Com certeza você já ouviu a expressão “menos é mais”, e ela pode ser aplicada em diversas situações, mas não se aplica às recompensas do programa de fidelidade.
As recompensas em um programa de fidelidade são responsáveis por fazer o cliente ver valor no programa. Ao adicionar vários tipos de recompensas, você estará no caminho certo para criar um programa de fidelidade que seus clientes irão se apaixonar.
Leia esse artigo até o fim para descobrir por que mais é sempre mais no que se trata das recompensas do seu programa de fidelidade.
Por que a diversidade de recompensas fortalece o seu programa de fidelidade?
Os clientes encontram mais valor em recompensas diversificadas
É importante que ao criar as recompensas para seu programa de fidelidade você garanta que seus clientes realmente desejam essas recompensas. Na verdade, para que algo seja considerado uma recompensa, é preciso que seja visto com valor pelos seus clientes.
Provavelmente você está pensando que isso é óbvio, mas os clientes começam a valorizar menos suas recompensas apenas por ganhá-las. Isso é explicado pela Lei da Utilidade Marginal Decrescente, que afirma que quanto mais algo (uma recompensa nesse caso) é consumido, menos valioso se torna.
Por exemplo, se o seu programa de fidelidade tem apenas um unico cupom de desconto como recompensa, a primeira vez que um cliente fizer um resgate, ele ficará extremamente empolgado, pois finalmente poderá usar todas as economias e aproveitar os pontos aculados para resgatar aquela recompensa.
Da próxima vez que ele resgatar a recompensa, ainda ficará animado, mas não tanto quanto da primeira vez. E após receber a mesma recompensa algumas vezes, a empolgação diminui e a recompensa perde o valor, deixando de parecer uma grande recompensa.
Oferecer diversas recompensas no seu programa de fidelidade permite que os clientes tomem suas próprias decisões, aproveitando assim tudo o que é mais valioso para eles naquele momento. Como no nosso exemplo se eles desfrutaram muito do cupom de desconto, eles podem resgatar uma outra recompensa como um produto, frete grátis ou qualquer outra recompensa que seu programa ofereça antes que o cupom fique “desinteressante”.
Com as recompensas diversificadas o seu cliente irá preservar o valor de cada uma das recompensas, à medida que uma recompensa começa a perder seu brilho, há muitas outras recompensas prontas para ocupar seu lugar.
Construir um programa de fidelidade com mais recompensas ajuda seus clientes mais engajados a encontrar valor em seu programa continuamente. Os clientes que compram frequentemente são os que mais correm risco de diminuir a percepção de valor das suas recompensas. Adicione mais recompensas incríveis e mantenha seu programa atrativo para que eles se mantenham fiéis.
Diversificar as recompensas permite que mais clientes encontrem valor
Cada um de nós é único, sendo assim, cada um de nós possui motivações diferentes e um bom programa de fidelidade reconhece a diversidade e individualidade de cada um de seus clientes e reflete isso nas recompensas.
Se você adicionar cupons de descontos como recompensas mesmo que alguns de seus clientes valorizem a economia de dinheiro, outros estão procurando recompensas como frete grátis. É importante certificar-se de que seus clientes encontrem valor em suas recompensas.
Disponibilizar diversas recompensas para os seus clientes permite que você atraia grupos de clientes que se encontram no ponto de inflexão e só precisam de mais um bom motivo para investir no seu negócio ou se engajar no seu programa de fidelidade.
Como garantir que suas recompensas diversificadas agreguem valor
Vamos examinar algumas coisas que você precisa fazer à medida que adiciona recompensas diversificadas.
Explique claramente as recompensas do seu programa
Se as recompensas em seu programa forem difíceis de entender, os clientes podem ficar frustrados, levando a um aumento na rotatividade de clientes. Para evitar isso, você precisa deixar claro como suas recompensas funcionam e mostrar o valor delas. Uma descrição bem feita é uma ótima ferramenta para comunicar o funcionamento das suas recompensas.
Adicione recompensas que seus clientes realmente desejam
Parece óbvio, mas pode ser mais fácil apostar na quantidade em vez da qualidade ao adicionar mais recompensas ao seu programa. E isso pode causar danos ao seu programa de fidelidade.
Como já citamos, é essencial que as recompensas gerem valor para o cliente. Sendo assim, adicionar mais recompensas não ajudará em seu programa de fidelidade se elas não forem valiosas para os seus clientes.
Variar é essencial
Recompensas variadas podem trazer uma grande melhoria para o seu programa de fidelidade, ajudando os clientes a encontrar mais valor. Então entenda os desejos dos seus clientes e disponibilize o que mais atrai eles. Existem muitas opções disponíveis como descontos, frete grátis, produtos e experiências. Apenas certifique-se de deixar tudo claro para os seus clientes e mantê-los atualizados de qualquer mudança ou novidade.