Após implementar seu programa de fidelidade, é hora de realmente começar a trabalhar. É essencial que o cliente entenda como funciona o programa para que ele tenha desejo de participar, fazendo que o seu programa seja um sucesso.
Os programas de fidelidade estimulam os clientes a comprem e interagirem. 50% dos consumidores disseram ao BigCommerce que aumentam seus gastos ou mudam seu comportamento de compra para alcançar um nível mais alto em um programa de recompensas, com isso entendemos que os clientes são mais incentivados a comprar quando a empresa possui um programa de fidelidade.
Mas antes de se inscreverem no programa os clientes querem saber se realmente vale a pena. Os clientes geralmente pensam em 3 coisas antes de se inscrever, vamos ver:
3 coisas que as pessoas pensam antes de aderir ao programa
Os clientes procuram por um programa que os recompense por sua fidelidade com vantagens significativas. Podendo ser descontos, produtos da marca, acesso a produtos e eventos exclusivos. Essas são três perguntas para as quais os clientes desejam respostas antes de se comprometerem a participar do programa.
1. O que eles ganham com o programa?
Construir a fidelidade do cliente é uma via de mão dupla, e você precisa dar a seus clientes algo em troca de sua fidelidade.
E é isso que eles querem saber: o que eles ganham participando do programa? Eles avaliarão seu programa com base nos benefícios que podem receber. Facilite para seus clientes entenderem as vantagens que eles estão obtendo ao se inscrever em seu programa.
2. Como eles ganham pontos?
Agora que os clientes sabem o que podem ganhar com o programa de fidelidade, a próxima pergunta que eles terão é: como ganhar pontos? Os clientes também querem como ganhar pontos e quantos pontos serão precisos para resgatar as recompensas que eles desejarem. Basicamente, eles avaliarão se sua recompensa vale o esforço que eles precisam fazer para obtê-la.
Use recursos visuais e textos simples para tornar seu programa facilmente compreensível. A melhor maneira de fazer isso é com uma página explicativa. As marcas usam uma combinação de estratégias de marketing que incluem canais de mídia social, e-mail marketing e até métodos de gamificação.
3. Eles realmente devem aderir ao programa?
A última pergunta e avaliação que um cliente faz é se ele realmente deve participar do programa de fidelidade. Um ótimo nível de recompensa e a simplicidade de ganhar recompensas levarão o cliente a se inscrever no programa.
Crie uma página de explicação visual para seu programa
As páginas de explicação visual fazem maravilhas para transmitir seu programa de fidelidade aos clientes. Se eles já estão comprando com você ou apenas precisam de um empurrão, uma página explicativa é onde qualquer visitante do site pode visualizar os detalhes do seu programa de fidelidade.
Crie uma página explicativa visual e simples que forneça todos os detalhes. O ideal é que o cliente possa entender o básico do programa em apenas alguns segundos. O cliente precisa entender como participar, ganhar e resgatar recompensas, apenas percorrendo essa página. Além deixá-lo entusiasmado a participar e convencê-lo de fato a se inscrever.
4 dicas para uma ótima página explicativa
A criação de uma página de explicação visual aumentará a aderência e o engajamento do programa de fidelidade. Ele permite que todos saibam exatamente o que podem esperar em seu programa.
Aqui estão 4 dicas para te ajudar a aproveitar ao máximo a página explicativa do seu programa de fidelidade:
1. Mostre seu motivador
Mostre o que atrai seu cliente e o que ele quer ver. Envolva e motive os membros a usar seu programa de fidelidade.
Mostre exatamente o que os clientes podem ganhar, mostre os níveis VIP de uma maneira visual e atrativa e apresente seus benefícios de fidelidade. Ele mostra a um cliente o que é possível ganhar e dá um status social para membros VIP.
2. Facilite a compreensão
Um membro em potencial do seu programa deve conseguir entender o básico do seu programa em alguns segundos. Você faz isso apresentando seu programa de maneira simples e visual.
Escreva um texto simples de ler, com um bom design. Deixe bem claro a regra de pontuação, por exemplo, a cada R$ 1,00 gasto o cliente ganha 1 ponto e com 100 pontos o cliente reagata R$ 10,00 de desconto.
3. Tenha um bom CTA
Sua página explicativa deve atender as pessoas que já são membros do seu programa e querem saber mais. Mas também devem atender quem está avaliando se quer ou não se inscrever no seu programa. Sua página explicativa funcionará como um discurso de vendas, então você deve terminá-la com um bom call to action (CTA).
O CTA deve incentivar as pessoas a se inscreverem em seu programa. Mesmo que sua página explicativa faça um trabalho incrível ao apresentar seu programa, você ainda deve incentivar os usuários a se inscreverem. Mostre a eles como podem fazer isso.
4. Torne sua página explicativa fácil de encontrar
Você não quer deixar seus clientes confusos ou com dúvidas. Pense em sua página explicativa como uma maneira adicional de explicar o programa de fidelidade e anunciá-lo. Não torne sua página explicativa difícil de encontrar ou pior, não faça seus clientes pensarem que você não possui um programa de fidelidade.
Duas estratégias podem ser usadas para tornar seu programa fácil de encontrar. A primeira é tê-lo imediatamente visível ao chegar ao seu site. Isso pode ser feito incluindo-o em seu menu ou algum banner. A página explicativa está localizada no superior da página inicial, onde é facilmente acessível a qualquer visitante do site.
Outra maneira de exibir seu programa em sua página inicial é com um iniciador de programa de fidelidade. Como ele se move com o navegador conforme você rola a página, ele está sempre visível. Essa é a maneira mais fácil de mostrar que você tem um programa, especialmente porque ele é exibido em todas as páginas.
Por fim, você deve adicionar sua página explicativa a um de seus menus. Você pode adicioná-lo ao seu menu de cabeçalho ou rodapé. Isso o torna facilmente acessível em uma área que as pessoas vão para encontrar informações. Você deve fazer todo o possível para tornar sua página explicativa acessível.
Construa uma página explicativa perfeita
Existem muitas outras maneiras de explicar seu programa de fidelidade, através de e-mails, redes sociais, SMS e muitas outras. Uma boa página explicativa se comunica com os visitantes e membros do seu site. Siga estas dicas acima para obter uma página explicativa que impulsiona as inscrições no programa.