Recompense seus primeiros clientes imediatamente

Clientes fiéis podem significar tudo para o seu negócio. Então, estabelecer uma comunidade de marca forte desde o início com seus primeiros clientes é ótimo para que a sua empresa tenha um crescimento sustentável, além de solidificar a fidelidade à sua marca durante períodos difíceis de vendas.

Como muitas outras coisas, a fidelidade não vem de graça: é uma transação entre consumidor e empresa. Ter um ótimo produto e um atendimento incrível já é um bom começo. Mas recompensar seus clientes por interagirem com sua marca pode ser o fator decisivo entre fazer ou perder uma venda. Investir em fidelidade pode resultar em um retorno positivo do investimento e ser parte integrante de sua estratégia de negócios.

Embora nunca seja um mau momento para iniciar um programa de fidelidade, recompensar seus primeiros clientes imediatamente pode trazer mais benefícios. Vamos ver o porquê:

Relacionamentos duradouros podem surgir com seus primeiros clientes

Nutrir relacionamentos é essencial para o crescimento do seu negócio, especialmente para os novos. Sem credibilidade comprovada, seus primeiros clientes podem ser os mais difíceis de adquirir, mas eles também podem ser os clientes mais importantes que sua marca já terá. 

Os primeiros clientes podem se tornar os defensores mais leais da sua marca. Garantir que a experiência deles seja agradável aumentará a probabilidade deles se tornarem clientes recorrentes ou compartilharem sua experiência positiva com amigos e familiares.

71% dos consumidores que são membros de programas de fidelidade dizem que a adesão é uma parte significativa de seus relacionamentos com as marcas. Recompensar seus clientes imediatamente permitirá que eles saibam que você deseja formar um relacionamento duradouro que seja mutuamente benéfico. Uma ótima maneira de conseguir isso é beneficiando o seu cliente por simplesmente se cadastrar no programa de recompensas, além de recompensá-los com base no valor gasto. 

Envie e-mails de acompanhamento, isso funcionará como um lembrete dos pontos que eles têm para em breve resgatar um prêmio, além de ser uma ótima maneira de informar seus clientes o que mais eles receberam além das suas compras e dar a eles motivos para retornar e fazer novos negócios com a sua marca.

Se você mudar a perspectiva para pensar nos clientes como relacionamentos com sua empresa, em vez de transações, isso pode ajudar a desenvolver uma conexão mais forte com sua marca. Recompensar esses relacionamentos imediatamente é a melhor maneira de iniciar uma nova conexão emocionante.

Fidelidade é bom para os negócios

Investir em fidelidade pode melhorar seus resultados significativamente. Manter um cliente atual custa menos do que adquirir um novo. Os clientes recorrentes são responsáveis ​​por 40% da receita, além de passarem o dobro do tempo em sua loja em relação aos novos clientes, e a boa notícia é que você já conquistou eles.

Os clientes que retornam sabem o que esperar. Se você já os recompensou por suas primeiras interações, eles têm ainda mais pontos para ganhar, níveis VIP para se esforçar e recompensas para resgatar. Esse incentivo adicional, além de um ótimo serviço e produtos de qualidade, fará com que seus clientes voltem.

Concentrar sua estratégia em clientes de retorno pode aumentar os lucros, diminuir as taxas de abandono do carrinho e ajudar você a construir uma base de clientes solidá.

Fique à frente da concorrência

Com o nível de concorrência presente mesmo em nichos de mercado, a última coisa que você quer é ficar para trás. Só nos Estados Unidos existem 2,1 bilhões de programas de fidelidade, sendo assim, se você não recompensar seus clientes, já estará atrás daqueles que recompensam de alguma forma.

É perigoso deixar para investir na fidelidade tarde demais. Para Tim Hortons, por exemplo, que enfrenta outros gigantes do café que têm programas de recompensas há muitos anos, o que fará com que os amantes de café mudem seus hábitos agora, especialmente se eles já acumularam muitos pontos em programa concorrente? Eles falharam em comparação ao Starbucks, que lançou seu programa em 2008, mais de dez anos antes deles.

Recompensar seus primeiros clientes imediatamente garantirá que eles comecem a construir fidelidade com você desde a primeira interação. Manter-se atualizado ou à frente da concorrência ajudará sua empresa a entender suas vantagens/desvantagens competitivas.  

Obtenha insights sobre seus clientes

Você pode saber mais sobre como as pessoas interagem com sua marca através do seu programa de fidelidade. Monitorar essas primeiras interações com sua marca é fundamental para entender seu cliente. Quais incentivos deixam seus clientes empolgados? Quem são seus melhores clientes? Qual campanha foi a mais bem sucedida? A fidelidade pode fornecer informações sobre o envolvimento do cliente e sua experiência geral.

Usando esse conhecimento, você pode descobrir quem são seus clientes rentáveis ​​versus seus clientes não rentáveis ​​e segmentar suas comunicações. Isso causará um grande impacto na importância de suas interações com seus clientes e garantirá que você atraia o público certo.

Usando uma plataforma de fidelidade, você pode gerenciar facilmente os membros do programa, acessar seu saldo de pontos, categorias de clientes VIP e histórico de recompensas. A Donuz permite que envie comunicações de forma automática, você faça alterações em seu programa, gerencie seus membros e veja informações acionáveis ​​do programa, tudo em só um local.

Com a percepção que você obtém das métricas do seu programa de fidelidade, você pode fazer mudanças impactantes que garantirão a satisfação de seus clientes e beneficiarão sua marca.

Conquiste novos clientes e mantenha os atuais

Existem muitas maneiras de recompensar seus clientes através de seu programa de fidelidade, e uma delas é através das indicações. Isso é ainda mais essencial para negócios que estão começando, pois isso pode aumentar a velocidade do seu crescimento se seus primeiros clientes indicarem outros. 

As indicações são muito valiosas porque recompensam o cliente que já é fiel à sua marca e proporcionam ao novo cliente uma ótima primeira experiência, tornando-se uma maneira bem-sucedida de criar confiança com sua marca. Os clientes indicados para sua empresa têm até 5x mais chances de fazer uma compra do que os clientes que não foram, já que 84% dos consumidores confiam nas recomendações de outras pessoas em relação a qualquer outra ação de marketing.

Com a Donuz, você pode acompanhar análises de referência em tempo real as indicações feitas pelos clientes. Isso lhe dará uma compreensão de quão bem-sucedido é o seu programa ou se você precisa fazer alterações.

Aproveite seu programa de fidelidade para obter o máximo de benefícios! As indicações são apenas um método de obter insights e crescimento orgânico por meio de seu programa de fidelidade.

Recompensar seus clientes alavanca o seu negócio

Recompensar seus primeiros clientes imediatamente é a maneira perfeita de alavancar um relacionamento harmonioso entre consumidor e empresa, começar a construir sua marca de forma sustentável, ficar alinhado com sua concorrência, entender melhor seus clientes e fazer seu negócio crescer organicamente por meio da comunidade da sua marca.

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