Com a chegada da internet todos os dias surgem novos negócios, a concorrência vem ficando cada dia maior, pois é muito fácil encontrar o mesmo produto com melhores preços e mais vantagens, o que torna a fidelização do cliente ainda mais difícil.
O objetivo de toda empresa deve ser conquistar clientes recorrentes e não apenas clientes que fazem apenas uma compra e vão embora. No entanto, fazer com que os clientes voltem após a primeira compra exige que você conquiste a confiança deles.
Uma boa maneira de fidelizar o cliente é através das embalagens dos seus produtos. Não importa se sua empresa está online ou offline. A embalagem dos seus produtos fará toda a diferença e será um motivo a mais para os seus clientes voltarem e permanecerem fiéis a sua empresa.
Por que investir na embalagem do seu produto?
Para algumas marcas, embalagens personalizadas podem parecer um desperdício. Mas na verdade, é uma das melhores escolhas para o seu negócio, pois geram vários benefícios. Encontrar uma embalagem personalizada que se adeque à sua marca pode aumentar suas vendas, trazer os pedidos repetidos necessários e aumentar a percepção do seu cliente sobre a sua empresa.
Ter uma embalagem personalizada para o seu negócio também ajudará na conscientização da sua marca, pois serve como uma ferramenta de marketing, mais ainda, se você reservar um tempo para considerar quanto custaria fazer publicidade tradicional.
7 estratégias de embalagem para fidelizar o cliente
Há tantas estratégias a serem levadas em consideração ao pensar em personalizar sua embalagem. As diferentes estratégias são eficazes em si mesmas, mas os resultados de cada uma variam. Separamos sete estratégias que você pode considerar para ajudar no processo de fidelização dos seus clientes.
1. Peça que seus clientes compartilhem nas redes sociais
Essa é uma das maneiras mais eficazes de promover e criar fidelidade à marca. Geralmente, as pessoas adoram compartilhar o seu dia a dia nas redes sociais com outras pessoas. Se um produto for muito bem embalado, é ainda mais provável que eles queiram compartilhá-lo, dando a você uma valiosa prova social.
2. Solicite feedback do produto
Obter feedback pós-compra na forma de comentários juntamente com imagens e vídeos dá ainda mais credibilidade a sua empresa. As análises de produtos têm uma incrível capacidade de influenciar as decisões do comprador.
A maioria dos compradores lê as avaliações de clientes que já compraram o produto antes de fazerem o seu pedido. Com isso em mente, motivar os clientes a avaliarem seus produtos mostra que sua marca está pronta para dar o melhor e não tem medo de críticas.
Se seu motivo para não adicionar uma avaliação de produto no site de comércio eletrônico da sua marca é porque você tem medo de receber feedback negativo, você pode estar perdendo vendas.
3. Divulgue seu programa de fidelidade
Um programa de fidelidade é uma das formas testadas de garantir que os clientes comprem sempre com você. É também uma boa maneira de construir uma série de clientes que vão divulgar o seu negócio.
Você pode informar seu cliente com um folheto dentro da embalagem que ele recebeu pontos em seu programa de fidelidade e motivá-lo a conferir sua conta digitalizando um QR Code.
4. Agradeça
Cartões de agradecimento impressos ou manuscritos são maneiras inteligentes das empresas de comércio eletrônico mostrarem aos clientes que seu patrocínio é apreciado. Escrever essas notas pode parecer uma coisa pequena, mas comunica ao receptor uma mensagem de gratidão, que o fará voltar para mais.
Estes cartões permitem que você se conecte com seus clientes e compartilhe o que você mais gostou na experiência. Além de possuírem um baixo custo, o que seria ideal para empresas que estão apenas começando.
5. Ofereça descontos
Praticamente todos gostariam de obter um produto da mesma qualidade a um preço mais baixo. Os preços com desconto são uma estratégia de embalagem muito popular e podem vir na forma de redução de preço ou uso de códigos de cupom.
Você pode enviar as ofertas de desconto para seus clientes dentro da embalagem ou por e-mail marketing. Essas notificações serviriam como lembrete e motivação para fazer mais compras.
6. Envie amostras
Amostras grátis, são a maneira ideal de fazer vendas cruzadas, aproveitando os relacionamentos construídos em produtos existentes. Você pode enviar amostras de produtos novos quando os clientes realizarem uma compra e conquistá-los para uma compra futura.
7. Ofereça presentes
Não precisa ser nada grande, apenas um pequeno presente é a maneira ideal de encantar seus clientes. Os presentes que você dá não precisam ser caros, mas você deve ser cuidadoso ao escolher. Esses pequenos presentes fazem as pessoas se sentirem especiais e, como esperado, os clientes gostariam de devolver o gesto por meio de compras repetidas e referências.
Embalagem e fidelização
A decisão de usar embalagens memoráveis e qualquer outra estratégia que você decidir usar será um fator importante que seus clientes consideraram antes de fazer outro pedido. Fazer esforços para encontrar maneiras criativas de deixar uma impressão duradoura em seus clientes criará um nível único de fidelidade em seus negócios, mesmo que você ainda não tenha lançado um programa de recompensas adequado.