Motivo de queda nas vendas

Ver as vendas emo faturamento em queda, mercadorias paradas em estoque e todo investimento indo por água abaixo é um dos piores cenários para qualquer gestor, mas será que esta situação está ligada somente a projeções de mercado, crises na economia nacional e fatores gerais?

Às vezes, a resposta para o motivo de queda nas vendas está internamente ou até mesmo ligada a itens básicos, no dia a dia da maioria das empresas.

Abaixo listamos alguns dos principais motivos que levam as vendas a caírem, confira e saiba o que fazer nesses casos.

1. Não se dedicar ao pós venda

Sua empresa vê seus custos aumentando e seus lucros diminuindo?

Talvez você não esteja investindo corretamente em estratégias de pós-venda que tem como objetivo reter e fidelizar os clientes.

Após a primeira compra de um cliente dedique-se a manter um contato ativo com ele, para ajudá-lo em caso de problemas pós-compra, um cliente que tem o seu problema resolvido, volta sempre. Além disso, também você pode encorajá-lo a novas compras ao identificar as necessidades do cliente no contato ativo.

2. Não ter um relacionamento eficiente com o cliente

Como ter um bom pós-venda se não existe eficiência no relacionamento com o cliente?

Manter o relacionamento ativo, e bem estruturado com o seu cliente, pode, ao mesmo tempo, lembrá-lo da sua empresa e agregar valor para a sua marca. Seu cliente te conhecer é essencial.

Assim, na próxima vez que ele precisar do seu produto ou serviço ele não irá se esforçar tanto para encontrar você, nem para saber como comprar da sua empresa.

3. Não medir a satisfação do seu cliente

Com certeza você sabe da importância de medir a satisfação do cliente para manter a melhoria contínua de uma marca.

É ideal que toda empresa tenha um espaço para o seu cliente dar feedbacks positivos e negativos do seu produto ou serviço, além de dar sugestões para melhoria.

Assim, você pode trabalhar constantemente na melhoria do produto e também do atendimento ao seu cliente.

4. Negligenciar a experiência do cliente

Já dizia o ditado: a primeira impressão é a que fica. Por isso, desde o começo, sua empresa precisa priorizar a experiência positiva do cliente. Assim, fica mais fácil criar credibilidade e uma boa reputação com eles.

A experiência do cliente é o fator determinante para sua satisfação ou insatisfação. Para que ela seja completa, positiva e supere as expectativas, é necessário um atendimento bem estruturado que reforce essa experiência do primeiro contato com o cliente até a finalização da compra e no pós-venda.

Neste artigo você conseguiu ver alguns pontos internos e de atendimento que podem estar diretamente ligados nas quedas das vendas da sua empresa.

Para evitar que seu negócio fique parado por conta desses e de outros fatores, siga nossas dicas e conte sua experiência para nós!

Coloque em prática essas dicas com nosso CRM de retenção e fidelização de clientes.

Veja também

Você também pode se interessar por este posts abaixo.

Como Aumentar as Vendas por meio da Fidelização de Clientes

Aumentar as vendas é uma prioridade incontestável no cenário empresarial moderno. Cada negócio, independentemente do seu tamanho ou do setor em que atua, deve continuamente buscar maneiras de impulsionar suas…

Leia mais

Guia Definitivo para Fidelização de Clientes: Estratégias, Dicas e Ferramentas para 2024

No ambiente de negócios atual, caracterizado por uma concorrência acirrada e clientes cada vez mais informados, a fidelização de clientes emerge como um diferencial estratégico crucial para as empresas. Não…

Leia mais

Sistema de Pontos de Fidelidade com Cupom Fiscal

Em um mercado cada vez mais competitivo, manter clientes fiéis e satisfeitos é tanto um desafio quanto uma necessidade para as empresas. Uma estratégia eficaz para atingir esse objetivo é…

Leia mais