Emoções chave para um relacionamento de sucesso com o cliente

Pense em qual é a sua marca favorita e o que você adora nela. Provavelmente o que fez você adorar essa marca vai muito além do produto ou serviço que ela entrega, geralmente tem haver com um bom atendimento, benefícios, e principalmente as emoções que ela gera em você, algo que te faz sentir mais do que um do que um simples cliente.
Suas emoções têm muita influência sobre as marcas que você se torna leal, e é por isso que o marketing emocional é a chave para o sucesso.

É importante saber quais emoções você deseja despertar nos seus clientes. Algumas emoções são mais poderosas do que outras e compreender o poder delas o ajudará a adaptar a experiência do cliente para que tudo seja atrativo.

Os relacionamentos emocionais têm se tornado cada vez mais relevantes. Através de uma base emocional sólida, seus clientes estarão mais dispostos a investir na sua marca a longo prazo.

Para construir relacionamentos duradouros, você precisa focar em três emoções que são muito procuradas pelos seus clientes:

Felicidade

Um sorriso é extremamente contagiante, o que explica por que a felicidade é um dos maiores desejos. Por conta disso também que o conteúdo positivo é compartilhado de forma tão abrangente, a fim de retratar a ideia de nós mesmos como pessoas acessíveis e apaixonadas pela diversão, fazemos o nosso melhor para criar personas que reflitam isso.

Os clientes estão sempre em busca de marcas que lhes permitam experimentar a felicidade continua.
Essa emoção é viciante, quando a sentimos queremos que ela continue em nós e estamos sempre em busca de senti-la novamente.

Ao vincular sua marca a um sentimento de felicidade, você cria uma sensação de gratidão instantânea da qual seus clientes não conseguirão se imaginar sem. Isso os trará para novas compras pois sabem que se sentirão bem com a sua marca.

Crie uma narrativa envolvente

Contar uma história comovente é uma das maneiras mais fáceis de fazer alguém sorrir, sendo assim, contar a história da sua marca pode criar uma conexão emocional instantânea com seus clientes.

O sentimento que a história ou uma marca em si gera em nós como clientes é um dos principais motivos pelos quais realizamos novas compras com elas, pois através disso ocorre uma identificação de valores.

Ao dedicar um tempo para desenvolver uma história singular para sua marca, você mostra aos seus clientes o que é importante para sua marca. Se eles possuem os mesmos valores, é mais provável que se alinhem com sua marca.

Encontrar uma marca que vive pelos mesmos princípios e valores que você, cria uma sensação de alegria a cada vez que você interage com essa marca.

A Apple é um ótimo exemplo. Steve Jobs construiu uma marca que trabalha com envolvimento emocional, e combinou as características do seu produto com uma história alimentada por gatilhos emocionais.
Com a sua equipe ele conseguiu mostrar a imagem de uma marca que permite os clientes se tornarem a melhor versão de si com os produtos da Apple. Sejam artistas, médicos ou pessoas do lar, todos podem se sentir representados em cada mensagem de marketing e, como resultado, entendem como cada produto agregará em suas vidas.

O compromisso de fazer seus clientes felizes transformou a Apple em uma marca líder.
Imagens positivas, combinadas com vozes que falam sobre os benefícios emocionais de usar os produtos da Apple, promovem a felicidade fazendo com que todos desejem experimentar. Isso permitiu à Apple dominar a indústria de tecnologia por décadas, sem desacelerar.

Confiança

Quando seus clientes confiam na sua marca, isso significa que eles o veem de forma transparente, sincera e autêntica. A confiança é uma das únicas emoções que não pode ser fingida, esse sentimento estabelece a base para relacionamentos duradouros e sustentáveis.

Seus clientes escolherão se envolver com a sua marca de todas as maneiras possíveis, porque sabem que a sua marca tem os melhores interesses em mente e os traz confiança.
Sem a confiança dos seus clientes, é impossível promover a fidelidade contínua deles.

Muitas pessoas ainda têm medo de realizar compras online, elas acreditam ser algo arriscado e não confiam nesse tipo de compra. Mostrar a personalidade da sua marca mostra aos clientes que você é mais do que uma loja qualquer sem rosto na Internet. Isso redefine o relacionamento com o cliente tornando-o mais humano e confiável.

Mostre aos seus clientes o diferencial da sua marca.

Há muitas coisas que você pode fazer para garantir que seus clientes fiquem felizes ao conhecê-lo!

  • Imagens: use imagens coloridas, com rostos e uma composição dinâmica para mostrar aos clientes como é bom fazer parte da comunidade da sua marca;
  • Tom de voz: a maneira como falamos tem um grande impacto em como as pessoas respondem. Isso está relacionado às palavras em si e como as usamos. Torne sua marca mais humana escolhendo com atenção as palavras e as frases. Mantenha seu texto curto e agradável. Essas ponderações farão você se tornar identificável e real, trazendo confiança desde o início do relacionamento com cada cliente.
  • Embalagem: pode ser que você não perceba, mas seus clientes se preocupam como são embalados seus produtos.

Dar atenção a esses detalhes é uma maneira fantástica de incorporar o marketing de valor agregado à sua estratégia de marketing atual e permitir que os clientes saibam que há pessoas reais que se preocupam com cada detalhe do processo de compra e com eles.
Identificar pessoas reais é muito importante para o cliente, pois é mais fácil confiar em pessoas do que na tecnologia. Apresentar sua marca aos clientes por meio de uma forte personalidade de marca é uma ótima maneira de construir confiança desde o início.

Pertencimento

Os seres humanos estão condicionados a fazer parte de algo, somos seres sociais e programados para evitar a solidão. Isso significa que marcas que nos trazem esse sentimento de pertencimento são mais atrativas do que as outras.
Fazer seus clientes se sentirem parte da sua comunidade é a chave para relacionamentos valiosos e duradouros.
Quando seu cliente decide comprar com a sua marca em vez de optar pelo concorrente, você cria um espaço que o faz sentir acolhido e valorizado. Essas emoções inspiram um forte senso de comunidade que pode ajudar no crescimento da sua marca.
Ao permitir que seus clientes saibam que eles têm um lugar como parte da história da sua marca, você se posiciona como uma marca que se preocupa com eles.

Promova uma comunidade forte

A maneira mais eficaz e fácil de proporcionar a seus clientes o sentimento de pertencimento é criar uma comunidade forte em torno dos valores da sua marca.

A preocupação da comunidade da sua marca vai além dos produtos que você vende, ela se preocupa com o sentimento que você traz a elas. É essa capacidade de se conectar com pessoas que têm ideias semelhantes, que compartilham os mesmos sentimentos que diferenciam sua marca.
Há muitas maneiras de fortalecer a comunidade da sua marca, como recompensar os clientes por análises de produtos ou depoimentos. Este tipo de prova social é um motivador poderoso para encorajar o engajamento com seus clientes.
Às vezes, a melhor maneira de criar uma conexão emocional com seus clientes é conectando-os a outros clientes.

Ofereça valor a mais com recompensas

Palavras como “grátis” podem ter muita relevância e inspirar sentimentos positivos, o que significa que você entrega o máximo valor possível em cada interação.

Torne cada interação valiosa.

Embora estratégias de marketing de valor agregado, como blog, vídeos e conteúdos nas redes sociais sejam um bom começo, mas com certeza as recompensas são a maneira mais eficaz de motivar mais decisões de compra para sua marca.
Quando seus clientes verem que a sua marca vem agregando valor a eles, isso fará com que eles confiem ainda mais na sua marca. Fará um relacionamento mais sólido e fortalecerá a decisão deles de se envolver com a sua marca, atraindo-os para se tornar parte da comunidade da sua marca e inspirando-os a contar aos outros sobre suas experiências.


Inspire as emoções certas e veja os resultados

O objetivo número um da sua marca deve ser fazer com que cada cliente se sinta conectado emocionalmente com sua marca. Saber quais emoções seus clientes desejam é o primeiro passo para criar uma comunidade fiel.

Criar uma narrativa forte, uma comunidade fiel e uma personalidade de marca pode criar relacionamentos emocionais positivos que incentivam seus clientes a transformar suas experiências em marketing emocional. Além disso, implementar um programa de fidelidade é a melhor maneira de impulsionar felicidade, confiança e pertencimento em seus clientes.

Quando os clientes compartilham suas experiências com outras pessoas, eles fazem conexões positivas que criam um efeito cascata de volta à sua marca, um efeito da qual a recompensa é o crescimento sustentável da sua marca.

Para começar, basta tirar um sorriso do seu cliente.

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