar da competição e comentar o vídeo que virem primeiro em sua página. Essa é uma maneira divertida e de baixo custo de deixar seus clientes entusiasmados com sua marca e oferecer a eles algo para se conectarem uns com os outros, construindo uma forte comunidade.

5. Mostre o que torna sua marca única

Se você está pensando “Como vou me destacar com milhões de outras empresas no TikTok?”, não se preocupe, você não está sozinho. Mas a resposta é simples, mostre o que torna sua marca única. O marketing do TikTok para pequenas empresas tem tudo a ver com contar sua história. Você criou um giro em um produto atemporal? Ou você projetou um produto revolucionário? De qualquer forma, conte a todos sobre isso, pois ninguém conhece sua marca melhor do que você!

Aproveite a oportunidade para mostrar o que torna seus produtos diferentes de uma forma divertida.

6. Use hashtags para ser descoberto

No TikTok existe um nicho para praticamente tudo. Com um algoritmo projetado para produzir um feed com curadoria para cada usuário individual com base em seus interesses, você pode colocar seu conteúdo na frente das pessoas certas. Uma tática de marketing para pequenas empresas para conseguir isso é usar hashtags relevantes. Isso permite que seus vídeos sejam descobertos quando os usuários pesquisam por uma hashtag ou palavras-chave específica.

7. Compartilhe sua história

Como mencionamos, o conteúdo emocional é uma ótima maneira de se conectar imediatamente com clientes em potencial. Você sabe por que iniciou sua marca e a inspiração por trás do seu negócio, mas talvez ninguém mais saiba. A menos que você diga a eles. 

O marketing do TikTok é uma ótima maneira de mostrar visualmente a seus clientes seus produtos e explicar por que você faz o que faz para que eles o apoiem.

8. Mostre seus produtos

Outra grande tendência no TikTok é o uso de resposta autônoma do meridiano sensorial, conhecido como ASMR. Para aqueles que não estão familiarizados, são àqueles vídeos calmantes e estranhamente satisfatórios, cheios de movimentos suaves e sons como bater, embrulhar ou derramar algo. Às vezes, os melhores vídeos são os que você fica em silêncio e deixa seus produtos falarem.

Mesmo que você não esteja interessado em comprar os produtos imediatamente, os seguidores podem optar por seguir para um conteúdo satisfatório.

9. Compartilhe dicas de produtos

Você nunca sabe quem pode ver seu conteúdo. Sendo assim, mesmo que você crie um vídeo com a intenção de fornecer conteúdo de valor agregado aos seus clientes existentes, é uma boa ideia mencionar o nome da sua marca para os seguidores que talvez ainda não o conheçam. 

Compartilhar dicas de produtos é uma ótima maneira de atingir esses dois objetivos de marketing simultaneamente.

10. Tenha um mascote

Se você não gosta de ficar na frente da câmera, peça a alguém para fazer isso por você! E não necessariamente, seu estagiário de marketing. Queremos dizer um mascote da marca! 

Enquanto nomes como DuoLingo vêm à mente com a sua coruja, há muitas pequenas marcas que estão usando personagens divertidos no TikTok.

11. Compartilhe seus marcos

Nessa plataforma as pessoas não esperam fotos perfeitas como no Instagram ou vídeos informativos e longos como no YouTube. 

O objetivo do TikTok é compartilhar aqueles momentos brutos e não editados que tornam sua marca identificável. É por isso, que compartilhar sua empolgação em atingir um marco é uma ótima maneira de fazer com que as pessoas sigam sua marca e o ajudem a alcançar o próximo.

Comece a falar sobre sua marca

Se você é um pequeno negócio querendo crescer e ainda não está no TikTok, comece a pensar nessa possibilidade. 

O TikTok é uma ótima plataforma para adquirir novos clientes e criar conexões com seus seguidores para mantê-los por perto por muito tempo. Esteja você procurando uma maneira de exibir seus produtos ou compartilhar a história de sua marca, o TikTok permite que você faça os dois. Então pegue seu telefone, se prepare, grave e poste!

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