Com o aumento da concorrência a cada ano, empresários precisam encontrar saídas com criatividade e jogo de cintura para driblar essa barreira e conseguir estar sempre à frente. Isso é um assunto para qualquer empreendedor, pois ninguém está a salvo desses tubarões.
Nesse sentido, uma das apostas mais claras e que está fazendo com que várias empresas se destaquem, é a fidelização de clientes. Pois quando você consegue fidelizar um cliente, isso impede que ele vá procurar um concorrente quando precisar dos seus produtos ou serviços novamente. É fundamental adquirir a confiança dos seus consumidores e fazer com que eles consigam enxergar reais vantagens em continuar comprando de você.
Mas se você está pensando que o segmento com o qual trabalha não se encaixa com programas de fidelidade, vou lhe mostrar que é possível!
Vou contar um pouco sobre alguns motéis que estão implantando programas de fidelidade online. Em um segmento que requer tanta discrição, muitos se perguntam se isso funcionaria. Mas enquanto alguns tentam achar uma resposta para essa pergunta, os outros que saíram na frente e apostaram em algo diferente já estão começando a colher os frutos.
O 269 Chilli Pepper Single Hotel

Motel Green Park

Já que pertencem ao mesmo dono, o processo ocorreu de forma mais fácil, pois foram necessárias apenas algumas pequenas modificações em relação ao planejamento estratégico feito para o Chilli Pepper.
São programas totalmente independentes, com públicos diferentes e prêmios também distintos, mas que utilizam a mesma estratégia baseada na troca de confiança entre empresa e cliente. A rotina do programa de fidelidade do Green Park é a mesma do Chilli Pepper, em que todo o processo é realizado através do aplicativo Meus Pontos.
Em ambos os casos são oferecidas hospedagens completas como premiação para os clientes que acumularem pontos suficientes através da utilização recorrente dos serviços dos motéis.
Motel Del Rey

É importante aqui deixar claro que o diferencial é colocar como prêmio algo que o cliente não precisará desembolsar nenhum valor para adquirir, pois os descontos já estão saturados no mercado, o famoso guia de motéis já é utilizado pela grande parte das empresas do ramo e isso não é mais suficiente para garantir que o cliente voltará sempre no seu estabelecimento. Pois se amanhã seu concorrente lhe oferecer um desconto maior, a chance é grande de você ser trocado.
Antes de implantar o programa online, o Motel Del Rey já utilizava cartão fidelidade de papel, mas sempre acontecia de o cliente esquecer de levá-lo e acabava ganhando o carimbo assim mesmo pois os colaboradores do motel tinham que confiar na fala do cliente de que ele já foi lá outras vezes. Esse acontecimento pode gerar alguns prejuízos para o estabelecimento, visto que nem todos os clientes são totalmente honestos e acabam ganhando prêmios que não condizem com sua real recorrência.
O programa online impede esse tipo de problema, pois o cliente terá seu CPF cadastrado no banco de dados e vinculado à sua pontuação. Nesse caso, toda vez que ele for ao Motel Del Rey, é só informar seu número de CPF que o resto é controlado automaticamente.
Outro ponto em que o banco de dados ajudou o Motel Del Rey, é que como o cadastro no programa requer a data de nascimento, ficou mais fácil identificar menores que tentam burlar as leis para utilizar seus serviços. O que evita uma enorme dor de cabeça para o empresário.
Motel Le Baron

As soluções para eles não são diferentes das citadas anteriormente, mas é mais um caso a ser mostrado que já está em funcionamento. Clique aqui e confira como ficou o site deles.
A Donuz busca criar uma solução personalizada para cada empresa e para o Motel Le Baron não foi diferente. Lá os clientes ganham pontos no cadastro, quando indicam outros clientes e quando compartilham nas redes sociais, tudo isso de forma automatizada pela plataforma Donuz.
Essas são estratégias que aumentam a interação do cliente e fazem com que ele se sinta mais próximo do estabelecimento, aumentando também a chance desse cliente voltar sempre.
Outros benefícios de ser um cliente VIP
Além de todos as soluções já citadas, através de um programa de fidelidade é possível ainda oferecer vantagens diferentes para clientes em níveis de fidelização distintos. Pode-se categorizar o seu banco de dados, separando os clientes em Ouro, Prata e Bronze por exemplo (esses nomes das categorias são totalmente personalizáveis, assim é possível soltar a imaginação na hora de criá-las). Essas categorias incentivam os clientes a frequentarem mais o local, pois quanto mais alto o nível de fidelização, melhor serão os prêmios possíveis de serem resgatados.
Também é possível enviar e-mails com promoções sazonais, informações de pontuação do cliente e ainda lembrá-lo quando já for possível resgatar um prêmio.
Enfim, são várias as possibilidades de personalização do programa de fidelidade e com certeza é possível encontrar uma solução para o seu negócio.
Ainda não acredita? Faça um teste!
Entre em contato com os especialistas da Donuz e veja as soluções que eles oferecem para você.