No dia 15 de setembro é comemorado o dia do cliente, nesse artigo vamos te explicar melhor sobre esse dia e te dar algumas dicas que te ajudarão a aumentar as suas vendas, fidelizar e encantar os seus clientes.
O Dia do Cliente foi criado no ano de 2003 pelo empresário gaúcho João Carlos Rego, especialista em marketing e recursos humanos, essa data surgiu com o objetivo de movimentar o comércio em setembro, uma época com baixo volume de vendas para o varejo.
Em 2019, o Dia do Cliente foi reforçado pela criação da Semana do Brasil, uma iniciativa do Governo Federal que estimula lojistas a realizarem ofertas para impulsionar a economia do país.
O dia do cliente transformou-se em uma excelente oportunidade tanto para os lojistas quanto para o público que deseja aproveitar as promoções e descontos do período!
Para ficar entender tudo sobre esse dia especial para o comércio e ainda receber várias dicas de como encantar seu cliente, continue lendo!
Por que o Dia do Cliente é importante?
O Dia do Cliente surgiu como uma forma de homenagear os clientes e estimular o consumo. A comemoração da data já faz parte do calendário oficial do comércio e segue sendo explorada pela mídia e indústrias.
A data é focada nos clientes, mas muitas empresas aproveitam para lançar novas campanhas, contar a história da marca, fortalecer o relacionamento com os clientes e investir na fidelização. Muitas lojas oferecem brindes e mimos, que acabam servindo como um incentivo extra para o consumo e fortalecimento da relação de confiança e busca da satisfação entre clientes e empresas.
Ao preparar seu negócio para o Dia do Cliente, lembre-se de mostrar que sua marca é humanizada e que se importa com o cliente. E que eles são os ativos mais importantes da sua empresa. Por isso, foque em um atendimento personalizado e proporcione as melhores experiências de compra, tanto nas lojas físicas quanto nos ecommerce.
6 dicas para encantar o cliente
Para encantar o cliente é importante investir em um bom planejamento e organização, é importante que toda equipe esteja dedicada a encantar o clientes pois o encantamento ocorre na junção dos detalhes.
Separamos seis dicas para você aplicar no Dia do Cliente em especial e também no dia a dia do seu negócio.
1. Identifique as dores e necessidades dos seus clientes
Para conhecer melhor o seu cliente, o primeiro passo é saber quais são as dores e necessidades dele. Algumas iniciativas para isso consistem na realização de pesquisas e criação de personas bem definidas.
Assim, é possível traçar estratégias de vendas eficazes para encantá-los, apresentando o seu produto ou serviço como a solução ideal.
Para que o cliente se encante ele precisa enxergar o valor real da sua empresa (não estamos falando de valor monetário). É importante que esse valor seja identificado desde o primeiro atendimento e se mantenha por toda a trajetória do cliente com a marca.
2. Ofereça um bom atendimento
Uma equipe em sintonia faz com que o negócio caminhe de forma fluida e contínua para o sucesso.
O atendimento deve ser um dos diferenciais da sua empresa. A partir da compreensão das reais necessidades dos seus clientes, se disponha a atendê-los de forma personalizada, fazendo-os sentirem-se especiais.
3. Trabalhe para melhorar a experiência do cliente
A experiência do cliente é caracterizada pela interação que ele tem com a marca, colaboradores, produto ou serviço. Todos os setores da empresa deverão estar dedicados para alcançar esse objetivo.
Se o seu negócio oferecer uma experiência omnichannel, garanta que todos os canais estejam alinhados e propiciem a mesma experiência. Adotar esse modelo de vendas e não conseguir atender todos os canais da mesma forma, é um grande erro e prejudica a imagem da empresa, abrindo precedentes para reclamações e possível perda de clientes.
4. Disponibilize um espaço para os clientes deixarem feedbacks
Ninguém melhor que os próprios clientes da sua marca para dar feedbacks, sejam eles positivos ou negativos. Essa é uma excelente forma de analisar o impacto do produto ou serviço que a sua empresa vende e identificar pontos de melhoria.
5. Esteja disponível para o cliente
Todo mundo gosta de ser atendido com rapidez. Estar disponível para seu cliente é uma das formas mais eficazes de se destacar da concorrência e conquistá-los.
Então, demonstre preocupação e seja atencioso. Um cliente satisfeito se torna um defensor fiel da marca.
6. Invista no pós-venda
O pós-venda tem relação direta com a fidelização do cliente e consecutivamente, com a lucratividade da empresa.
Veja algumas ideias para o pós-venda:
- envie e-mails com conteúdos relevantes;
- apresente de forma exclusiva novos produtos;
- ofereça descontos e promoções exclusivas para os clientes;
- tenha um programa de fidelidade.
O que fazer no dia do cliente?
Veja abaixo quatro estratégias para serem usadas no dia do cliente e conquistá-las.
Redes sociais
Divulgue promoções e descontos para atrair cliente e incentivar o engajamento com a sua marca, faça sorteios ou concursos. A criação de campanhas que integrem as redes sociais com o ponto físico também são muito interessantes.
Promoções
Defina promoções limitadas, por tempo ou número de unidades disponíveis.
Cupons
Disponibilize cupons imperdíveis e descomplique a vida dos clientes que não sabem o que escolher.
Kits
Faça kits com produtos que se complementam. Esses kits dão aos clientes a possibilidade de conhecer e testar novos produtos. Mostre a eles o quanto estão economizando ao adquirir um kit ao invés de adquirir apenas um produto.
Como a Donuz pode ajudar a encantar e fidelizar seus clientes?
Gostou da ideia do dia do cliente mas ainda não sabe por onde começar paar reter seus clientes? Calma aí, a Donuz pode te ajudar.
Programa de fidelidade
Através do programa de fidelidade da Donuz os seus clientes podem ser pontuados por todas as compras que fizerem, o que os motiva a fazer novas compras. Além de poder pontua-los por outras ações como aniversário, indicação de amigos e muitas outras. Os pontos adquiridos podem ser trocados por prêmios como produtos do próprio estabelecimento, cashback e descontos em marcas parceiras da Donuz.
Pesquisas
No mesmo ambiente onde você administra o programa de fidelidade é possível criar e enviar de forma automática pesquisas personalizadas para os seus clientes. Você pode criar uma pesquisa para ter um feedback de algo em específico ou pode realizar a famosa pesquisa NPS.
E-mail marketing
Também é possível fazer o envio de e-mails personalizados, de forma automática e segmentada para os seus clientes de acordo com a estratégia desejada. Envie e-mails desejando as boas vindas ao programa, felicitando o cliente pelo aniversário ou estimulando ele a indicar um amigo, as possibilidades para essa estratégia são diversas.
No Dia do Cliente, pense no cliente!
O mais importante para o seu negócio é o seu cliente. Quando você pensa na experiência dele e planeja tudo do ponto de vista dele, os seus resultados são muito melhores.
Então, se dedique para entender o que seus clientes esperam não só para essa data, mas o que eles esperam do seu negócio em geral para que você possa oferecer a melhor experiência possível! Aproveite esse momento para investir na fidelização dos seus clientes. Você pode contar com a Donuz para isso, a nossa equipe está pronta para te atender e te auxiliar no encantamento e fidelização dos seus clientes. Vem com a gente!