O Instagram se tornou um verbo, um adjetivo e com certeza bem mais do que um simples aplicativo de compartilhamento de fotos. O alcance do Instagram é amplo para as empresas aumentarem sua presença social.
Seja a sua marca já estabelecida ou nova, o potencial de construir seguidores leais na plataforma é um começo fácil, onde 90% dos usuários já seguem uma marca.
Em primeiro lugar, os programas de fidelidade falham devido à forma como são configurados. Eles não são otimizados para o crescimento, não atendem aos clientes e, na maioria das vezes, as empresas falham em promover seus programas.
Você não pode ter sucesso se nunca falar para às pessoas que tem um programa de fidelidade. O Instagram é uma plataforma poderosa para todos os tipos de negócios e existem várias maneiras de promover seu programa de fidelidade nessa rede e ter sucesso.
Carrosséis engajam
Para se destacar, você precisa criar conteúdo criativo e que fale com seus clientes. Um relatório de 2021 identificou que as taxas de engajamento do Instagram caíram 25% em todas as contas, sendo agora 0,98%. Não deixe que essa estatística o afaste da plataforma ou sinta que perdeu os dias dourados do Instagram. Essa rede social ainda tem a maior taxa de engajamento entre qualquer uma das plataformas estabelecidas.
Os carrosséis do Instagram têm a maior forma de engajamento entre os recursos da plataforma. É ainda mais poderoso para pequenas empresas, com contas com menos de 5.000 seguidores com uma taxa de engajamento de 8,01% por impressão. Esse é um recurso perfeito para pequenas empresas que estão tentando promover seus programas de fidelidade e produtos.
Use o carrossel para destacar como os usuários podem economizar dinheiro em seus pedidos por meio de indicações, ações e adesão à sua lista de e-mail.
Sincronize seu catálogo de produtos no Instagram Shopping
O Instagram cresceu para incluir mais do que fotos com isso vieram os Stories, Reels e agora seu recurso de compras. O Instagram é a plataforma perfeita para apresentar produtos a novos consumidores. De acordo com o Sprout Social, “70% dos compradores procuram o Instagram para sua próxima compra”. Por meio do recurso de compras, você pode permitir que os consumidores comprem os produtos marcados em sua foto ou vídeo.
Se você tem um e-commerce facilite para os clientes fazerem as compras no Instagram, sincronizando seu catálogo de produtos.
Para promover seu programa de fidelidade com esse recurso, vincule um produto e explique na legenda quantos pontos se pode ganhar nessa compra.
Crie postagens com um CTA
Você deve ter ouvido muitos usuários e criadores de conteúdos pedindo ao Instagram para parar de implementar mudanças para ser como o TikTok. A campanha “faça Instagram, Instagram de novo”, mostro a insatisfação dos usuários com a plataforma.
Os criadores e o Instagram concordam que a chave para o sucesso no Instagram é o conteúdo criativo. Postagens estáticas ainda funcionam, você só precisa ser criativo.
Impulsione o engajamento e promova seu programa de fidelidade com um bom call to action nas legendas de suas postagens. Direcione tráfego para seu programa de fidelidade. Uma postagem estática explica passo a passo como os usuários podem ganhar pontos no programa.
Os usuários podem ganhar sua primeira recompensa em suas postagens no Instagram. Isso é um apelo eficaz que dá aos usuários um primeiro passo para obter uma recompensa.
Conte uma história
O storytelling é poderoso e a base para manter seu público engajado. Isso torna o Reels um ótimo recurso no Instagram para experimentar a narrativa por meio de tendências existentes e novas e conteúdo de vídeo de formato longo.
Vejas as dicas de Reels dadas diretamente pelo Instagram.
- Nenhuma marca d’água em seu conteúdo. Ou seja, se você estiver redirecionando conteúdo do TikTok ou de outras plataformas, verifique se não há marca d’água de outro aplicativo no vídeo.
- Concentre-se na narrativa, as melhores têm começo, meio e fim.
- Surpreenda. Planeje uma grande revelação, adicione uma piada ou termine com uma reviravolta na história. Mesmo algo tão pequeno quanto uma transição interessante pode fazer as pessoas assistirem mais de uma vez.
- Garanta que seu conteúdo seja vertical em uma proporção de 9:16 e imersivo em qualquer plataforma, especialmente em dispositivos móveis.
Programas de fidelidade bem-sucedidos já usam o Reels para orientar seus clientes a como eles podem ganhar recompensas enquanto fazem anúncios e conteúdo criativos.
Caso a sua empresa ainda não tenha uma conta no Instagram, após criar, inicie com um Reels para criar um anúncio e buzz em torno de seu lançamento. Se certifique de ser um conteúdo criativo e apresentável, que agregue valor aos seus clientes. Invista em tendências que se encaixam bem em sua marca.
O Reels também pode ser usado para fornecer informações valiosas sobre o programa de fidelidade, orientando seus clientes com um passo a passo de como se inscrever no programa, ganhar pontos e resgatar recompensas. Isso oferece valor.
Invista nos stories e destaques
O Storie é outro recurso que pode trazer ainda mais engajamento ao seu negócio. E se você ainda não faz uso dele, nunca é tarde demais para começar a postar nos Stories. Segundo os insights, 75% das postagens da marca são imagens únicas, portanto, as marcas que usam vídeos e outros recursos no Instagram podem pensar nisso como estando à frente do jogo.
Os Stories devem ser divertidos e envolventes e fazer com que o público sinta que está aprendendo algo novo sobre uma marca. Marcas de sucesso mostram o dia-a-dia, bastidores e conteúdo do momento.
Use essa opção para orientar os usuários sobre como usar seu programa de fidelidade. Grave a tela e oriente os clientes sobre como ganhar pontos, se cadastrar e etc.
Use botões de chamada para ação que direcionam os visitantes para seus programas de fidelidade. Permita que os visitantes (retornem e) vejam como seu programa funciona quando seus Stories são salvas como destaque em seu perfil, isso permite que os visitantes explorem sua página e produtos para mais informações, assim que chegarem ao seu Instagram.
Otimize seu perfil
O Instagram é uma vitrine, é onde os visitantes verificam as avaliações e é o local ideal para descobrir uma marca, empresa ou local. Mais pessoas vão para o Instagram e outras redes sociais do que o Google para pesquisar coisas.
Otimize seu perfil do Instagram utilizando práticas de SEO no Instagram. Adicione palavras-chave ao seu perfil e utilize hashtags para que novas pessoas descubram a sua marca. Inclua o horário de funcionamento, como ser contatado e até permitir que os clientes façam um pedido online (através de um link). Postagens e comentários fixados são uma ótima maneira de apresentar aos visitantes o que você é também. Orientando-os a conhecer seu negócio imediatamente.
Deixe a sua página no Instagram bem otimizada com links para sua loja e seu endereço em sua biografia. O cliente tem várias maneiras de entrar em contato com ele e visualize os produtos diretamente no Instagram.
Como promover no Instagram
O Instagram se tornou sinônimo de construção de uma comunidade e se tornou muito mais do que um aplicativo de compartilhamento de fotos. Você não pode ter sucesso se nunca disser às pessoas que tem um programa de fidelidade. Promover seu programa de fidelidade é simples, basta colocar essas ideias em uso.