No seu aniversário qual é a primeira coisa que você espera quando acorda? Se você é como a maioria das pessoas, você com certeza espera que os outros lhe desejem parabéns pelo seu dia.
Receber um “feliz aniversário” nos traz um bom sentimento. É algo que adoramos, então por que não aproveitar isso no seu negócio?
Continue lendo nosso artigo, para entender melhor como agregar na vida do seu cliente no dia do aniversário dele e consultivamente fidelizá-lo e aumentar as suas vendas.
Colete as informações de aniversário
Antes de parabenizar seu cliente pelo aniversário dele, você precisa saber quando será! Quando seus clientes se inscreverem no seu programa de fidelidade, eles terão a opção de colocar a data de nascimento ao preencher os dados.
Um aniversário é poderoso
Nós já sabemos do poder da personalização no mundo digital e é por isso que você deve tratar seu cliente pelo nome em seus e-mails e recomendar produtos com base nas últimas compras feitas, esses incentivos são ótimos e são muito úteis, mas não criam a mesma conexão emocional que algo especial e atencioso no aniversário do cliente.
Você presta atenção quando alguém te chama pelo seu nome, mas se sente ainda mais especial quando te parabenizam pelo seu aniversário.
Quando estamos felizes, é mais provável que economicemos ou gastemos, na verdade quando estamos no extremo de qualquer emoção, gastamos ou economizamos conforme as situações em que estamos sendo apresentados. Isso acontece por conta de um aumento na oxitocina produzida no cérebro. Quem não fica de bom humor depois de receber um “feliz aniversário”? Isso fará com que seu cliente se sinta feliz e motivado a realizar novas compras.
Personalize seu programa de fidelidade com um “feliz aniversário”
Agora que seus clientes estão satisfeitos e mais propensos a realizar novas compras, vamos ver como podemos fazer isso acontecer. Todos nós amamos receber um “parabéns, feliz aniversário”, mas receber um presente é ainda melhor! Adoramos receber presentes em qualquer dia, mas em especial no nosso aniversário.
Enviar e-mail parabenizando os clientes pelo aniversário já é algo que muitas empresas fazem. Algumas adicionam ofertas nesses e-mails, outras não. Enviar apenas um e-mail parabenizando o cliente sem uma oferta, é uma grande perca de oportunidade.
Muitas empresas oferecem um cupom ao cliente, mas ainda assim, não é o ideal, pois no pensamento do cliente, você não deu a ele um presente, mas sim um convite para gastar dinheiro. Eles podem aceitar esse convite ou não, mas se não, você não lhes deu um “presente de verdade”.
Um “presente de verdade” é algo que eles terão, independentemente de fazerem uma compra ou não. Se você já tem um programa de fidelidade, você pode dar pontos de aniversário. Eles podem ser usados quando o cliente achar necessário. Mas, recomendamos que você os incentive a usá-los o quanto antes.
Adicionar pontos de aniversário para o cliente é uma ótima forma de personalizar o seu programa de fidelidade. Além dos pontos você pode oferecer um mimo para o cliente, o que deixará ele ainda mais feliz.
Como implementar pontos de aniversário
Após optar por recompensar seus clientes com pontos no aniversário, você precisa decidir quantos pontos serão dados. Os pontos de aniversário são ótimos para criar uma conexão com seus clientes. Eles ajudam a criar um vínculo entre vocês, algo que é difícil no mundo digital.
Contudo, isso não está vinculado a uma ação lucrativa financeiramente para sua empresa, como: cadastro, recompensa por compras e indicações. É por isso que recomendamos definir os pontos de aniversário um valor menor do que essas ações, mas ainda o suficiente para gerar valor. Uma boa regra pode ser 25% do que você recompensa por um cadastro, por exemplo.
Comece a oferecer pontos de aniversário para seus clientes
Comemorar o aniversário dos seus clientes é apenas uma das formas de aumentar a lealdade deles e criar um relacionamento forte. Espero que esse pequeno artigo tenha lhe ajudado e lhe informado o que você precisa para começar a premiar os aniversariantes que fazem parte do seu programa de fidelidade. Veja com o fornecedor do seu software de fidelização como começar a usar a estratégia.
Se a sua empresa ainda não possui um programa de fidelidade e não beneficia o seu cliente no aniversário dele, entre em contato conosco para mudar isso já.