Um programa de fidelidade é o que transformará sua loja de uma empresa que vende coisas em uma marca poderosa com uma comunidade de defensores.
Quando você tem uma marca, é porque reteve um grupo de clientes fiéis que compartilham sua marca, interagem com ela e continuam fazendo compras. Sua marca se torna parte de sua identidade pessoal, o tipo de relacionamento que você deseja ter com seus clientes.
Isso é importante é porque a probabilidade de vender para um cliente existente é de 60 a 70%, enquanto a probabilidade de vender para um novo cliente potencial é de 5 a 20%. Como a fidelidade e as recompensas são a maneira de promover seus melhores clientes para mantê-los engajados, você deve garantir que está marcando seu programa para obter os melhores resultados.
Neste artigo, compartilharemos 6 dicas de branding para seu programa de fidelidade para aumentar o engajamento e a retenção de clientes.
1. Faça do seu programa de fidelidade parte do seu site
Se você tem um programa de fidelidade, não pode esperar que os clientes se inscrevam sempre que fizerem uma compra. Você deve deixar claro e visível que você tem um programa de fidelidade para que as pessoas se engajem. É recomendo incluir uma página explicativa em algum lugar do seu site!
Na página explicativa compartilhe todas as informações que os clientes precisam saber sobre como funciona do programa de fidelidade. Assim você garante que o programa faça parte da sua marca de fato.
Ao dar a possibilidade dos clientes descobrirem e interagirem facilmente com suas recompensas em seu site, você está promovendo um relacionamento com cada cliente e eles se tornarão seus defensores leais da marca.
2. Incorpore sua mensagem em suas recompensas
O que sua marca representa? Qualquer mensagem que você compartilhe com seus clientes deve ser refletida em todos os seus esforços e comunicações de marketing, incluindo seu programa de fidelidade. A integração de suas principais mensagens e valores de marca em seu programa de recompensas também fará com que seus clientes regulares também ressoem com suas mensagens de fidelidade. Essencialmente, se os clientes se envolverem com os valores de sua marca agora, eles se envolverão com seu programa de fidelidade se corresponder a esses valores.
Inclua uma mensagem sutilmente em sua página de explicação do programa de fidelidade
Essa mensagem garante que você reflita os mesmos valores em todas as maneiras como seus clientes interagem com você e os motivará a se inscrever e começar a ganhar recompensas, levando a compras repetidas e maior retenção!
3. Mantenha simples
Ao criar páginas explicativas, é importante que sejam simples e organizadas. Se você adicionar muitas informações ou tornar o design muito complexo, será difícil para os clientes se envolverem e digerirem as informações. Destaque as coisas mais importantes.
Manter suas recompensas simples por meio de design e seções de fácil digestão ajuda a destacar os recursos importantes que seus futuros defensores da marca devem conhecer.
4. Invista em comunicação visual
Além da simplicidade, certifique-se de adicionar comunicação visual ao seu programa de fidelidade. Adicionar gráficos e imagens ajuda a quebrar o texto. Isso lhe dá a oportunidade de adicionar elementos de marca mais consistentes à sua experiência de recompensas. Mantenha as imagens e cores na marca com o esquema de cores regular do seu site.
Adicionar uma comunicação visual consistente é uma estratégia chave de branding que garante que os clientes que descobrem que você se envolvam com seu programa. Se o seu programa de fidelidade for visualmente diferente, os clientes vão adivinhar a adesão, e você não quer isso!
5. Seja criativo com a copy
Como cliente, o que você prefere: um texto simples e chato ou algo empolgante que o prende? Provavelmente, sua resposta é a última, e é por isso que é importante que seu programa de fidelidade tenha uma copy que seja emocionante e criativa. Certifique-se de ter:
- Um nome de programa de fidelidade atrativo.
- Uma moeda de pontos com nome exclusivo para que os clientes não ganhem apenas “pontos”.
- Linguajem personalizada que está na marca.
Use uma copy envolvente que te torne digno de cliques e convidativa. Crie um nome personalizado para moeda de pontos, garanta que todos os aspectos da copy de seu programa de recompensas estejam na marca, diferente do que a maioria do que os e-commerces oferecem, crie algo envolvente.
Uma copy criativa é uma ótima maneira de fazer com que os clientes se interessem em se inscrever no programa de recompensas da sua marca, fazendo com que comecem a ganhar imediatamente e transformando esses clientes em defensores leais da marca.
6. Inclua seu programa em suas atividades de marca
Se você tem um e-commerce, provavelmente, já realiza atividades regulares de marketing, como redes sociais, e-mail ou por SMS, para divulgar a mensagem da sua marca para o mundo. No entanto, você já considerou que esses canais também são áreas que você deve divulgar seu programa de fidelidade?
O marketing por e-mail, SMS e as redes sociais são três maneiras pelas quais os clientes interagem com você fora do seu e-commerce, portanto, inclua fidelidade nessas mensagens para torná-lo realmente parte de sua marca.
Enviando e-mails específicos para membros do programa de fidelidade, no entanto, você também pode segmentar clientes que compraram seus produtos ou visitaram seu site, mas não se inscreveram para receber prêmios. Basicamente, envolva membros e não membros do programa em suas campanhas para obter o máximo impacto.
Os seguidores de sua marca já esperam e-mails, mensagens ou postagens nas redes sociais de você, portanto, inserir lealdade nessas mensagens ajuda a divulgar que você oferece recompensas e lembra aos membros das recompensas que podem estar esperando por eles.
Incluir a fidelidade em seus esforços de marketing garante que ela mantenha seu valor como parte de sua marca.
Envolva seus clientes
Se você vai oferecer um programa de recompensas para seus clientes, você vai querer garantir que você está se esforçando para torná-lo envolvente. Essas dicas são a melhor maneira de fazer isso, o que proporcionará clientes retidos que continuarão a fornecer valor para sua marca.
Com essas dicas, agora você está na jornada para se tornar uma marca poderosa.