Em tempos de concorrência acirrada em praticamente todos os segmentos do mercado, conquistar um novo consumidor é uma tarefa difícil.
No entanto, mais difícil ainda é fidelizar o cliente e fazer com que ele retorne sempre para a sua marca.
Afinal, consumidores fiéis são os mais rentáveis, além de indicarem o serviço para familiares e amigos.
Mas para conseguir isso, só mesmo se distinguindo muito dos concorrentes.
Uma das formas de se destacar e conseguir a lealdade do consumidor é oferecendo um bom programa de fidelidade.
Assim, você recompensa e motiva os clientes a comprarem mais vezes.
A Donuz é uma plataforma de marketing de relacionamento que te ajuda a:
- medir e melhorar a satisfação de seus clientes.
- criar uma ótima experiência e engajar seus clientes, o que fará eles voltarem mais vezes.
- mapear o perfil e histórico de compras do cliente e a criar ofertas direcionadas, mais interessantes e mais eficientes.
- conquistar uma ligação forte e duradoura, evitando que os perca para a concorrência.
Thiago Cebollini, responsável pelo Balneário Maria José, um spa para homens, explica como implementou o programa de fidelidade e conta como o software de gestão do relacionamento o ajudou a fidelizar seus clientes.
Se a sua empresa pretende investir na implantação, apresentamos 5 estratégias para fidelizar clientes de sucesso e aumentar ainda mais as suas vendas.
- Conhecer o seu consumidor
- Estabelecer benefícios e recompensas
- Escolher um bom nome para o programa
- Implantar um sistema funcional
- Monitorar o programa
Conhecer o seu consumidor
O primeiro passo para implantar um programa de fidelidade de sucesso é conhecer muito bem quem são os seus consumidores.
Seja qual for o segmento de atuação da sua marca, você deve manter sempre atualizado o perfil dos seus compradores.
Também é fundamental entender as motivações de compra e o que faz com que eles não retornem.
Se os clientes compram com você e não voltam, pode haver algum problema.
Esse diagnóstico deve ser feito antes, já que o programa de fidelidade pode ser parte da solução.
Mas se o problema for mais profundo, serão precisas medidas estruturais.
Estabelecer benefícios e recompensas
Um perfil detalhado dos seus consumidores já dará pistas sobre o tipo de benefícios e recompensas que eles esperam ao participar de um programa de fidelidade.
Você também pode fazer uma pesquisa entre eles para descobrir o que trará mais satisfação.
Quem aderir ao programa pode ganhar descontos nos seus produtos e serviços como incentivo à adesão.
Essa estratégia pode ser importante no momento do lançamento, quando os consumidores ainda não sabem o que vão encontrar se participarem.
O sistema de pontuação deve ser vantajoso para os dois lados, tanto para clientes quanto para a sua empresa, já que o objetivo é incentivar o consumo.
Para as recompensas, você deve avaliar se os consumidores gostariam de ser premiados com seus próprios produtos ou se é preciso buscar algo de fora.
Escolher um bom nome para o programa
O nome dado ao seu programa de fidelidade também contribui para o seu sucesso.
A dica é criar um nome simples e fácil de ser lembrado, que também pode fazer referência ao nome de sua empresa ou marca.
Muita gente pode acabar conhecendo o programa primeiro e só depois conhecendo seus produtos ou serviço.
Implantar um sistema funcional
Você precisa ter um bom sistema para o funcionamento do programa.
Esse sistema precisa estar integrado com as ferramentas de marketing da empresa e também com os pontos de venda.
Para os clientes, o ideal é também ter um hotsite próprio para o programa, onde eles podem conferir saldos e recompensas.
Monitorar o programa
Por fim, você terá que implantar um monitoramento constante sobre o seu programa de fidelidade, conferindo se ele de fato está contribuindo para fazer com que os consumidores retornem.
Estabeleça metas e objetivos para médio e longo prazo e, caso seja necessário, corrija o que está dando errado ao longo do percurso.
Não se esqueça de acompanhar e incentivar o feedback dos seus consumidores.
Afinal, são eles quem contribuirão para o seu sucesso.
Com essas estratégias implementadas, o restaurante Latife conseguiu reter e fidelizar seus clientes, aumentou o ticket médio e aumentou as vendas.
Além disso, por meio do programa de fidelidade, o restaurante criou um relacionamento mútuo e contínuo com seus clientes. Veja o depoimento de Carlos Makdisse, Gerente do restaurante Latife:
Agora que você já sabe quais estratégias usar para implementar um bom programa de fidelidade, é hora de colocá-las em prática!
A Donuz é uma plataforma de marketing de relacionamento que te ajuda a:
- medir e melhorar a satisfação de seus clientes.
- criar uma ótima experiência e engajar seus clientes, o que fará eles voltarem mais vezes.
- mapear o perfil e histórico de compras do cliente e a criar ofertas direcionadas, mais interessantes e mais eficientes.
- conquistar uma ligação forte e duradoura, evitando que os perca para a concorrência.
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