Por que sempre agradecer os clientes?

Talvez você se pergunte o que fazer para mostrar a seus clientes a sua gratidão pela fidelidade contínua deles. Afinal, sem seus clientes o seu negócio não existe.

Nesse artigo nos vamos direto ao ponto para entender quais são os motivos pelos quais você deve agradecer aos seus clientes e como fazer isso de maneiras menos óbvias indo além do simples “obrigado” geralmente já muito utilizado no dia a dia.

Motivos para agradecer os clientes

Seus clientes querem se sentir valorizados

Ninguém gosta de estar em um relacionamento onde se é o único que compromete seu tempo e atenção para manter aquele relacionamento. Quando você está sempre dando e nunca recebendo, é fácil se sentir desvalorizado.

Quando os clientes estão comprometidos com a comunidade da sua marca, eles querem sentir que você se importa com eles como indivíduos. Este é um dos maiores fatores que contribuem para um cliente optar por comprar com outra marca.

Embora você possa supor que a maioria dos clientes opta por comprar com seus concorrentes por conta dos preços ou dos produtos, uma pesquisa mostra que apenas 9% dos clientes saem por causa do que um concorrente está oferecendo, enquanto 60% das empresas perderam um cliente porque eles sentem que a empresa é indiferente a eles. Com isso, vemos que os clientes esperam um pouco de gratidão em troca de seus negócios.

Para evitar perdê-los, a coisa mais simples que você pode fazer para que eles se sintam valorizados é agradecê-lo continuamente pela fidelidade deles. Através de comunicações por e-mail, mensagens de texto e notas manuscritas, você pode lembrá-los que está os vendo e aprecia cada compra feita por eles.

Você ficará feliz por ter feito isso e poderá até criar alguns defensores da marca nesse processo!

Agradecer aos clientes tem benefícios financeiros

Se fazer seus clientes se sentirem valorizados não for motivação suficiente para agradecê-los, talvez o fato da gratidão ter benefícios financeiros seja!

Os clientes estão dispostos a pagar mais para receberem uma experiência melhor, o que significa que gerar uma boa experiência e demonstrar gratidão tem o potencial de aumentar os seus lucros.

Os clientes desejam uma experiência pessoal e emocionalmente motivada. Como resultado, a construção de uma experiência personalizada leva a uma melhor experiência do cliente, pela qual os clientes estão dispostos a pagar mais.

Quando você reconhece cada um de seus clientes individualmente por serem membros engajados da comunidade da sua marca, você demonstra o desejo de conhecê-los e continuar construindo esse relacionamento. Essa atenção pessoal ajuda a atrair clientes para sua marca, sendo assim fazer um “agradecimento” sincero deve ser um componente-chave do seu modelo de negócios.

Como começar a agradecer seus clientes?

Agora que você sabe a importância de agradecer os clientes, é hora de começar a fazer isso! Existem infinitas maneiras de agradecer aos seus clientes, o importante é encontrar a maneira que faça mais sentido para o seu negócio e para os seus clientes.

Separamos 5 maneiras simples para começar a agradecer seus clientes.

1. Envie uma nota de agradecimento em cada pedido

Essa estratégia é extremamente simples, mas muito eficaz. Quer você agradeça aos seus clientes nas redes sociais ou com uma nota manuscrita dentro da embalagem, você pode alegrar o dia deles reconhecendo seus negócios sempre que fizerem um novo pedido.

Além de fazer seus clientes sorrirem, isso também ajudará a diferenciar sua empresa. A maioria das empresas envia apenas o produto. Ao incluir uma mensagem pessoal e carinhosa agradecendo pela compra você transforma toda a experiência em uma oportunidade de fortalecer seu relacionamento com o cliente.

2. Gere conteúdos de valor

O marketing de valor agregado é extremamente poderoso para ajudar a melhorar a experiência do cliente. Fornece valor extra para seus clientes, além de gerar valor para quem ainda não é um cliente! 

Para começar, você pode fornecer aos clientes uma central de ajuda e aprendizado onde eles podem aumentar seu conhecimento sobre seu produto ou área de atuação.

Esse conteúdo adicional atua como proposta de valor que melhora a experiência do cliente e posiciona sua marca como especialista do setor. Essas considerações demonstram seu compromisso em ajudar os clientes a obter o máximo de sua marca sem custo adicional.

3. Pense no indivíduo e no grupo

Você precisa começar a pensar em seus clientes como indivíduos que pertencem à sua comunidade de marca maior.

Para começar a personalização, você pode abordar os clientes pelo nome em seus e-mails de marketing, ou até mesmo agradecê-los por mais um ano de negócios todos os anos em seu aniversário.

Não importa como você escolha fazer isso, abordar cada cliente como um indivíduo é o lugar perfeito para começar a agradecer em um nível mais profundo e significativo.

4. Envie uma carta manuscrita

Em um mundo movido por tantos cliques, receber uma carta escrita a mão é algo emocionante. Há algo de especial em saber que alguém dedicou um tempo para escrever algo para você. Isso ajuda muito em um mundo tão automatizado do qual vivemos e ajudará você a se distinguir ainda mais da concorrência.

O cliente que recebeu uma carta a mão certamente se lembrará disso por muito tempo, e você pode apostar que na próxima vez que precisar do produto ou serviço que a sua empresa oferece, imediatamente se lembrará da sua marca!

5. Faça um evento de agradecimento

Nada é tão impactante quanto um agradecimento face a face. Mesmo que possa parecer difícil se você possui muitas lojas espalhadas pelo Brasil ou pelo mundo, é possível realizar esse tipo de evento! Você pode agradecer seus clientes em uma escala muito menor sem diminuir o impacto da sua gratidão.

Você pode convidá-los para participar de um webinar ou podcast e pode deixar tudo ainda melhor convidando uma celebridade ou influenciador para estar presente nesse evento e se relacionar com os seus clientes. Essa é uma ótima maneira de minimizar as despesas e proporcionar uma experiência incrível para os seus clientes.

Se você tiver os recursos para realizar um evento presencial de agradecimento, realize! Convidar seus clientes para passar um tempo com outros membros da sua comunidade é uma ótima maneira de fazê-los se sentirem especiais e apreciados, especialmente se receberem algo extra. Um presente, um encontro especial ou um mega desconto, são apenas algumas opções pelas quais você pode transformar uma noite de sexta-feira comum em sua loja em uma noite maravilhosa repleta de valor para seus clientes fiéis.

Simplesmente agradeça

Não se sinta limitado a usar apenas as ideias que sugerimos, pense além, use elas, as adapte e agradeça o seu cliente da forma que fizer mais sentido para vocês.

Pequenos gestos como agradecer podem fidelizar o seu cliente, imagine o que uma combinação de gestos de agradecimento, com outras ações de fidelidade podem fazer pela sua base de clientes! No final das contas, agradecer aos clientes é um grande passo em direção a uma comunidade próspera que manterá seus clientes felizes e voltando sempre para novas compras.

Se você deseja aprender ainda mais sobre fidelização de clientes continue navegando pelo nosso blog ou entre em contato conosco e solicite uma demonstração da nossa ferramenta.

Veja também

Você também pode se interessar por este posts abaixo.

Como Aumentar as Vendas por meio da Fidelização de Clientes

Aumentar as vendas é uma prioridade incontestável no cenário empresarial moderno. Cada negócio, independentemente do seu tamanho ou do setor em que atua, deve continuamente buscar maneiras de impulsionar suas…

Leia mais

Guia Definitivo para Fidelização de Clientes: Estratégias, Dicas e Ferramentas para 2024

No ambiente de negócios atual, caracterizado por uma concorrência acirrada e clientes cada vez mais informados, a fidelização de clientes emerge como um diferencial estratégico crucial para as empresas. Não…

Leia mais

Sistema de Pontos de Fidelidade com Cupom Fiscal

Em um mercado cada vez mais competitivo, manter clientes fiéis e satisfeitos é tanto um desafio quanto uma necessidade para as empresas. Uma estratégia eficaz para atingir esse objetivo é…

Leia mais