Você já ouviu falar sobre as notificações push?
O objetivo dessa estratégia é atrair cliques e engajamento através de comunicações breves e objetivas. Contudo, sabemos que desenvolver mensagens em poucos caracteres pode ser uma tarefa bem desafiadora. Neste artigo, entenderá o são as notificações push e quais são as melhores práticas para criar notificações push para a sua marca.
O que são notificações push e como funcionam?
Notificações Push são mensagens recebidas nas telas iniciais dos seus dispositivos. Essas notificações podem melhorar o relacionamento da sua empresa com os usuários que aceitaram esse tipo de contato.
Essas notificações podem ser enviadas de forma automática ou manual, com uma frequência que irá variar de acordo com objetivo.
Por exemplo, se tem um novo post no blog ou começou uma promoção no seu e-commerce, o alerta será uma forma de notificar sobre essa novidade da forma mais rápida possível.
Ainda sobre o e-commerce, você também pode aproveitar dessa estratégia para relembrar sobre os produtos abandonados no carrinho, informar sobre o processo de entrega da compra e divulgar as novidades que acabaram de chegar.
Notificações mobile e web
É importante reforçar que as notificações push não são exclusividade dos dispositivos mobile.
Todos os dias recebemos notificações em nossos celulares: novos e-mails, mensagens no WhatsApp e atualização de aplicativos. Mas, esse recurso também está disponível nos navegadores quando acessamos a internet.
Notificações via web não precisam da instalação de aplicativos, podendo ser disparadas para quaisquer dispositivos.
Incluindo na sua estratégia
O objetivo de utilizar essa ferramenta em sua estratégia gira em torno de gerar engajamento e estreitar o relacionamento com o cliente. Afinal, trata-se de um canal que permite o envio de mensagens personalizadas para os usuários que permitiram esse contato.
Um visitante que esteja em seu e-commerce, por exemplo, é convidado a uma ação instantânea, que muitas vezes acaba sendo aquele empurrãozinho para concluir uma compra.
As notificações push, assim como qualquer outro canal, devem ser pensadas estrategicamente. Sendo assim, há de se considerar três importantes pilares para estruturar seu uso: objetivos, ação e frequência.
Melhores práticas
Esteja atento a frequência. Você pode perder um usuário do seu aplicativo por estar enviando comunicações excessivas. Então, tenha bom senso. Fazer o disparo do push no tempo certo pode potencializar seus resultados.
Outra dica é disponibilizar os recursos opt-in e opt-out. Afinal, os usuários só devem ser notificados se desejarem.
Lembre-se que personalizar os conteúdos é essencial para gerar engajamento. Sabemos que pode ser um desafio desenvolver uma mensagem customizada em poucos caracteres, entre 40 e 120, mas são as regras desta comunicação.
Uma boa forma de aproveitar essa limitação é utilizar gatilhos mentais de escassez e urgência. Seja objetivo com a mensagem, quanto mais clara ela for, mais atrativa será.
Utilize copywriting
Copywriting, é um conteúdo escrito que tem como objetivo aumentar o reconhecimento da marca e, persuadir uma pessoa ou grupo a realizar uma ação. Para isso ser feito é fundamental que você:
- Conheça a persona do seu negócio;
- Defina o tom de voz e a linguagem;
- Crie uma conexão com quem está lendo;
- Prefira verbos de ação;
- Utilize dados e estatísticas.
Mensuração de resultados
É muito importante acompanhar os indicadores, afinal o que não é medido não é gerenciado. No caso das notificações push, considere as taxas de:
- Cliques;
- Aceitação;
- Conversão.
Não se esqueça que acompanhar métricas é fundamental para entender o desempenho de suas campanhas.
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