5 estratégias para fidelizar clientes

Em tempos de concorrência acirrada em praticamente todos os segmentos do mercado, conquistar um novo consumidor é uma tarefa difícil.

No entanto, mais difícil ainda é fidelizar o cliente e fazer com que ele retorne sempre para a sua marca.

Afinal, consumidores fiéis são os mais rentáveis, além de indicarem o serviço para familiares e amigos.

Mas para conseguir isso, só mesmo se distinguindo muito dos concorrentes.

Uma das formas de se destacar e conseguir a lealdade do consumidor é oferecendo um bom programa de fidelidade.

Assim, você recompensa e motiva os clientes a comprarem mais vezes.

A Donuz é uma plataforma de marketing de relacionamento que te ajuda a:

  • medir e melhorar a satisfação de seus clientes.
  • criar uma ótima experiência e engajar seus clientes, o que fará eles voltarem mais vezes.
  • mapear o perfil e histórico de compras do cliente e a criar ofertas direcionadas, mais interessantes e mais eficientes.
  • conquistar uma ligação forte e duradoura, evitando que os perca para a concorrência.

CONHEÇA O SOFTWARE DONUZ

Thiago Cebollini, responsável pelo Balneário Maria José, um spa para homens, explica como implementou o programa de fidelidade e conta como o software de gestão do relacionamento o ajudou a fidelizar seus clientes.

Se a sua empresa pretende investir na implantação, apresentamos 5 estratégias para fidelizar clientes de sucesso e aumentar ainda mais as suas vendas.

  1. Conhecer o seu consumidor
  2. Estabelecer benefícios e recompensas
  3. Escolher um bom nome para o programa
  4. Implantar um sistema funcional
  5. Monitorar o programa

Conhecer o seu consumidor

O primeiro passo para implantar um programa de fidelidade de sucesso é conhecer muito bem quem são os seus consumidores.

Seja qual for o segmento de atuação da sua marca, você deve manter sempre atualizado o perfil dos seus compradores.

Identifique seus clientes

Também é fundamental entender as motivações de compra e o que faz com que eles não retornem.

Se os clientes compram com você e não voltam, pode haver algum problema.

Esse diagnóstico deve ser feito antes, já que o programa de fidelidade pode ser parte da solução.

Mas se o problema for mais profundo, serão precisas medidas estruturais.

Estabelecer benefícios e recompensas

Um perfil detalhado dos seus consumidores já dará pistas sobre o tipo de benefícios e recompensas que eles esperam ao participar de um programa de fidelidade.

Você também pode fazer uma pesquisa entre eles para descobrir o que trará mais satisfação.

Quem aderir ao programa pode ganhar descontos nos seus produtos e serviços como incentivo à adesão.

Essa estratégia pode ser importante no momento do lançamento, quando os consumidores ainda não sabem o que vão encontrar se participarem.

O sistema de pontuação deve ser vantajoso para os dois lados, tanto para clientes quanto para a sua empresa, já que o objetivo é incentivar o consumo.

Dê benefícios aos seus clientes

Para as recompensas, você deve avaliar se os consumidores gostariam de ser premiados com seus próprios produtos ou se é preciso buscar algo de fora.

Escolher um bom nome para o programa

O nome dado ao seu programa de fidelidade também contribui para o seu sucesso.

A dica é criar um nome simples e fácil de ser lembrado, que também pode fazer referência ao nome de sua empresa ou marca.

Muita gente pode acabar conhecendo o programa primeiro e só depois conhecendo seus produtos ou serviço.

Implantar um sistema funcional

Você precisa ter um bom sistema para o funcionamento do programa.

Esse sistema precisa estar integrado com as ferramentas de marketing da empresa e também com os pontos de venda.

Para os clientes, o ideal é também ter um hotsite próprio para o programa, onde eles podem conferir saldos e recompensas.

Monitorar o programa

Por fim, você terá que implantar um monitoramento constante sobre o seu programa de fidelidade, conferindo se ele de fato está contribuindo para fazer com que os consumidores retornem.

Campanhas e monitoramento

Estabeleça metas e objetivos para médio e longo prazo e, caso seja necessário, corrija o que está dando errado ao longo do percurso.

Não se esqueça de acompanhar e incentivar o feedback dos seus consumidores.

Afinal, são eles quem contribuirão para o seu sucesso.

Com essas estratégias implementadas, o restaurante Latife conseguiu reter e fidelizar seus clientes, aumentou o ticket médio e aumentou as vendas.

Além disso, por meio do programa de fidelidade, o restaurante criou um relacionamento mútuo e contínuo com seus clientes. Veja o depoimento de Carlos Makdisse, Gerente do restaurante Latife:

Agora que você já sabe quais estratégias usar para implementar um bom programa de fidelidade, é hora de colocá-las em prática!

A Donuz é uma plataforma de marketing de relacionamento que te ajuda a:

  • medir e melhorar a satisfação de seus clientes.
  • criar uma ótima experiência e engajar seus clientes, o que fará eles voltarem mais vezes.
  • mapear o perfil e histórico de compras do cliente e a criar ofertas direcionadas, mais interessantes e mais eficientes.
  • conquistar uma ligação forte e duradoura, evitando que os perca para a concorrência.

CONHEÇA O SOFTWARE DONUZ

Caso tenha ficado alguma dúvida ou queira compartilhar sua opinião conosco, deixe seu comentário!

Veja também

Você também pode se interessar por este posts abaixo.

Sistema de Pontos de Fidelidade com Cupom Fiscal

Em um mercado cada vez mais competitivo, manter clientes fiéis e satisfeitos é tanto um desafio quanto uma necessidade para as empresas. Uma estratégia eficaz para atingir esse objetivo é…

Leia mais

Como fazer o cliente voltar a comprar?

Em um mercado altamente competitivo, conquistar novos clientes é importante, mas manter os clientes existentes é crucial para o crescimento sustentável de qualquer empresa. Fidelizar clientes não apenas gera receita…

Leia mais

Como automatizar o marketing com o cliente usando a Donuz

Você já parou para pensar na importância de estabelecer um relacionamento sólido com seus clientes? E se eu lhe disser que, com a Donuz, você pode automatizar esse processo e…

Leia mais