Tenho certeza que existem algumas marcas que você compraria, independente dos benefícios oferecidos por ela. E isso acontece porque possivelmente, algo foi feito para construir um relacionamento emocional entre você e essa marca, um relacionamento que não se baseia na economia que você receberia em troca como cliente.
Conforme o mundo digital se torna cada vez mais comum, as marcas que buscam desenvolver conexões emocionais duradouras com seus clientes têm a oportunidade de conquistar um nicho lucrativo.
Considerando que 70% das decisões de compra são baseadas na emoção, não é difícil entender o impacto positivo que isso pode ter no seu negócio.
O desafio é fortalecer essas relações separadas por uma tela.
A chave para as conexões emocionais é o marketing de valor agregado
Muitas pessoas ainda descartam a possibilidade de construir conexões emocionais com os clientes online (inclusive seus concorrentes) pois acreditam que a conexão online é limitada, mas isso não precisa ser verdade. O segredo é imitar a experiência offline agregando valor para o seu cliente.
O marketing de valor agregado é uma abordagem empática que encanta o cliente e gera valor além da compra.
Criando uma experiência que vai além do que os clientes esperam, proporcionando uma experiência imersiva. Essa imersão cria emoções positivas que começam a ser associadas a sua marca.
Agora, você está dando a eles algo além da oportunidade de comprar um produto, você os convida a aproveitar tudo de bom que a sua marca oferece.
Através de conteúdos nas redes sociais e recompensas, você cria outros pontos de contato para seus clientes se conectarem com a sua marca.
A comunidade é resultado do marketing de valor agregado
O marketing de valor agregado é uma forma eficaz de construir conexões emocionais, mas ele não por aí.
Através dos relacionamentos que foram gerados pelas iniciativas de agregação de valor, você pode aprofundá-las usando estratégias como ferramentas para construir uma comunidade de marca maior.
Agregar valor estabelece a base para uma comunidade engajada e com relacionamentos emocionais profundos.
Esse tipo de relacionamento torna os clientes mais propensos a continuar investindo na sua marca por mais tempo. Isso prova que os clientes que se sentem conectados às marcas com que compram são mais valiosos a longo prazo, o que significa que investir nesses relacionamentos com esses clientes te prepara para um crescimento sustentável por um longo tempo.
Criar oportunidades para os clientes se envolverem tanto com sua marca quanto entre si permitir que os clientes saibam que eles são valiosos para sua marca, tornando sua marca ainda mais valiosa para eles.
Aqui estão alguns dos melhores jeitos de usar o marketing de valor agregado para construir uma comunidade:
Mostre a transparência através do conteúdo visual
Uma das maneiras mais rápidas e impactantes de se conectar com seus clientes é através de um conteúdo visual, pois isso humaniza a sua marca. Pode parecer estranho, mas muitas pessoas ainda têm receio de comprar online pois acreditam ser algo arriscado. Isso porque não têm certeza de com quem estão negociando e acham difícil confiar nas marcas.
Pessoas confiam em outras pessoas, sendo assim, apresentar rostos juntamente com a sua marca ajuda os clientes a se sentirem mais confortáveis e confiantes com a sua marca. Isso faz com os clientes queiram fazer parte da sua comunidade e os mantenha engajados após a primeira compra.
Através do conteúdo visual é fácil mostrar para os clientes as pessoas que estão por trás da marca, criando um senso de confiança e um desejo de se juntar à sua comunidade.
As fotos e vídeos também podem ajudar a estabelecer quem a sua marca é e quais são os valores defendidos por ela.
Algumas marcas apresentam em destaque as fotos compartilhadas pelos seus clientes no Instagram tanto no feed quanto nos stories ou até no site ao fim da página inicial. Através de cada uma das fotos, novos clientes são convidados a fazer parte da comunidade.
Quando novos clientes veem os membros da sua comunidade desfrutando da sua marca, você tem a oportunidade de enfatizar emoções positivas, ajudando-os a imaginar como eles poderiam experimentar essas coisas e fazer parte da sua comunidade.
Apresente a história da sua marca
Uma das melhores formas de se conectar com seus clientes é através da história da sua marca. Essa história é o que diferencia a sua marca.
A autenticidade permite que você desenvolva confiança com clientes com ideias semelhantes que procuram maneiras significativas de se envolver com marcas como a sua.
Esse desejo criará uma reflexão que manterá sua marca na mente do seu cliente. Quando você comercializa para um grupo específico, e não para todos, rapidamente estabelece que as necessidades delas são mais importantes do que as suas.
Através do marketing de valor agregado é possível usar os sentimentos gerados como porta de entrada para relacionamentos duradouros.
Construa uma comunidade com recompensas
As comunidades são eficazes porque as emoções são influenciadas por grupos, nós gostamos de compartilhar nossas vidas, acontecimentos e experiências com outras pessoas e buscamos oportunidades para fazer isso.
Os programas de fidelidade são um ótimo meio para impulsionar o desejo de permanecer conectado, pois dão aos clientes um motivo para se envolverem.
Categorias de clientes e pontos combinados são o pacote perfeito para incentivar os clientes a se verem como parte da comunidade da sua marca e estimulá-los a convidar outras pessoas para participar.
A melhor parte disso é que pode ser feito por qualquer marca. Quer você já tenha uma comunidade ou esteja construindo uma, as recompensas são uma forma de aplicar essa estratégia para ajudá-lo a desenvolver sentimentos de familiaridade com os seus clientes.
Ao dar a possibilidade de escolha das recompensas para os clientes, você estabelece um compromisso emocional enraizado com sua marca, o que gera relacionamentos contínuos.
Seja consistente na produção de conteúdo
Os clientes são diferentes e gostam de se envolver de formas diferentes. Dar a eles opções de encontrar você e a sua comunidade continuamente e em diversas redes aumenta as chances deles encontrarem valor no que você oferece, desejando eles entusiasmados em fazer parte da sua comunidade.
Como dito anteriormente, blogs, redes sociais e canais do YouTube são ótimas maneiras de expandir o alcance da sua marca e criar outras formas dos clientes se conectarem e se apaixonarem pela sua marca. Fazer uso das diferentes maneiras de se manter conectado torna sua marca mais acessível.
Consistência é a chave para essa estratégia. O marketing de valor agregado só é valioso se for mantido ao longo do tempo, especialmente para marcas que estão presentes apenas online. À medida que os clientes se acostumam com a experiência oferecida, eles começarão a esperar por ela como uma das vantagens oferecidas pela sua marca.
Sua comunidade estará esperando para obter respostas e antecipar o que você será compartilhado a seguir, então não os decepcione!
Construa conexões reais
A internet vem tomando cada vez mais espaço nas nossas vidas, com isso, a importância da experiência online e da comunidade de marca só aumenta. Por isso é tão importante você entender como alavancar o marketing de valor agregado e os clientes incríveis que você já possui para formar uma comunidade que siga, apoie e se envolva com sua marca.
Com a Donuz você pode dar início a comunidade da sua marca através do nosso programa de fidelização, entre em contato conosco e conheça a nossa solução.