20 frases de Peter Drucker para alavancar seu negócio

Além de pai da Administração como a conhecemos hoje, Peter Drucker teve uma carreira sólida como especialista em negócios. As suas ideias aparentemente simples, mas muito provocadoras, geraram uma revolução na maneira de pensar a gestão de negócios e estão em 39 livros. Diante disso, as frases de Peter Drucker ficaram eternizadas e até hoje inspiram as novas gerações de empreendedores.

Entre suas ideias, sempre afirmou que a empresa que conseguisse vender o serviço ou produto certo para o cliente certo, com um preço adequado e uma distribuição correta no momento oportuno, poderia realizar vendas automáticas, sem qualquer esforço, já que estes são itens básicos para qualquer negociação.

As frases de Peter Drucker podem fazer muita diferença no seu mindset, ou seja, na forma de enxergar o seu negócio! Duvida? Leia o artigo até o final para conferir nossa análise sobre 20 frases selecionadas e como elas podem ajudar você:

1. “Fazer as coisas certas é mais importante do que fazer as coisas direito”

Quantas vezes você já foi traído pelo perfeccionismo e deixou de tomar uma atitude capaz de gerar lucro porque achava que não daria para executá-la de maneira sofisticada?

Essa é uma das frases de Peter Drucker que nos provoca a tomar as atitudes que sabemos que são estratégicas para o negócio, independentemente se elas sairão muito benfeitas. Traduzindo em miúdos, “feito é melhor do que perfeito”.

No relacionamento com o seu cliente, que tal tirar aquela ideia do papel e ter coragem de implementar estratégias mais ousadas, aprimorando sua comunicação em canais mais diretos?

2. “Se você quer algo novo, você precisa parar de fazer algo velho”

Essa é outra máxima que, muitas vezes, temos medo de colocar em prática achando que perderemos dinheiro com isso. No entanto, é preciso dar espaço para o novo, livrando-se daquilo que não está gerando os resultados esperados.

Há quanto tempo você não faz cortes de gastos de processos que não estão sendo mais lucrativos na sua empresa? Quais são os novos processos que podem ser adotados trazendo mais resultados e alinhamento com as suas missões e valores?

O relacionamento com o cliente tem se tornado algo cada vez mais indispensável, sobretudo nessa era das mídias sociais. Não se trata mais de somente comprar e vender. Como você pode adotar novas práticas nesse setor dentro da sua empresa?


3. “Não há nada tão inútil quanto fazer com grande eficiência algo que não deveria ser feito”

Essa máxima completa as frases anteriores. De que adianta executar as suas estratégias de maneira perfeita se elas não vão gerar grandes resultados na sua empresa?

Cá entre nós: quantas vezes você já não se pegou investindo uma boa dose de tempo em processos e aprimoramentos de atividades que não são geradoras de valor para o seu negócio?

Pense nisso!

4. “O que pode ser medido, pode ser melhorado”

Essa está, certamente, entre as mais célebres frases de Peter Drucker, mas poucos de fato colocam em prática este ensinamento.

Você já parou para pensar quanto as estratégias de fidelização de clientes geraram em retorno financeiro para a sua empresa? Ou, ao menos, quanto podem gerar no longo prazo?

Se não houver um processo cuidadoso para medir este investimento, há uma grande chance de as tomadas de decisão referentes a essa área serem equivocadas.

Não dá para confiar somente na subjetividade ou nos números frios. É preciso ter um processo muito bem delineado para entender, com o máximo possível de exatidão, o que vem dando certo e errado na sua empresa, antes de iniciar qualquer ação.

5. “Os resultados são obtidos através da exploração de oportunidades, não pela solução de problemas”

Empresário que passa o dia todo “apagando incêndio” não tem tempo de ser criativo e pensar em novas estratégias, concorda? A vida corrida de hoje exige um perfil de líder mais relaxado, capaz de enxergar oportunidades e abrir a cabeça para as novas estratégias que o mercado vem apresentando como rentáveis. O que você fez de novo pela sua empresa hoje?

Entender a dor do seu cliente é a melhor forma de identificar oportunidades de fazer o seu negócio crescer. E isso se torna mais fácil quando você está próximo dos seus parceiros comerciais.

6. “Planejamento de longo prazo não lida com decisões futuras, mas com um futuro de decisões presentes”

Qual foi a última vez que você fez um planejamento consistente e coerente com a sua visão de longo prazo para a sua empresa? Planejar é estar alinhado com as suas metas e tomar as decisões certas. Esteja seguro e busque as ferramentas que podem te ajudar a alcançar os resultados que você deseja no menor prazo e com o menor custo.

E quer uma dica? Ouça os seus clientes, porque com certeza eles sabem o que sua empresa pode fazer para melhorar e crescer!

7. “Não podemos prever o futuro, mas podemos criá-lo”

Essa frase incrível toca no ponto fraco da maioria das pessoas, que se sente mais vítima das circunstâncias do que criadora delas.

Se um cliente reclamou de um serviço, por que não pensar em uma solução criativa para sair da saia justa?

Se uma situação externa fez a sua empresa ter prejuízos, como utilizar isso para reverter o quadro no mercado?

Caso o país esteja passando por uma crise, qual a brecha pode ser aproveitada para vender seus produtos ou serviços?

Qualquer situação apresenta oportunidades, e essa frase é uma boa lembrança disso. Uma frase que pode fazer muita diferença no mural do escritório, por exemplo.

 

8. “O propósito de um negócio é criar um cliente”

Como na frase anterior, lembramos que um bom negócio também se trata de criação de mercado. Em um mundo digital, as soluções tecnológicas e muitas outras estão sendo desenvolvidas para suprir necessidades que não existiam antes. Da mesma forma, você pode atrair o seu cliente oferecendo para ele algo que vai facilitar a sua vida e trazer benefícios exclusivos. Tudo que você precisa é arrumar a forma mais eficiente de mostrar isso para ele.

 

9. “O tomador de decisão eficaz compara o esforço e o risco de ação com o risco de inação.”

Nessa frase, está sintetizada uma fórmula perfeita para você decidir se correrá um risco ou não: coloque no papel o risco de não colocar uma ação em prática e, ao lado, o risco de colocá-la.

Por exemplo: se você for contratar uma ferramenta que pode fazer o seu faturamento crescer, quanto você perde se isso não acontecer? Por outro lado, se você deixa de contratar a ferramenta, quanto você vai deixar de ganhar?

Essa é uma visão empresarial focada em crescimento, escala, expansão. Então pense nas seguintes perguntas: Qual decisão você está deixando de tomar por medo de arriscar? E quanto lucro você está perdendo por inação?

10. “Existe o risco que você não pode jamais correr, e existe o risco que você não pode deixar de correr”

Empreender é correr riscos o tempo todo, certo? Porém, há os perigos que podem ser previstos, como os relativos a gestão de processos, planejamento financeiro e outras questões administrativas.

E há os riscos necessários para o crescimento do negócio. Quantos riscos o Uber não precisou correr, por exemplo, para que pudesse se tornar o maior aplicativo de transportes do mundo?

Mesmo sabendo dos obstáculos legislativos, oposição dos taxistas e todas as ameaças por trás de um negócio disruptivo, mostraram-se dispostos a tentar e o resultado todo mundo já conhece.

 

11. “O mais importante na comunicação é ouvir o que não foi dito”

Se, por exemplo, a sua empresa tem a missão de encantar clientes, e não há nenhum feedback espontâneo que que manifeste isso, o que está faltando? Um bom empresário utiliza todos os dados dos clientes a favor do seu negócio, colhendo pistas no que foi dito e também no que não foi dito.

Em outro exemplo: se o cliente ou prospecto está concordando com tudo que você diz, será que isso é sinal de satisfação ou é apenas um modo educado de se portar enquanto ouve os seus argumentos?

Às vezes, uma expressão mais pensativa ou confusa pode ser a deixa para você tirar uma grande dúvida do seu cliente, mas que ele não estava com coragem de expressar.

 

12. “O conhecimento é o único recurso significativo hoje em dia”

Na era da informação, torna-se mais do que obrigação das empresas o papel de educar os clientes sobre as soluções e compartilhar conteúdo de valor que gere reciprocidade na sua audiência. O que você tem dito de relevante para o seu cliente? Como você tem educado a sua persona sobre os problemas que ela vem enfrentando?

Mais do que oferecer serviços ou produtos, se você quer que sua empresa seja reconhecida e amada pelo mercado, ela precisa honrar o compromisso social de compartilhar conhecimento e honrar seus valores e missão. Esse é um dos segredos das empresas queridinhas do mercado.

13. “A meta do marketing é conhecer e entender o consumidor tão bem, que o produto ou serviço se molde a ele e se venda sozinho”

Falando ainda sobre o conhecimento que você compartilha com o cliente, nós vemos diariamente como é importante gerar valor através do marketing de conteúdo e de relacionamento.

Se você consegue entender os verdadeiros problemas do seu cliente e fazê-lo entender que sua empresa tem a solução para isso, você não precisará vender nada. O seu cliente vai pedir pela sua solução e se sentir grato por você ter lhe apresentado essa oportunidade.

14. “O maior benefício do treinamento não vem de se aprender algo novo, mas de se fazer melhor aquilo que já fazemos bem”

A maioria dos empresários bem-sucedidos é unânime em afirmar que as melhores soluções são simples e vêm da observação diária.

Como você pode atender melhor o seu cliente? Como agregar mais valor para o que sua empresa já oferece? Que tipo de upsell você pode fazer com os seus serviços e produtos? Muito provavelmente a fórmula perfeita para aumentar o lucro está no seu portfólio. Você só precisa descobrir isso e vendê-la para os seus clientes.

15. “Todas as inovações eficazes são surpreendentemente simples. Na verdade, o maior elogio que uma inovação pode receber é haver quem diga: Isto é óbvio! Por que não pensei nisso antes?”

Essa frase reitera a verdade dita na frase anterior. As maiores inovações são simples e descobertas quando se olha de perto. É somente dedicando tempo e atenção que você vai descobrir dentro da sua própria empresa as sementes que precisam ser regadas e desenvolvidas para fazer sua empresa crescer com sustentabilidade e segurança.

 

16. “Mais arriscado que mudar é continuar fazendo a mesma coisa”

Falando em riscos mais uma vez, lembramos da máxima chinesa de que a única coisa permanente na vida é a mudança. E quanto tempo você não faz mudanças significativas no seu negócio? O que está perdendo por medo do desconhecido? Observe, peça opiniões, ouça seus colaboradores e clientes. Coloque no papel os riscos envolvidos nas decisões e não tenha medo de acompanhar o fluxo do mercado, pois essa é a única maneira possível de se destacar.

17. “A única fonte de lucro é o cliente”

Essa frase nos lembra que às vezes estamos olhando para o lugar errado, tentando analisar o mercado ou os nossos concorrentes em vez de olhar para a única pessoa que realmente importa para o nosso negócio: o cliente. O que você pode fazer pelo seu cliente hoje?

Para você ter uma ideia de como manter essa fonte de lucro rendendo bons frutos para o seu negócio sem maiores esforços leia também esse artigo sobre frases de agradecimento ao cliente.

18. “Em uma empresa pode-se fazer com que pontos fortes sejam eficazes, e pontos fracos, irrelevantes”

Em uma tentativa de dar conta de várias frentes ao mesmo tempo, muitas empresas pecam pelo excesso e acabam não sendo as melhores naquilo que se propõem a fazer como atividade principal. Falamos diversas vezes sobre simplicidade, e aqui mais uma vez lembramos que, se você atinge a excelência em um determinado ponto, provavelmente isso torna as suas fragilidades irrelevantes. Em que ponto você pode ser excelente para o seu cliente?

19. “As pessoas que não correm riscos geralmente cometem cerca de 2 erros por ano. Pessoas que assumem riscos geralmente cometem cerca de 2 grandes erros por ano”

Investir em algo que apresenta grandes chances de bons retornos é assumir riscos de forma consciente. Planejar é o que nos garante que saberemos exatamente quanto investirmos, para depois sabermos exatamente quanto ganhamos com o nosso investimento e qual o custo do nosso risco. Segundo Peter, o maior risco é não tomar uma ação e perder os possíveis ganhos. Já pensou nisso?

20. “A causa mais comum do fracasso é a incapacidade ou falta de vontade de mudar diante das exigências de uma nova posição”

Quantos jornais não foram extintos justamente por não se adaptarem às novas formas de seus clientes consumirem informação? Da mesma forma, sempre há algo que pode ser mudado na sua empresa para melhorar o atendimento para alcançar a retenção e fidelização de clientes.

Com essas frases de Peter Drucker, você já tem o suficiente para refletir e melhorar aspectos cruciais no seu negócio. Utilize-as também para engajar a sua equipe e contribuir para uma cultura organizacional que privilegie a mente aberta, a reinvenção e a busca constante pela excelência no atendimento ao cliente.

Veja também

Você também pode se interessar por este posts abaixo.

Como Aumentar as Vendas por meio da Fidelização de Clientes

Aumentar as vendas é uma prioridade incontestável no cenário empresarial moderno. Cada negócio, independentemente do seu tamanho ou do setor em que atua, deve continuamente buscar maneiras de impulsionar suas…

Leia mais

Guia Definitivo para Fidelização de Clientes: Estratégias, Dicas e Ferramentas para 2024

No ambiente de negócios atual, caracterizado por uma concorrência acirrada e clientes cada vez mais informados, a fidelização de clientes emerge como um diferencial estratégico crucial para as empresas. Não…

Leia mais

Sistema de Pontos de Fidelidade com Cupom Fiscal

Em um mercado cada vez mais competitivo, manter clientes fiéis e satisfeitos é tanto um desafio quanto uma necessidade para as empresas. Uma estratégia eficaz para atingir esse objetivo é…

Leia mais