E-mails de aniversário: Como gerar vendas recorrentes?

Quando se trata de marketing digital, relacionamento é a regra de ouro. Muitas empresas já perceberam isso e tem aproveitado cada oportunidade de interação com os clientes. 

As campanhas de email marketing disputam a atenção dos consumidores em meio a um volume enorme de estímulos na internet. Por isso, é muito importante planejar campanhas personalizadas, que façam as pessoas se sentirem especiais.

O aniversário do seu cliente é a data mais especial do ano por ele e parabenizá-lo por essa data fará toda a diferença. Mas a pergunta é: você sabe como criar emails de aniversário que geram vendas recorrentes? Talvez você ainda não tenha pensado nisso, por isso trouxemos esse artigo com 4 dicas infalíveis para te ajudar. Vamos lá!

Basicamente, você deve aproveitar o aniversário do cliente para enviar descontos e outras vantagens que o estimulem a fechar uma compra. Veja o passo a passo para que essa estratégia dá certo:

1. Não se esqueça do aniversário

Se você está solicitando essa informação no formulário, não esqueça dela, use-a. Muitos clientes fornecem esse dado para empresas e não recebem nem um parabéns.

Se as pessoas estão preenchendo essa informação, é porque esperam receber algum contato. Não desaponte seus clientes. Automatize o envio de uma mensagem personalizada para os seus clientes, evitando assim a possibilidade de você esquecer. 

2. Seja criativo

Se você está aproveitando uma data tão importante, o mínimo que seu cliente espera é ser tratado de forma personalizada. No dia do aniversário, as pessoas costumam receber muitas mensagens. Se diferencie dos demais sendo criativo.

Pense em um assunto chamativo e personalize uma mensagem com uma linguagem próxima, que revele o seu real apreço pelo cliente. Capriche no layout, faça algo que deixe o seu cliente realmente encantado.

3. Entregue uma surpresa

Depois de receber o e-mail, seu cliente terá criado uma expectativa em relação ao “presente especial” que você prometeu na mensagem enviada. Que tal oferecer um cupom com um desconto bem generoso para uma nova compra?

Outra forma de estimular a venda com o aniversário é oferecer um brinde exclusivo na próxima compra. Não há limites na hora de criar uma surpresa para seu cliente aniversariante. Apenas tenha cuidado para renovar essa mensagem para que sempre continue sendo uma surpresa.

4. Chame para a ação

Use a criatividade para criar uma mensagem poderosa que emocione e estimule a compra. Faça com que o aniversariante associe imediatamente a surpresa de receber um email diferenciado com a sua empresa.

Por fim, o importante é que o cliente se sinta especial, pois é isso que ira gerar a retenção e fidelização dele. Além de mensagens de aniversário, você também pode usar outros motivos para se comunicar de forma segmentada com os clientes da da sua base, por exemplo, 1 ano desde a primeira compra.

Envio manual ou automático?

Se o seu número de clientes é pequeno, você até pode mandar essas mensagens manualmente. No caso de um volume maior, o ideal é automatizar o envio dessas notificações de feliz aniversário para que não caia no esquecimento.

Através da plataforma da Donuz, você consegue trabalhar com o envio automático de mensagens de felicitação de aniversário e muitas outras. Que tal surpreender seu cliente com uma surpresa especial por e-mail no aniversário dele?

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