Case de fidelização de clientes em loja de material de construção

O Grupo Verdes Mares tem suas sedes na cidade de Capim Grosso, no estado da Bahia, e trabalha desde 1983 no ramo de materiais de construção, comércio de tintas, pousada e atacado. O empreendedor Vado Verdes Mares, criou a empresa há 34 anos com o objetivo de ser apenas uma loja simples de comércio de tintas, no início, com 23 metros quadrados, que desse pra sustentar a família e ir caminhando para crescer pouco a pouco. Pouco a pouco ele foi crescendo, visualizando novas oportunidades, até hoje ser um grupo com 7 lojas dos mais variados segmentos.

Em rápido crescimento, algumas lojas do grupo Verdes Mares, em especial as lojas de construção e venda de tintas, optaram por desenvolver o seu próprio modelo de incentivo aos profissionais para estimular novos negócios através de indicações. Como funciona? É simples, o pedreiro, pintor, carpinteiro, eletricista e outros profissionais indicavam outras pessoas para comprar. Quando as pessoas indicadas compravam, quem indicou recebia uma bonificação. O modelo funcionava, porém era manual e difícil de administrar. 

 

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A SOLUÇÃO

Diante de tanto trabalho manual, o Grupo Verdes Mares decidiu buscar uma solução no mercado para automatizar os processos de indicação e bonificação.

Tínhamos boa intenção em bonificar os profissionais que nos davam preferência nas compras de materiais de construção, tintas e outros, mas tudo era feito de uma forma muito amadora. Fazíamos em planilhas de computador, algumas vezes em papel e, em muitos casos, os registros ficavam muito desorganizados. Foi então que em uma busca na internet, achamos a Donuz. Depois disso, tudo ficou mais fácil.”.  – Lucas Duarte – Presidente do Grupo Verdes Mares

A plataforma de fidelização de clientes da Donuz permitiu que as lojas do grupo Verdes Mares gastassem menos tempo com os processos burocráticos de anotações, lançamentos de pontos e resgates, para dar mais atenção ao relacionamento com os clientes das lojas.

Conseguir automatizar o processo, aumentar o engajamento, ter informações detalhadas sobre números, inclusive com a possibilidade de mensuração dos resultados, permitindo que tudo fosse calculado de forma que pudessem ter de forma clara o que estava dando certo e o que precisava ser melhorado, tornou o trabalho do grupo muito mais fácil depois da implantação de uma plataforma de fidelização completa, que proporciona inúmeras facilidades e dispõe de vários recursos que facilitam o dia a dia das empresas.  

 

O DESAFIO

As lojas do grupo Verdes Mares lidam, basicamente, com dois tipos de clientes: os profissionais de obras, como pintores, pedreiros, serventes, mestres de obras,  etc, e aqueles não profissionais, que fazem compras para manutenções e obras esporádicas em casa.

O principal desafio e meta traçada no início do planejamento era atingir o público profissional, que tem como hábito consumir rotineiramente os produtos que as lojas do grupo vendem. O programa precisava ter aderência destes profissionais. Precisava ser fácil de participar e fácil de indicar. Além disso, os profissionais precisavam enxergar que era vantajoso fazer as indicações.

 

RESULTADOS

Os resultados foram colhidos pouco tempo depois da implantação da plataforma Donuz. Com a aderência dos clientes e a facilidade de manutenção no sistema, não foi difícil prever que os meses posteriores seriam de mais sucesso na parceria Verdes Mares e Donuz. 

“Recentemente comemoramos o nosso 200° resgate no nosso sistema, e todos nós ficamos muito felizes com isso. Isso é um sinal que todo nosso planejamento deu certo e que a plataforma da Donuz realmente veio para nos ajudar”

Além de facilitar as indicações e automatizar os processos, o Grupo Verdes Mares conseguiu reter e fidelizar seus clientes, afinal eles tinham muito mais vantagens em comprar e indicar as lojas do grupo do que outras concorrentes. 

 

 

 

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