Ver as vendas emo faturamento em queda, mercadorias paradas em estoque e todo investimento indo por água abaixo é um dos piores cenários para qualquer gestor, mas será que esta situação está ligada somente a projeções de mercado, crises na economia nacional e fatores gerais?
Às vezes, a resposta para o motivo de queda nas vendas está internamente ou até mesmo ligada a itens básicos, no dia a dia da maioria das empresas.
Abaixo listamos alguns dos principais motivos que levam as vendas a caírem, confira e saiba o que fazer nesses casos.
1. Não se dedicar ao pós venda
Sua empresa vê seus custos aumentando e seus lucros diminuindo?
Talvez você não esteja investindo corretamente em estratégias de pós-venda que tem como objetivo reter e fidelizar os clientes.
Após a primeira compra de um cliente dedique-se a manter um contato ativo com ele, para ajudá-lo em caso de problemas pós-compra, um cliente que tem o seu problema resolvido, volta sempre. Além disso, também você pode encorajá-lo a novas compras ao identificar as necessidades do cliente no contato ativo.
2. Não ter um relacionamento eficiente com o cliente
Como ter um bom pós-venda se não existe eficiência no relacionamento com o cliente?
Manter o relacionamento ativo, e bem estruturado com o seu cliente, pode, ao mesmo tempo, lembrá-lo da sua empresa e agregar valor para a sua marca. Seu cliente te conhecer é essencial.
Assim, na próxima vez que ele precisar do seu produto ou serviço ele não irá se esforçar tanto para encontrar você, nem para saber como comprar da sua empresa.
3. Não medir a satisfação do seu cliente
Com certeza você sabe da importância de medir a satisfação do cliente para manter a melhoria contínua de uma marca.
É ideal que toda empresa tenha um espaço para o seu cliente dar feedbacks positivos e negativos do seu produto ou serviço, além de dar sugestões para melhoria.
Assim, você pode trabalhar constantemente na melhoria do produto e também do atendimento ao seu cliente.
4. Negligenciar a experiência do cliente
Já dizia o ditado: a primeira impressão é a que fica. Por isso, desde o começo, sua empresa precisa priorizar a experiência positiva do cliente. Assim, fica mais fácil criar credibilidade e uma boa reputação com eles.
A experiência do cliente é o fator determinante para sua satisfação ou insatisfação. Para que ela seja completa, positiva e supere as expectativas, é necessário um atendimento bem estruturado que reforce essa experiência do primeiro contato com o cliente até a finalização da compra e no pós-venda.
Neste artigo você conseguiu ver alguns pontos internos e de atendimento que podem estar diretamente ligados nas quedas das vendas da sua empresa.
Para evitar que seu negócio fique parado por conta desses e de outros fatores, siga nossas dicas e conte sua experiência para nós!
Coloque em prática essas dicas com nosso CRM de retenção e fidelização de clientes.