Pense em quantas horas por dia passamos com o celular em mãos. Cada vez mais, a tecnologia vem se tornando indispensável para a rotina da maioria das pessoas.
Exatamente por isso, somado às diversas funcionalidades que oferece, é cada vez mais difícil encontrar alguém que não esteja conectado.
Nesse cenário, as redes sociais são líderes quando o assunto é retenção. E, por isso, a maioria das marcas prefere investir nesses canais como a principal estratégia de comunicação.
O que pode ser uma surpresa para muitas pessoas, é que o SMS, atualmente ignorado por muitas empresas, pode ser um canal estratégico, útil e muito versátil, possibilitando seu uso em diversas ações de comunicação.
Continue lendo esse artigo para entender mais sobre o envio de SMS e como implementá-lo de maneira eficiente nas estratégias do seu negócio.
O que é SMS?
O SMS (Short Message Service) é um serviço de mensagens curtas que podem ser enviadas de celulares e computadores para outros dispositivos móveis. Muito antes de termos acesso à internet na palma das nossas mãos, o SMS era o principal meio de comunicação entre as pessoas com celulares.
Hoje, é uma ferramenta eficiente e acessível para se comunicar de forma direta e imediata com os clientes. Lembrando que envio de SMS é autorizado pelo Código de Defesa do Consumidor desde que o cliente permita.
Quantas vezes você já recebeu algum SMS de uma marca e se perguntou “como eles conseguiram meu número? Já que nunca comprei nessa loja e nem tenho interesse nesse produto”. Infelizmente, é algo muito frequente. Por esse motivo, o SMS deve ser utilizado em complemento a outras estratégias de comunicação, principalmente, as que têm por objetivo fortalecer o relacionamento com clientes já existentes.
Quais são as principais vantagens do uso do SMS?
Baixo custo
O investimento no envio de SMS em massa é considerado baixo se pensarmos no número de pessoas que serão impactadas com a mensagem. Para diversificar ainda mais sua estratégia, combine o disparo de SMS com outros tipos de interação com o cliente, como redes sociais e emails.
Praticidade e escalabilidade
Ao contrário do que se pode pensar, não é necessário um celular para fazer disparos de SMS. Eles são feitos por meio do uso de um sistema especializado e fácil de usar. Esse envio também pode ser feito para um grande número de contatos, dando escalabilidade ao processo, além da possibilidade de ser automatizado.
Alto engajamento
As taxas de abertura de SMS são de aproximadamente 97%, você sabia? Enviar uma mensagem para o celular do cliente é um passo a mais na construção do relacionamento com ele e deve ser considerada uma etapa em sua jornada de compra. Ao contrário do email, quando recebemos um SMS, o acesso é muito mais imediato.
Dica: personalizar (com o primeiro nome do cliente ou com ofertas direcionadas por segmentação, por exemplo) essas mensagens é muito importante. Afinal, nos já sabemos que as comunicações massificadas estão cada vez mais obsoletas!
Quais tipos de SMS enviar?
Promocional
Mensagens com o objetivo de comunicar promoções, divulgar novos produtos e serviços, ofertas e cupons de desconto.
Institucional
Comunicações enviadas com o propósito de reforçar o posicionamento da marca, assim como os valores e ações sociais apoiadas.
Transacional
Informa o cliente sobre transações realizadas junto a empresa, como confirmações de pagamentos ou agendamentos.
Geração de tráfego
Mensagens que tem o intuito de conduzir o cliente a páginas externas da marca (sites, landing pages ou redes sociais).
Agora que você já sabe quais tipos de comunicação podem ser enviadas por SMS, confira 9 dicas para começar a utilizar esse recurso o quanto antes.
9 dicas para incorporar o SMS a sua estratégia
1. Esteja atento ao horário e a frequência
Normalmente, as pessoas abrem os SMS quase imediatamente após recebê-las. Mas muitas mensagens podem ser inconvenientes, assim como quando são enviadas em horários inadequados. Sendo assim, atenha-se aos horários comerciais para programar envios.
Além disso, pela proximidade de contato que o SMS oferece, o cliente não deseja ser constantemente perturbado com mensagens repetitivas e insistentes. Sua marca tem outros pontos de contato com os clientes, então utilize o SMS de forma sutil para não gerar desgastes com quem o recebe.
2. Se identifique
Os clientes que receberem os SMS provavelmente não saberão que a mensagem foi enviada pela sua marca.
Por isso, é muito importante identificar-se. Informe que a mensagem é da sua empresa, para que os clientes possam identificá-la imediatamente.
3. Seja objetivo
Você tem 160 caracteres para passar sua mensagem. Seja objetivo, claro e forneça informações relevantes.
4. Realize pesquisas.
Para conhecer melhor o seu público e pensar na melhor forma de agradá-lo, faça pesquisas para levantar dados como idade, cidade, profissão, gostos e preferências. Isso ajudará na atração e na fidelização de clientes.
5. Aproveite os momentos
Aproveite todos os momentos oportunos, seja depois de uma compra, no aniversário do cliente, no natal, no dia dos namorados, enfim, momentos que estimulem uma ação ou reação após receber uma mensagem no celular.
Esteja atento a quais datas comemorativas podem combinar mais com o perfil do seu cliente, e que momentos seriam ideais para dar aquela “forcinha” por SMS para que ele conclua uma ação, ou talvez apenas se lembre da sua empresa.
6. Atente-se ao conteúdo e a ortografia
Listamos acima os tipos de SMS que podem ser enviados por uma empresa. No caso de SMS promocional, sugerimos que a mensagem incentive algum tipo de comportamento do cliente dentro de um período limitado. Por exemplo: “10% de desconto para compras realizadas até as 20h de hoje”.
Dessa forma, será possível mensurar assertivamente os resultados, considerando um objetivo claro.
Importante: esteja sempre atento à ortografia e pontuação. A escrita correta faz toda a diferença!
7. Explore gatilhos mentais
O uso de gatilhos em SMS costuma ser bem sucedido. Como já falamos, são poucos caracteres, então é preciso pensar em uma forma breve de chamar a atenção do cliente. Escassez, urgência e curiosidade são alguns gatilhos estratégicos que chamam atenção.
8. Respeite a vontade do cliente (e principalmente a falta dela)
Se seu cliente não deseja receber SMS, não insista. Essa insistência em mandar mensagens indesejadas pode afastá-lo ainda mais da empresa.
Sua marca acaba perdendo o respeito e a consideração quando começa a se tornar impertinente.
E os efeitos negativos de se desrespeitar a vontade do cliente não acabam por aí. Você fará com que esse cliente insatisfeito possa afastar também outros clientes em potencial, ocorrendo um “marketing de recomendação reverso”.
Ser desagradável e insistente definitivamente não é uma boa estratégia. Respeite a vontade do cliente, comunique-se apenas com quem tem esse desejo.
9. Estimule a fidelidade do cliente
Um negócio de sucesso envolve não apenas conquistar clientes, mas mantê-los (e esse é realmente um feito difícil).
Seu cliente só se manterá fiel comprando na sua se for estimulado de alguma forma, então faça por merecer a fidelidade dele.
Você não pode eliminar seus concorrentes, mas pode ofuscá-los, e se tornar único de alguma forma para seu cliente.
Por isso se diferencie deles, e ofereça alguma vantagem aos clientes que irão gerar a preferência à sua empresa. Muitas vezes, ao oferecer essa vantagem por SMS, você vai estimular o cliente a voltar a consumir com você.
A melhor opção é investir em um programa de fidelidade e fazer uso das diversas opções que esse recurso fornece.
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