Natal: 5 dicas para sua marca se preparar para essa data

Não é novidade que o Natal é uma comemoração que movimenta muito o comércio no mundo todo. Mas, de alguns anos para cá, vem ganhando ainda mais destaque ainda mais nos e-commerces.

Segundo os dados da Neotrust/Compre&Confie divulgados no Valor Econômico, em 2020 o e-commerce faturou R$21,8 bilhões entre 15 de novembro e 24 de dezembro, o que representou um crescimento de 55% em comparação ao ano anterior. 

Nesse caso, podemos ver que a análise também contempla a Black Friday, uma data também muito movimentada e aproveitada por muitos consumidores por conta dos grandes descontos, onde muitos compram os presentes natalinos com antecedência. 

As expectativas para o Natal desse ano são altas, como sempre. Por isso, criar uma campanha de Natal eficiente, além de conhecer estratégias para vender mais no natal, pode ajudar a alavancar os resultados do seu negócio nesse período.

O consumidor pós-pandemia

Apesar da retomada do comércio como conhecemos pré-pandemia, não podemos desconsiderar os novos hábitos adquiridos pelo consumidor ao longo dos últimos anos.

O consumidor pós-pandemia está conectado o tempo todo a diversos canais e é mais exigente ao investir tempo e dinheiro. Ele valoriza marcas humanas e deseja um atendido atencioso e ágil. 

O ponto de partida para formular sua estratégia de marketing e vendas no Natal, é estar onde o cliente está e oferecer o que ele deseja comprar com precisão e qualidade.

Confira as 5 dicas que separamos para que sua marca se prepare para as oportunidades dessa data e tenha muito sucesso!

5 dicas para sua marca se preparar para o natal

1. Planejamento

Organize com antecedência todos os pontos de compra e venda como formas de pagamento, canais de venda, atendimento, estoque, logística, ambientação da loja física e ações nas redes sociais. 

Todos esses aspectos devem estar muito bem definidos para evitar que não dificulte a operação. Antecipe-se às possíveis problemas que possam surgir e tenha em mente a solução para eles, inclusive as que não dependem de você, como atraso nas entregas por terceiros. 

2. Produto

Lembre-se que o consumidor está mais seletivo em relação a seus gastos. Observe as tendências do mercado em que sua marca está inserida para fazer a curadoria de produtos que serão oferecidos no Natal. 

Explore a funcionalidade dos produtos da sua marca em conteúdos interativos nas redes sociais. Considere que é período de férias escolares, verão e ano novo, aproveite a sazonalidade para selecioná-los. Não se esqueça dos “amigos secretos”. Sempre é indicado criar uma categoria de presentes acessíveis para auxiliar o cliente nessa escolha.

Além disso, você pode criar conteúdos no blog ou nas redes sociais para seus consumidores os ajudando a comprar presentes para namorado(a), mãe, pai, filhos e sobrinhos.

3. Personalização

Segmente suas campanhas, mostre ao cliente que você sabe com quem está falando. Esse é o momento de estudar o seu CRM e a base que sua marca construiu ao longo do ano, dividindo em grupos os perfis de consumidores.

Utilize a análise RFM como referência para facilitar esse estudo e conferir eficiência à estratégia de segmentação.

4. E-commerce x Loja física

Aposte em experiências tangíveis na sua loja física. Pense que o papel desse ambiente mudou. Estratégias de marketing sensorial ou até mesmo a realização de pequenos eventos para uma parcela de clientes específica podem ser boas estratégias para levar o cliente à loja física.

De toda forma, os dois canais devem agir de forma integrada, priorizando a entrega de uma boa experiência ao cliente. Facilite operações como a troca de peças ou serviço de SAC. Independente da variedade de canais disponíveis, a jornada do consumidor é uma só!

5. Experiência do cliente

No fim das contas, todo esse esforço tem o objetivo de gerar uma experiência incrível para o seu cliente, de forma que ele retorne e indique sua marca para outras pessoas.

A satisfação do cliente não estará apenas no produto ou no atendimento, mas na experiência de ponta a ponta com a sua marca.

A importância do Natal para o mercado brasileiro

Todos os anos é comum que na penúltima semana de dezembro observamos os shoppings e centros lotados de pessoas comprando presentes de Natal de última hora. Com isso, nos temos dois indicativos:

O primeiro mostra como essa data movimenta o mercado. Os estabelecimentos lotados representam a importância do período natalino para o comércio. E, embora sejam gravadas em lojas físicas, espelham um pouco do que ocorre também no mundo virtual.

O segundo é que é incrível como muitas pessoas deixam para fazer compras na última hora, ainda que saibam que o Natal chegará em breve e que enfrentarão as mesmas filas de todos os anos. Quem trabalha com e-commerce pode oferecer uma alternativa a isso.

Se você tem uma empresa, deixar para se preparar na última hora significa não aproveitar a melhor data comemorativa do ano para o comércio brasileiro. Se você ainda não está pensando em como vender mais no Natal, está na hora de dar os primeiros passos e traçar sua estratégia.

O Natal é para todos

Diferente de outras comemorações como o Dia das Crianças e Dia dos Namorados, o natal é uma data muito mais ampla, todos compram e ganham presentes!

Sendo assim, toda empresa pode vender no Natal. Isso porque a festa se dá não só pelos presentes, mas também tem ceia, decoração, entre outros, o que movimenta diversos mercados, ainda que indiretamente.

Outro ponto que ajuda é o calendário. O Natal coincide com o recebimento do 13º salário, e muitas pessoas usam parte desse benefício para comprar os presentes. É um incentivo a mais que o consumidor tem para presentear quem ama.

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