Nos dias de hoje é muito fácil criar uma loja online, mas com isso existe muita concorrência pois muitas pessoas estão vendendo as mesmas coisas. Então, como se diferenciar?
Crie uma comunidade conquistando clientes e seguidores fiéis. Este artigo será um mini-guia para te mostrar como criar fidelidade utilizando prova social.
Antes de tudo vamos dar um passo para trás e seguir a lógica de construir um público fiel, ou seja, criar uma comunidade de marca.Você não pode construir uma comunidade forte sem demonstrar os valores da sua marca.
A melhor maneira de construir uma marca é dar às pessoas uma razão para acreditar em você e em sua autenticidade. A maneira mais fácil de fazer isso é com prova social. Você pode demonstrar os valores da sua marca mostrando aos clientes futuros o quanto seus clientes anteriores estão felizes.
Mas como fazer isso? A melhor maneira de mostrar prova social em seu site é utilizar 2 ferramentas simples:
1. Avaliações e depoimentos de clientes
Muitas pessoas pensam que as avaliações e os depoimentos são coisas iguais, mas não são. Vamos ver a diferença e como conquista-los:
Avaliações
As avaliações são o tipo mais comum de prova social. Ter essas avaliações em seu site permite que novos clientes vejam que sua empresa é real, além de ver a experiência que outras pessoas tiveram com seus produtos e serviços.
Uma maneira eficaz de usar as avaliações dos clientes é permitir que eles mesmo publiquem fotos deles ou do seu produto em uma situação real e natural. As avaliações podem dar aos clientes mais confiança ao comprar em um site onde eles não conseguem ver o produto pessoalmente.
Como receber as avaliações de clientes?
Para incentivar os clientes a fazer avaliações, o melhor método é criar um programa de fidelidade que os recompense por isso.
Como recompensa, você pode dar pontos a um cliente para a próxima compra ou oferecer um mimo ou desconto. De qualquer forma, você deseja incentivar avaliações honestas no auge da empolgação para seus clientes. Isso geralmente é quando eles recebem seu produto!
Uma coisa importante a ser lembrada é garantir que você dê aos avaliadores que anexam uma foto com sua avaliação melhores vantagens ou mais pontos.
Depoimentos
Depoimentos são como resenhas, mas são versões selecionadas de resenhas. Você quer ter certeza de que está pedindo depoimentos aos seus melhores clientes e exibindo-os em seu site.
Se você não sabe a quem pedir depoimentos, ou como pedir um, aqui está um guia e um script simples que você pode usar.
A quem pedir um depoimento?
Identifique os clientes com o maior número de pedidos para ter uma ideia de quem mais ama sua marca e seu produto.
Você pode fornecer a esses clientes um incentivo para fornecer um depoimento. Mas, na maioria das vezes, os seus melhores clientes gostam de você e estão dispostos a ajudar sua empresa gratuitamente.
O que dizer para receber um depoimento?
Certifique-se de que, ao procurar depoimentos, esteja sendo autêntico. Dependendo do seu negócio, você pode querer se encontrar pessoalmente e obter um depoimento em vídeo ou gravar uma reunião online, mas aqui está um script que você pode usar para entrar em contato com os clientes para começar:
Olá [nome do cliente], tudo bem?
Espero que sim.
Ficamos muito felizes com todos os negócios que você fez conosco nos últimos meses e esperamos que esteja tendo uma ótima experiência até agora.
Estamos entrando em contato para ver se você pode nos fornecer um depoimento.
Você é um dos nossos melhores clientes, e um depoimento seu nos ajudaria a expandir nossos negócios, e seríamos muito gratos por isso.
Tenho algumas perguntas por escrito em um formulário do Google [link] que você pode responder ou podemos agendar uma ligação na próxima semana, basta verificar o melhor dia e horário no nosso link de agendamento: [link]
Estamos ansiosos para te ouvir!
[assinatura]
Quais perguntas fazer ao solicitar um depoimento?
Você quer ter certeza de que as perguntas que você faz aos seus clientes refletem o que você quer transmitir em seu site.
Exemplos amplos para qualquer negócio:
- Como você descreveria nossos produtos para um amigo?
- Você daria nosso produto de presente para alguém, por que sim ou por que não?
- Qual foi a melhor parte de comprar nosso produto?
- Quais são os três principais benefícios de [seu produto]?
- Você recomendaria este produto? Se sim, por quê? Se não, por quê?
Depois de obter essas informações, adicione o depoimento dele à sua primeira página e compartilhe nas redes sociais!
Como isso cria fidelidade?
Apresentar e promover seus melhores clientes os torna mais propensos a voltar pois eles se sentem apreciados. E da próxima vez que você entrar em contato com outros clientes que ainda não deram depoimentos e avaliações, é mais provável que eles forneçam uma esperança de serem apresentados também!
2. Conteúdos geradas pelo usuário
Os conteúdos gerados pelo usuário são uma ótima maneira de fidelizar. Usar as imagens públicas pelos clientes em seu site ou nas redes sociais mostra a outros clientes que outras pessoas usam seus produtos e aprovam!
Como você obtém conteúdo gerado pelo usuário?
Você pode começar criando uma hashtag para sua marca (uma tag única, não usada por mais ninguém) e incentivar seus clientes a compartilhar fotos de seus produtos com essa tag.
Fazer isso é uma ótima maneira de fazer com que as pessoas se sintam apreciadas quando compram seu produto e compartilham seus recursos com seus amigos.
Incentive os cliente a tirem uma foto do produto e publicarem
Todo mundo fica animado quando recebe um pedido que estava esperando, e esse é um ótimo momento para pedir que o cliente tire uma foto. As fotos mostram as emoções ligadas à sua marca e podem inspirar outras pessoas a comprarem da sua marca, pois elas iram desejar a mesma emoção da entrega do pedido.
Para motivar o cliente a tirar uma foto do pedido e publicar você pode fazer cartões para serem enviados com o pedido que dizem algo como:
“Muito obrigado pela sua compra, que tal tirar uma com o seu pedido e publicar nas suas redes sociais nos marcando? Nós lhe enviaremos um mimo grátis para seu endereço.”
Você pode enviar um mimo para o cliente que fotografar e te marcar ou beneficiá-lo com pontos no programa de fidelidade. Assim, você conquistará rapidamente seguidores leais online, apresentando seus clientes em seu site e nas redes sociais. Fazer isso fortalecerá a comunidade da sua marca e gerará mais vendas ao longo do tempo!
Seus clientes mais valiosos são os que você já tem!
A chave para ter um e-commerce de sucesso é ter conteúdo persuasivo e relevante. A chave para garantir que seu conteúdo seja persuasivo é ter alguma compreensão de como as pessoas pensam. Eles querem se sentir apreciados e parte de uma comunidade!
A prova social é um dos fatores mais significativos para ajudar a moldar as decisões que tomamos. É uma das partes mais importantes de como os clientes fazem a sua escolha de investir o seu dinheiro.
Portanto, certifique-se de aproveitar ao máximo os benefícios da prova social em seu e-commerce e fidelizá-lo!