Se você deseja oferecer outras maneiras de ganhar pontos para os seus clientes ou aumentar a participação deles no seu programa de fidelidade, os eventos de pontos de bônus podem ser uma ótima estratégia!
Esses eventos são uma ótima maneira para manter a sua marca na mente do cliente, mas é preciso que esse evento seja pensado e baseado em estratégias para obter resultados.
O que são eventos de pontos de bônus?
Antes de tudo vamos entender o que são pontos bônus. Eles são pontos adicionais que você dá aos clientes! Nós sabemos que os pontos podem ser emitidos a qualquer momento, mas eles são mais eficazes quando são aplicados em um evento, por exemplo.
Um evento de pontos de bônus, é um período predeterminado durante o qual seus clientes têm a chance de ganhar pontos extras. Os eventos de pontos de bônus motivam os clientes a realizarem novas compras para participarem do evento, você também pode aumentar o valor dos seus pontos, tornando o resgate dos prêmios mais acessível.
Por que os eventos de pontos de bônus funcionam ?
Talvez você esteja se perguntando porque essa estratégia vale seu tempo e esforço, já que os clientes tem a oportunidade de ganhar pontos o tempo todo por vários motivos. A resposta se resume ao princípio psicológico da escassez, quando algo tem disponibilidade limitada (como o evento), logo é percebido com mais valor.
Ninguém gosta de perder oportunidades, e os seus clientes não querem perder um benefício que outras pessoas estão aproveitando.
Os eventos de pontos bônus criam a sensação de exclusividade, além de agregar mais valor às compras dos clientes. Isso aumentará o valor que eles estão dispostos a gastar e tornará o resgate de pontos mais possível. Com mais clientes ganhando pontos mais rápido, suas taxas de resgate aumentarão, um sinal de sucesso do seu programa de fidelidade.
Quando realizar um evento de pontos de bônus?
Existem várias situações em que esse tipo de evento é útil. Um evento desse pode ser uma ferramenta de grande impacto na melhoria das métricas do programa, como na taxa de resgate. Tendo esse objetivo em mente, algumas das abordagens que você pode adotar são:
⦁ Reativar clientes inativos;
⦁ Combater o declínio nas vendas durante as temporadas onde o movimento é mais baixo;
⦁ Incentivar a inscrição no programa;
⦁ Incentivar os clientes a resgatarem seus pontos.
Porém, nem todas as campanhas de pontos de bônus são realizadas com o único objetivo de melhorar as métricas. Os eventos de pontos de bônus também podem ser realizadosos para:
⦁ Comemorar um momento importante para a empresa;
⦁ Incentivar gastos em datas comerciais;
⦁ Promover o lançamento de um produto;
⦁ Mostrar a seus clientes sua gratidão e valorização a eles;
⦁ Promover uma reformulação da marca.
Existem muitos momentos em que essa estratégia pode ser valiosa para o seu negócio. Desde que você projete seu evento intencionalmente, não há limite para quando ele pode ser realizado para ser bem-sucedido!
Como organizar um evento de pontos de bônus?
Antes de começar a planejar esse evento pense nas metas que você deseja alcançar. Definir seus objetivos ajuda a economizar tempo e dinheiro.
Para ajudar a determinar essas metas, algumas perguntas úteis são:
1. Qual é o objetivo do evento?
Se o seu objetivo é incentivar um aumento no valor médio de compra, você pode considerar encurtar o seu evento para que os clientes sejam incentivados a gastar rapidamente como resultado da percepção de escassez.
Mas caso você queira incentivar os clientes que não estão resgatando seus prêmios a ganhar mais pontos, pode ser benéfico manter o evento ativo por mais dias para que eles sintam que têm tempo para ganhar mais pontos antes de você retornar para a regra de ganho padrão. Independentemente de seus objetivos, o propósito do seu evento deve modelar as suas decisões no planejamento.
2. Para quem é o evento?
Você deve determinar para quem este evento é destinado. Você espera atingir todos os seus clientes ou um grupo específico? Se você notou alguma diverença no comportamente de um determinado grupo de clientes, é útil que o evento seja destinado para eles.
Se as participações dos seus clientes forem uniformes em toda a sua base de clientes, oferecer pontos adicionais a todos também pode ser uma ótima maneira de atingir seus objetivos.
3. Como o sucesso será determinado?
Saber quais resultados você gostaria de alcançar será muito útil ao analisar os resultados. O aumento nas vendas é um sinal claro de que sua campanha de pontos gerou bons resultados, mas você também pode considerar a taxa de resgate e de participação.
Observe a taxa de resgate antes e depois do evento. Mesmo que você tenha vários objetivos, o aumento de resgates é um sinal claro de sucesso. Se os clientes estão ganhando pontos de bônus, mas não estão resgatando, o valor oferecido pelo seu programa de fidelidade não está sendo recebido.
Uma campanha de pontos de bônus bem-sucedida fornecerá aos clientes pontos adicionais por suas compras e aumentará o número de clientes que optam por resgatá-los.
A segunda métrica a ser considerada é a taxa de participação no programa. Se o número de clientes inscritos em seu programa é muito maior do que o número dos participantes ativos, a realização de um evento de pontos de bônus pode estimular uma mudança de comportamento. Nesse caso, você pode alavancar seu programa de fidelidade para obrigar os membros a agir durante um determinado período, como um fim de semana tipicamente baixo para o seu negócio. Após o término do evento, você pode determinar quantas pessoas participaram calculando sua porcentagem de participação.
Tendo uma ideia melhor dos resultados que gostaria de obter, você poderá comparar os resultados projetados com os resultados obtidos. Isso lhe dará uma indicação clara de como você atingiu seus objetivos e permitirá que você melhore sua estratégia no futuro!
4. Como o evento será promovido?
Para promover efetivamente o evento de pontos de bônus, você precisa desenvolver uma estratégia de divulgação para o para seu site, e-mail e redes sociais.
O site é um elemento muito importante para esse evento. Para comunicar o valor do seu evento aos clientes atuais e potenciais, o evento pode ser divulgado na página inicial do site oficial quanto do programa de fidelidade. Essa exposição permite que os clientes que ainda não se inscreveram em seu programa de fidelidade ou não receberam suas mensagens de marketing descubram sobre o evento e se tornem membros do programa, realizando compras para participar do evento, aumentando a possibilidade de fidelização após o evento!
Divulgue o evento nas redes sociais para incentivar os clientes a aderirem, oferecendo pontos bônus para as menções feitas durante a campanha. Essas estratégias resultarão em mais clientes ganhando pontos e mais clientes em potencial ouvindo sobre o seu negócio!
Através do e-mail marketing, você pode comunicar seu evento aos membros do programa com mensagens atrativas e explicativas. Esses e-mails devem comunicar visualmente a nova possibilidade de pontuação, mostrar aos clientes o valor do evento.
Existem muitas maneiras de comunicar o valor de seu evento. O mais importante é garantir que a sua comunicação seja consistente e envolvente para direcionar o máximo de tráfego para seu site. Certifique-se de ter um bom provedor de programa de fidelidade (como a Donuz) para que ocorra tudo bem nesse evento.
Agora que você aprendeu sobre os eventos de pontos de bônus e tem as ferramentas que precisa para lançar estrategicamente seu evento, você está pronto para oferecer aos seus clientes ainda mais valor. Não se esqueça de nos contar os resultados dos seus eventos!