Black Friday: 6 dicas para ter sucesso nessa data

A Black Friday é a segunda data mais importante do varejo, perdendo apenas para o Natal. Nesse artigo nos da Donuz, vamos te ajudar a checar todos os itens necessários para que sua campanha seja um sucesso de vendas, retenção e fidelização de clientes.

No ano de 2022 a Black Friday será no dia 25 de novembro. E para ocorrer tudo bem nessa data, é necessário se certificar de que seu negócio está preparado. Por isso, separamos 6 dicas para te ajudar a ter muito sucesso nessa Black Friday. Vamos lá?

1. Não realize uma “Black Fraude”

A maioria das pessoas começa a pesquisar preços dos produtos que desejam muitos meses antes da Black Friday, são poucas as que não pesquisam antes de comprar nessa data.

Então, não tente enganar seu cliente com promoções do tipo “tudo pela metade do preço”, pois como foi dito, as pessoas pesquisam com antecedência e ficam atentos aos preços. Ou seja, seus clientes vão saber se você aumentar o preço pouco tempo antes da Black Friday para diminuir na data.

2. Organize as ofertas

A Black Friday atrai diversos clientes novos, antigos, ativos e inativos. Por isso, para todos os clientes, é preciso demonstrar clareza nas oportunidades de compra.

Dessa maneira, alinhe os descontos e preços em suas comunicações, para não haver nenhum problema ou desconforto entre os clientes.

Além disso, verifique se todos os produtos que estarão disponíveis para a Black Friday estão com um bom estoque. Para que o cliente não tenha uma má experiência por ter o seu pedido cancelado ou esgotado por falta de organização.

Esteja atento a isto para que o cliente desfrute de uma boa experiência ao negociar com a sua marca nessa data!

3. Planeje as comunicações

Para facilitar o desempenho das suas ações durante a Black Friday, planeje todas as suas comunicações a serem divulgadas em novembro.

Analise se você fará uma Black November (o mês todo de descontos), Black Week (a semana toda de descontos) ou Cyber Monday (descontos na segunda-feira após a Black Friday).

Além disso, é necessário escolher quais canais de comunicação serão utilizados e como, quando e quantas notificações serão enviadas.

4. Defina o público-alvo

O intuito é atingir muitos consumidores para que sejam realizadas muitas vendas. Mas conversar com a sua base de clientes que já comprou/compra de você facilita a chance de conversão. Então, foque nessas pessoas!

Dicas de segmentação:

  • Clientes fieis: são aqueles que já compraram muito na sua empresa. Essas pessoas são fiéis a sua marca, sendo assim, o preço não é um fator tão relevante, então ofereça a eles conteúdos que os façam se sentir especiais.
  • Pessoas que nunca compraram: são aqueles que estão na base de dados, mas, ainda não realizaram nenhuma compra. Então, utilize gatilhos de curiosidade a comprarem com você nessa data.
  • Caçadores de ofertas: são pessoas que compraram apenas em momentos com grandes descontos. Esses consumidores são muito sensíveis a preço. Sendo assim, utilize gatilhos de urgência e escassez para estimular a compra.

5. Mensure os resultados

Defina as metas que você deseja alcançar no seu negócio atingir nessa data. Mas defina metas alcançáveis. Para isso, conheça bem o potencial da sua base de clientes e das ações de marketing a serem implementadas.

Acompanhe as atividades e adaptações necessárias. No final, mensure os resultados e produza um relatório, comparando a idealização com o desempenho de fato.

6. Tenha referências

Estude o mercado de atuação da sua marca e veja o que os seus concorrentes estão preparando para a Black Friday.  Além disso, esteja atento ao que está acontecendo no mundo e em outras áreas de atuação, algumas estratégias podem servir de inspiração.

Black Friday Omnichannel

Aproveite enquanto nem todas as marcas estão apostando nessa estratégia e entregue uma experiência omnichannel para seus clientes.

Para que isso aconteça, é necessário integrar todos os seus canais de vendas: lojas físicas, e-commerce, etc., dando ao cliente a liberdade de começar uma jornada de compra no site e finalizá-la na sua loja física.

O contrário também é possível. De dentro da sua loja o cliente pode acessar seu e-commerce e finalizar uma compra online.

Falando em aplicativo, na Black Friday ocorre um aumento significativo no número de downloads de apps. Então se a sua loja possui um aplicativo, aproveite essa oportunidade para fidelizar os clientes por lá também.

Muitas pessoas baixam o aplicativo apenas em busca de mais descontos na Black Friday, mas se você conseguir provar para o usuário que vale a pena permanecer por mais um tempo com o aplicativo baixado, você pode ter a chance de tê-lo sempre ali como um cliente e fideliza-lo.

Caso ainda não tenha um aplicativo, pense nessa possibilidade!

Lembre-se: preço não é tudo, o seu cliente quer mais!

Seus clientes querem mais do que ofertas reais com desconto significativos em seus produtos.

Eles desejam ter uma boa usabilidade no site e aplicativo, um bom atendimento nas lojas, multicanalidade e rapidez na entrega.

A Black Friday faz com que a atenção do consumidor seja ainda mais disputada, então seja criativo em suas ações para que sua marca, seja vista e lembrada.

Essa é uma grande oportunidade para adquirir novos clientes e fidelizar os já existentes. Sendo assim, certifique-se de que sua marca está preparada para esse momento. Encante seus clientes, venda e os fidelize!

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