Estamos todos passando por momentos delicados e agora mais do que nunca a sua relação com os clientes pode salvar o seu negócio, afinal, se os clientes comprarem, não haverá crise.
Como muitas pessoas não estão saindo de casa e muitos negócios estão impedidos de abrir, você precisa ser criativo para levar o seu negócio até o seu cliente fidelizado, pois só os clientes e as vendas vão salvar os negócios desta crise da COVID-19.
Neste momento você não pode ficar passivo esperando os clientes te procurarem. Você precisa olhar para a sua base de clientes e criar ações para gerar interesse neles.
Diante de tanto alarde, é normal que muitos se desesperem e fiquem travados tendo como a primeira reação o corte de despesas, o que é necessário, desde que você não corte a sua fonte de receitas. Cortar fontes de receitas é o mesmo que suicídio neste momento.
Então, o momento é de se concentrar nos seus clientes fidelizados e criar ações para gerar engajamento e faturamento o quanto antes.
Como a maioria das pessoas estão receosas e evitando realizar gastos desnecessários, você vai precisar usar a criatividade para gerar vendas e ser ousado na estratégia para convencer seus clientes de comprar de você.
Segue abaixo 10 ações que você pode colocar em prática:
- Invista no Delivery
Se o seu negócio está impossibilitado de abrir, é hora de investir no delivery. Você pode usar os grandes aplicativos para captar clientes de delivery, mas é essencial que você invista no seu próprio aplicativo de delivery para fazer suas vendas e fidelizar os clientes.
- Ofereça serviços gratuitos
Verifique a ociosidade de sua equipe e pense em como eles podem oferecer algo gratuito para seus clientes, de forma que esta ação venha aumentar o nível de fidelização, gerar novas vendas e indicações.
- Venda serviços online para serem usados no futuro
Crie ofertas para seus clientes comprarem agora com um grande desconto e utilizar nos próximos 12 meses. Assim você gera fluxo de caixa agora e entrega o serviço/produto depois.
- Venda vale presentes online
Crie vale presentes de seus produtos e serviços para serem vendidos online através pela internet para os seus clientes. Os vales podem ser usados no presente ou no futuro.
- Entre em contato com seu cliente
Neste momento tão difícil, você deve entrar em contato com seu cliente e se colocar à disposição dele para ajudá-lo com seus produtos ou serviços. Assim como você, eles também estão passando por momentos difíceis e saber que pode contar com você, pode ser reconfortante.
Ao entrar em contato com seus clientes, você aumenta as chances de gerar novas vendas, afinal, é mais fácil vender para um cliente que já comprou e que te aprecia, do que convencer alguém que ainda não te conhece.
Se você fizer isso, certamente este cliente vai se lembrar de você quando esta crise acabar.
- Estimule doações
Escolha uma instituição que ajude pessoas infectadas pelo vírus e incentive seus clientes a comprarem seus produtos e doarem também oferecendo vantagens exclusivas em seu programa de fidelidade.
- Aumente o valor dos pontos do programa de fidelidade na quarentena
Mostre a seus clientes que você é tão fiel a ele, quanto ele é a você, aumentando a quantidade de pontos que eles vão ganhar durante os próximos meses.
- Facilite o resgate de prêmios
Separe aqueles prêmios que normalmente leva o cliente a comprar outros itens e reduza a quantidade de pontos para resgata-lo. Seus clientes vão utilizar seus produtos com seu saldo de pontos e vão comprar novos itens.
- Ofereça frete grátis ou devoluções
Se o cliente não sai de casa, ofereça a possibilidade de fazer entregas gratuitas e se ele ainda não gostar ofereça devoluções sem custos ou prejuízos. Isso vai aumentar a chance de o cliente comprar de você. Também pode oferecer frete grátis só para os clientes participantes do programa de fidelidade.
- Não deixe o cliente esquecer de você. Comunique-se!
Com as pessoas em casa, aos poucos os hábitos vão mudando e novos fornecedores vão surgindo e, neste momento, você precisa mostrar ao seu cliente como a sua empresa está se posicionando diante da coronavírus e quais vantagens você irá gerar para eles neste momento.
Algumas empresas vão conseguir driblar a crise e vão fazer isso aproveitando as oportunidades para gerar vendas para seus clientes utilizando tecnologias online para facilitar o trabalho e reduzir os custos.
A Donuz é líder em fidelização de clientes no Brasil e possui uma plataforma completa para engajamento, vendas online e fidelização de clientes e as ações sugeridas acima podem ser colocadas em prática com a Donuz.
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Seja você mais um cliente de sucesso!