Sabendo da importância de investir na retenção e fidelização de seus clientes o Grupo Pão de Açúcar e a Raia Drogasil (RD) lançaram seu novo programa de fidelidade (Stix).
O projeto precisou ser construído a partir do zero, durante 2020, e um dos desafios foi operar de forma remota. O negócio começou com 12 pessoas e hoje tem 50, mas envolveu a participação de cerca de 150 funcionários do GPA, RD e do Itaú, banco que também está na plataforma. “Seguimos com o projeto dentro do prazo, com o lançamento no segundo semestre de 2020. A intenção agora é atrair novas marcas, de ‘pet’ e vestuário para o programa”, diz Eduardo Leonidas, presidente da Stix.
Antes da covid-19, o setor de viagens respondia por 80% dos resgates, e o índice foi quase a zero, abrindo um novo mercado aos programas de fidelidade do varejo. “Esse cenário acabou trazendo para as plataformas um novo cliente, um novo fluxo de pessoas que resgatam os pontos. E isso também leva a um aumento de vendas, porque faz o cliente acessar mais os ‘apps’ e o site”, diz o diretor de marketing da RD, Vitor Bertoncini.
O Grupo Pão de Açúcar já tem um programa de fidelidade desde 2000. Também junta pontos por meio de seus aplicativos Pão de Açúcar Mais e Clube Extra que podem ser trocados por prêmios – além dos selinhos. A partir de agora, os clientes desses aplicativos passam a juntar pontos Stix, assim como nas compras feitas nas redes Raia e Drogasil. O Grupo Pão de Açúcar também atua com 122 drogarias, mas acredita que a parceria com a RD não aumenta a concorrência, já que o principal negócio do grupo é o varejo alimentar.
A tendência de criar um programa de fidelidade, tem crescido muito desde o início da pandemia, pois com os clientes saindo menos de casa o programa de fidelidade torna-se um canal aberto de comunicação entre a empresa e seus clientes permitindo assim atrai-los para novas compras.
Grandes empresas como o Grupo Pão de Açúcar e Raia e Drogasil, tem grande capacidade de investir milhões de reais para criar um programa e envolver centenas de pessoas no projeto, mas pequenas e médias empresa podem começar utilizando as soluções pré pronta da Donuz e contar com o software mais completo do mercado e uma consultoria exclusiva para criar um programa de fidelidade sob medida.