O objetivo de toda empresa é conquistar cada vez mais clientes, para manter o fluxo de vendas alto e um negócio sempre lucrativo. E a fidelização e a indicação de clientes ajudam nesses pontos.
Toda empresa deseja chegar ao ponto de receber indicações de clientes e se os seus clientes estiverem realmente satisfeitos isso vai acontecer naturalmente e eles podem se tornar grandes indicadores do seu negócio.
Quando eles começam a indicar sua empresa para outros clientes potenciais, você começa a vender mais, pois as pessoas confiam muito mais em pessoas (principalmente as conhecidas) do que em publicidades, sendo assim as conversões relacionadas a indicações são mais relevantes.
Existem muitas formas para estimular a indicação, mas como utilizar este recurso de forma constante e receber muitas indicações?
Nesse artigo, daremos algumas dicas para que você possa otimizar os resultados do seu negócio através da indicação de clientes. Continue lendo para conferir!
Indicação de clientes
Quando um cliente faz uma indicação ele espera que as pessoas indicadas tenham a mesma experiência positiva que ele teve, pois não é só a reputação da sua empresa que está em jogo, mas também o nome dele.
Por isso, todo processo de indicação deve ser feito com muita cautela e atenção, pois essa é uma ferramenta muito valiosa.
O primeiro passo é construir uma relação sólida e de confiança com o cliente, para depois pedir esse “favor”. Mas como citamos anteriormente, se a experiência dele for boa a indicação ocorrerá naturalmente.
Ao criar um programa de indicações, lembre-se que ele deve ser simples para os clientes. Por isso é importante investir em uma boa ferramenta para tornar a experiência do cliente ainda melhor.
Antes de dar início a estratégia de indique & ganhe é importante pensar em alguns pontos:
- Faça uma pesquisa: analise o que seus concorrentes já fizeram e observe empresas que tiveram resultados positivos. Pegue o que é possível ser feito e elimine o que não é interessante.
- Defina um incentivo: pense no que você irá oferecer em troca para quem indicar um novo cliente e membro para seu programa de fidelidade. Pode ser um desconto, um mimo ou até pontos. O importante é motivar o cliente.
- Explique bem o processo: deixe tudo claro, da forma mais simples que puder ao explicar o funcionamento do processo de indique & ganhe e quais são os benefícios.
- Treine os colaboradores: quem trabalha com os clientes precisa entender como funciona essa estratégia. Faça um treinamento com seus colaboradores para alinhar informações e tirar as dúvidas que possam surgir.
- Divulgue: após decidir como o indique & ganhe vai funcionar, divulgue para os clientes. Utilize meios de divulgação, como e-mail, redes sociais, push notification, etc. É importante lembrar que clientes em fases iniciais podem não receber bem o pedido.
- Crie métricas e acompanhe: defina algumas métricas para entender como a indicação de clientes está funcionando. Pode ser o número de usuários cadastrados, vendas, etc.
Como otimizar os resultados do seu negócio com a indicação de clientes
Agora você já sabe os passos básicos para dar início ao indique & ganhe. Vamos ver 5 dicas para otimizar os resultados do seu negócio através da indicação de clientes:
1. Entregue produtos e serviços de qualidade
Essa é uma forma de fidelizar seus clientes, receber indicações, destacar seu produto e alavancar seus resultados. Superar as expectativas dos clientes é sempre o melhor caminho para gerar confiança e credibilidade.
Clientes satisfeitos indicam a empresa para seus amigos e familiares sempre que surge uma oportunidade.
Por isso, é muito importante oferecer serviços de qualidade que se destacam no mercado.
2. Seja atencioso em todos os pontos de contato
Nos dias de hoje o contato mais próximo entre marca e o cliente vem sendo feito através da internet, sendo assim, é muito importante estar presente em diversas redes sociais para estar sempre presente na mente do cliente. Por isso, muitas empresas têm investido em estratégias de atração e engajamento com os clientes nas redes sociais.
Responder comentários e mensagens dos clientes é muito importante, pois faz com que eles sintam-se valorizados, ajuda a fortalecer o vínculo entre marca e cliente e pode levá-los a realizar indicações.
3. Facilite os processos
Ao longo do caminho podem surgir alguns clientes insatisfeitos e isso não é um problema a não ser quando esse cliente encontre empecilhos para resolver o seu problema, assim dificilmente será possível contornar a situação e fidelizar esse cliente.
Empresas que oferecem soluções ágeis, como trocas, reembolsos, promoções e resoluções de problemas, se destacam da concorrência e conseguem indicação de clientes.
Se o cliente identificar que o processo de indicação é complexo, ele pode desistir. Por isso, é preciso que esse processo seja simples.
4. Esteja atento a satisfação do cliente
As pesquisas de satisfação são muito importantes para identificar o quão satisfeito o cliente está com a sua empresa e qual a probabilidade dele realizar uma indicação, a pesquisa NPS faz essa pergunta em uma avaliação de 1 a 10. Essa é a pesquisa mais comum e pode ser comparada com os concorrentes, mas existem outras opções.
Além de usar o programa de fidelidade da Donuz para incentivar a indicação, você também pode usá-lo para realizar pesquisas de satisfação e colher os resultados das pesquisas, já imaginou ter várias ferramentas em uma só?
5. Tenha um processo de pós-vendas qualificado
O pós-venda é extremamente importante para fidelizar clientes e obter a indicação deles. As empresas que investem em um bom pós-vendas, se destacam dos concorrentes.
Se você implantar um programa de indicação, juntamente com um programa de fidelização seus resultados serão muito melhores e o processo será muito mais simples tendo uma equipe especializada como a da Donuz, entre em contato e conheça a nossa solução.