Como manter os clientes engajados Pós Black Friday?

O fim do ano certamente é a época mais esperada do varejo, por conta da Black Friday, do natal e do ano novo. Já falamos sobre a Black Friday no último artigo publicado aqui no blog, hoje vamos falar sobre o pós Black Friday.

Quando se fala em natal, a gente já sabe que a maioria dos brasileiros deixam as compras natalinas para a última hora. Para aproveitar sua base e nutrir os novos consumidores pós Black Friday com conteúdo rico sobre a sua marca, trazemos algumas sugestões do que pode ser feito no mês de dezembro para manter o engajamento.

Atenção ao timing

Em geral, após a Black Friday é comum que as pessoas não estejam aptas a fazer novas compras. Sendo assim, o ideal é não se comunicar com elas para apresentar novas ofertas.

Claro, existem clientes que compram após a Black Friday. Mas, são casos que fogem do esperado. A jornada de compra do cliente demanda entendimento e sensibilidade. Neste sentido, compreender cada etapa é importante para construir vínculos duradouros com eles. Destaca-se ainda a importância de conhecer os hábitos de consumo para ser certeiro nas mensagens para seus clientes.

Segmentação

Conheça a jornada de compra dos seus clientes e respeite-a, essa é a chave da retenção. 

Elimine de suas campanhas clientes que realizaram compras num passado próximo (menos de 20 dias). Dificilmente essas pessoas público voltaram para uma nova compra no dia ou na semana seguinte.

Evite também as campanhas em massa, especialmente se sua marca oferece um portfólio de produtos muito extenso (como o segmento de Móveis e Eletrodomésticos e Casa e Decoração). 

Mensagens genéricas podem comprometer o objetivo de proximidade com o consumidor. Se o cliente entender que ele é apenas mais um para sua marca, é certo que ele deixará de interagir com as suas comunicações.

Entre no clima natalino

É importante que sua marca esteja no clima natalino. Isso ajudará a despertar o desejo de comprar nos clientes.

Se você tem loja física, decore-a! Se sua marca está presente no digital, relacione seus designs ao natal, tanto no seu site quanto nas suas redes sociais.

Foque relacionamento

A Black Friday tem o poder de resgatar clientes antigos que não compravam há um tempo, além de trazer novos clientes, que estão comprando pela primeira vez com a sua marca. É preciso que a empresa interaja com ambos grupos para que se mantenham engajados. Para isso, é possível ativar réguas de relacionamento para reter esses clientes:

  • Boas-vindas: você pode fazer uma campanha de conhecimento de marca quando o cliente se inscrever nos seus e-mails. Dê boas-vindas e conte um pouco da história da empresa. Para ele conhecer melhor a empresa e seus propósitos e princípios.
  • Cross-sell: houve várias conversões na Black Friday e é provável que haja mais produtos no site que possam combinar com a última compra do seu cliente. Então, incentive-o a fazer uma nova compra complementar à última.
  • Recompra: é muito importante para manter seus clientes da Black Friday ativos. Calcule qual é a data aproximada de recompra e crie uma comunicação incentivando as pessoas a realizarem uma nova compra.
  • Navegação: consegue captar os clientes que entraram no site e, por algum motivo, não finalizaram a compra. Com essa régua, quando as pessoas abandonarem a navegação, será feito um lembrete para a retomar a compra, podendo convertê-los em clientes.

Dê presentes a quem você ama!

Dê sugestões de presentes de Natal e de Amigo Secreto para os seus clientes. E não se esqueça de lembrar o cliente das pessoas da família que não podemos deixar de presentear, como as mães. Utilize essa estratégia para lembra-lo de comprar o presente das pessoas que mais ama.

Aproveite o Natal para garantir que seus novos clientes continuem comprando na sua marca e que os antigos continuem ativos.

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