5 estratégias para fidelizar clientes

Em tempos de concorrência acirrada em praticamente todos os segmentos do mercado, conquistar um novo consumidor é uma tarefa difícil.

No entanto, mais difícil ainda é fidelizar o cliente e fazer com que ele retorne sempre para a sua marca.

Afinal, consumidores fiéis são os mais rentáveis, além de indicarem o serviço para familiares e amigos.

Mas para conseguir isso, só mesmo se distinguindo muito dos concorrentes.

Uma das formas de se destacar e conseguir a lealdade do consumidor é oferecendo um bom programa de fidelidade.

Assim, você recompensa e motiva os clientes a comprarem mais vezes.

A Donuz é uma plataforma de marketing de relacionamento que te ajuda a:

  • medir e melhorar a satisfação de seus clientes.
  • criar uma ótima experiência e engajar seus clientes, o que fará eles voltarem mais vezes.
  • mapear o perfil e histórico de compras do cliente e a criar ofertas direcionadas, mais interessantes e mais eficientes.
  • conquistar uma ligação forte e duradoura, evitando que os perca para a concorrência.

CONHEÇA O SOFTWARE DONUZ

Thiago Cebollini, responsável pelo Balneário Maria José, um spa para homens, explica como implementou o programa de fidelidade e conta como o software de gestão do relacionamento o ajudou a fidelizar seus clientes.

Se a sua empresa pretende investir na implantação, apresentamos 5 estratégias para fidelizar clientes de sucesso e aumentar ainda mais as suas vendas.

  1. Conhecer o seu consumidor
  2. Estabelecer benefícios e recompensas
  3. Escolher um bom nome para o programa
  4. Implantar um sistema funcional
  5. Monitorar o programa

Conhecer o seu consumidor

O primeiro passo para implantar um programa de fidelidade de sucesso é conhecer muito bem quem são os seus consumidores.

Seja qual for o segmento de atuação da sua marca, você deve manter sempre atualizado o perfil dos seus compradores.

Identifique seus clientes

Também é fundamental entender as motivações de compra e o que faz com que eles não retornem.

Se os clientes compram com você e não voltam, pode haver algum problema.

Esse diagnóstico deve ser feito antes, já que o programa de fidelidade pode ser parte da solução.

Mas se o problema for mais profundo, serão precisas medidas estruturais.

Estabelecer benefícios e recompensas

Um perfil detalhado dos seus consumidores já dará pistas sobre o tipo de benefícios e recompensas que eles esperam ao participar de um programa de fidelidade.

Você também pode fazer uma pesquisa entre eles para descobrir o que trará mais satisfação.

Quem aderir ao programa pode ganhar descontos nos seus produtos e serviços como incentivo à adesão.

Essa estratégia pode ser importante no momento do lançamento, quando os consumidores ainda não sabem o que vão encontrar se participarem.

O sistema de pontuação deve ser vantajoso para os dois lados, tanto para clientes quanto para a sua empresa, já que o objetivo é incentivar o consumo.

Dê benefícios aos seus clientes

Para as recompensas, você deve avaliar se os consumidores gostariam de ser premiados com seus próprios produtos ou se é preciso buscar algo de fora.

Escolher um bom nome para o programa

O nome dado ao seu programa de fidelidade também contribui para o seu sucesso.

A dica é criar um nome simples e fácil de ser lembrado, que também pode fazer referência ao nome de sua empresa ou marca.

Muita gente pode acabar conhecendo o programa primeiro e só depois conhecendo seus produtos ou serviço.

Implantar um sistema funcional

Você precisa ter um bom sistema para o funcionamento do programa.

Esse sistema precisa estar integrado com as ferramentas de marketing da empresa e também com os pontos de venda.

Para os clientes, o ideal é também ter um hotsite próprio para o programa, onde eles podem conferir saldos e recompensas.

Monitorar o programa

Por fim, você terá que implantar um monitoramento constante sobre o seu programa de fidelidade, conferindo se ele de fato está contribuindo para fazer com que os consumidores retornem.

Campanhas e monitoramento

Estabeleça metas e objetivos para médio e longo prazo e, caso seja necessário, corrija o que está dando errado ao longo do percurso.

Não se esqueça de acompanhar e incentivar o feedback dos seus consumidores.

Afinal, são eles quem contribuirão para o seu sucesso.

Com essas estratégias implementadas, o restaurante Latife conseguiu reter e fidelizar seus clientes, aumentou o ticket médio e aumentou as vendas.

Além disso, por meio do programa de fidelidade, o restaurante criou um relacionamento mútuo e contínuo com seus clientes. Veja o depoimento de Carlos Makdisse, Gerente do restaurante Latife:

Agora que você já sabe quais estratégias usar para implementar um bom programa de fidelidade, é hora de colocá-las em prática!

A Donuz é uma plataforma de marketing de relacionamento que te ajuda a:

  • medir e melhorar a satisfação de seus clientes.
  • criar uma ótima experiência e engajar seus clientes, o que fará eles voltarem mais vezes.
  • mapear o perfil e histórico de compras do cliente e a criar ofertas direcionadas, mais interessantes e mais eficientes.
  • conquistar uma ligação forte e duradoura, evitando que os perca para a concorrência.

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