Uma das maneiras testadas e comprovadas de atrair clientes, fazê-los se apaixonar por sua marca e fazê-los voltar é com a ajuda de um programa de fidelidade. Mas o que é exatamente um programa de fidelidade?
Neste artigo, abordaremos a definição, os benefícios e os tipos de programas de fidelidade. Vamos lá.
Como funciona um programa de fidelidade?
Um programa de fidelidade é uma ferramenta que recompensa os clientes que interagem com a sua marca. Os programas de fidelidade permitem que as marcas ofereçam recompensas, descontos ou outros incentivos como forma de adquirir, envolver e reter clientes. É uma estratégia de retenção de clientes que incentiva com sucesso os clientes a comprar e apoiar seus negócios em relação aos concorrentes. O único propósito de um programa de fidelidade é transformar clientes ocasionais em recorrentes e torná-los fieis.
Em uma escala mais ampla, o marketing de fidelidade é a abordagem de marketing que envolve a retenção de clientes existentes por meio de incentivos que os mantêm engajados. Embora os programas de fidelidade sejam sempre um exemplo de marketing de fidelidade, eles não são a única forma. O marketing de fidelidade inclui muitas atividades, como comunidades de marca ou marketing de valor agregado.
Os programas de fidelidade funcionam com base no “benefício mútuo”, onde tanto a marca quanto o cliente ganham. Os clientes podem ganhar recompensas e as marcas se beneficiam por meio das maneiras pelas quais os clientes ganham pontos.
A maneira mais óbvia de ganhar pontos é por compra, mas existem outras ações para ganhar pontos como indicar amigos, interagir nas redes sociais, responder uma pesquisa ou deixar um avaliação como prova social. De qualquer maneira todas essas ações afetam positivamente a marca.
Benefícios de um programa de fidelidade
Existem muitos benefícios do marketing de retenção e os programas de fidelidade são uma ótima ferramenta para aumentar a retenção de clientes, construir comunidades e relacionamentos fortes com seus clientes.
Mas programas de fidelidade eficazes também economizam tempo, esforço e dinheiro a longo prazo. Isso ocorre porque, eles são uma ferramenta de retenção de clientes e os clientes recorrentes são mais lucrativos do que os clientes únicos.
Depois que os clientes fazem 3 compras, há 54% de chance de que comprem outra vez. É por isso que os programas de fidelidade que incentivam os clientes a retornar são um investimento sábio. Os clientes recorrentes também têm um valor médio de pedido mais alto, com seus 10% principais de clientes fiéis gastando 3 vezes mais por pedido do que o restante de seus clientes.
Os programas de fidelidade são ótimos para reter clientes e os incentivam a investir ainda mais em sua marca e compartilhá-la com outras pessoas.
Tipos de programas de fidelidade
Existem vários tipos de programas de fidelidade e quando você está começando com o marketing de retenção, é importante saber quais são os certos para você.
Programas de indicação
Os programas de indicação recompensam os clientes por compartilharem à marca em suas redes gerando indicações. Esses são links exclusivos que os clientes existentes podem compartilhar com outros potenciais clientes.
Nos programas de indicação, tanto a pessoa que indica quanto a que recebe a indicação são recompensados. Todos saem ganham. As melhores recompensas por indicação são pontos extras no programa, descontos ou qualquer outra coisa que seus clientes valorizem.
Os programas de indicação funcionam muito bem para produtos que exigem uma confiança adicional. Por exemplo, a maioria dos donos de animais de estimação querem garantir que estão comprando os melhores produtos para seus pets. É por isso que a indicação de amigos funcionam tão bem nesse setor. Mas muitos outros setores também podem aproveitar essa estrategia.
Programas de pontos
Os programas de pontos são onde os clientes ganham algum tipo de moeda, conhecida como pontos, ao longo do tempo através de diversas ações e trocam esses pontos por recompensas.
Esses tipos de programas criam fidelidade e aumentam as compras repetidas, pois os clientes precisam retornar e fazer outra compra para ganhar mais pontos e resgatá-los.
Os clientes começam se cadastrando no programa, muita das vezes ganham pontos pelo cadastro. Em seguida, você envolve os clientes oferecendo outras maneiras de ganhar pontos, como análises de produtos, acompanhamento e ações nas redes sociais e até mesmo comemorando um aniversário. Por fim, os clientes podem resgatar seus pontos por recompensas que você escolher, como descontos, produtos do seu estabelecimento e muitos outros.
Crie um programa de pontos criativo e motivador. Faça um jogo de palavras com o nome do programa de recompensas, torne o memorável.
Sobre o ganho e resgate de pontos, ofereça várias maneiras de ganhar pontos. Ofereça produtos, giftscards e descontos percentuais para atender a diferentes preferências.
Programas VIP
Através de um programa VIP você cria diferentes níveis que recompensam seus principais clientes com melhores recompensas e exclusividade. Esta é uma ótima maneira de motivar seus clientes a se envolverem ainda mais.
Os clientes se inscrevem no programa porque estão ansiosos para comprar novamente com a promessa de benefícios e status VIP. Os compradores permanecem engajados quando as marcas aumentam continuamente suas recompensas e desbloqueiam novos incentivos à medida que você compra mais.
Os programas VIP funcionam muito bem, principalmente para marcas de luxo, onde os clientes valorizam exclusividade e status. Mas, em qualquer setor, a gamificação aliada aos programas de fidelidade em camadas é motivador, pois os clientes monitoram seu progresso para evoluir de nível.
Outra maneira de tornar seu programa VIP é oferecer recompensas em experiência para níveis mais altos. Isso pode incluir eventos virtuais ou presenciais, acesso antecipado a novos produtos e muito mais.
Após decidir implementar um programa de fidelidade para sua marca, confira os planos e a plataforma da Donuz, nossa equipe te ajudará na criação desse projeto. Entre em contato conosco.