Para construir um relacionamento mais próximo com os seus clientes é muito importante mostrar gratidão de forma sincera. É algo simples, mas poucas empresas dedicam um tempo para agradecer seus clientes com sinceridade.
As marcas que vem surgindo e as que estão em constante crescimento, tem investido na experiência do cliente, consecutivamente melhorando essa experiência através da gratidão, elas oferecem uma experiência significativa.
Agradecer aos clientes é uma das formas de tornAgradecer aos clientes é uma das formas de torná-los ainda mais fiéis, clientes fiéis têm mais probabilidade de comprar novamente e além de serem mais prováveis de indicar um amigo.
Um gesto tão simples, mas muitas vezes esquecido. Retornar ligações, ser pontual ou simplesmente responder um e-mail, são sinais de respeito e atenção com o cliente.
A gratidão traz à tona a humanidade da marca, criar conexões e aumentar a retenção de clientes.
Mesmo após essa curta explicação você pode estar se perguntando, o que a gratidão tem a ver com o atendimento ao cliente?
Tudo! Mostre aos seus clientes que você os aprecia, dê a eles além do que eles esperam, e dentro do que foi prometido. A gratidão é a chave para reter os clientes, afinal é muito mais fácil e lucrativo retê-los do que atrair novos.
Um simples obrigado ou qualquer demonstração de gratidão pode criar uma boa experiência e mudar a forma como seu cliente vê sua marca. Muitos estão dispostos a pagar mais por uma experiência memorável.
Mostrar apreço é uma maneira fácil de construir relacionamentos significativos com os clientes e fazer com que se sintam valorizados.
Como demonstrar gratidão aos seus clientes?
Agradecer não precisa ser complicado. Na verdade, a maioria dos clientes não têm muitas exigências quando se trata disso, geralmente eles apenas esperam por algo direto e sincero. É importante que seu cliente veja que há um ser humano real nos bastidores da sua marca.
Demonstre gratidão sem mostrar que você espera algo em troca, apenas agradeça, por ele ser um cliente que confia no que sua marca entrega. Isso é o suficiente para criar uma conexão real e que trará resultados orgânicos.
Crie uma experiência incrível e marcante e faça com que seus clientes falem positivamente da sua marca, de forma natural.
1. Determine um orçamento
Pense em quantas pessoas você deseja alcançar e defina um orçamento para seu “programa de gratidão”. Não é preciso investir muito dinheiro para criar momentos marcantes, existem maneiras simples e econômicas de praticar essa ação.
A sua criatividade e dedicação ao lembrar do seu cliente é o que deve fazer diferença.
2. Crie um processo que possa ser repetido
Conforme sua marca crescer será impossível agradecer a cada cliente sozinho. Por isso, pode ser útil criar um processo que possa ser repetido.
Para facilitar esse processo, você pode dividir os seus clientes e enviar a eles um agradecimento manuscrito e até um mimo, juntamente com uma compra. Aqui estão algumas maneiras de dividir seus clientes em diferentes de níveis de agradecimento:
- Novos clientes;
- Clientes recorrentes;
- Clientes aniversariantes;
- Clientes que deram um feedback;
- Clientes que participam do programa de fidelidade;
Defina um processo simples e repetível para que seu time possa fazer com que a gratidão da sua marca continue chegando até seus clientes, com o tempo isso se tornará uma tarefa habitual. Estruturar um processo garantirá que ele aconteça e não se perca no caminho.
Lembre-se que a sua equipe é embaixadora da sua marca. Todos devem ser incentivados a ouvir e reconhecer as necessidades dos clientes.
Seis formas de enviar mensagens de agradecimento
Após entender a importância de agradecer seu cliente, você ainda pode precisar de algumas outras ideias para colocar a gratidão em prática.
Aqui estão seis formas de espalhar gratidão para seu cliente que podem te inspirar:
1. Agradecimento escrito à mão
Escrever algo personalizado, à mão, é uma ótima maneira de agradecer ao cliente. É muito eficaz e mostra que há um ser humano envolvido nos bastidores da sua marca.
Qual foi a última vez em que você enviou algo escrito à mão ao invés de enviar uma mensagem no Whatsapp ou até um e-mail? Esses meios são muito eficazes, mas algo escrito à mão é realmente significativo e vai muito além do que estamos acostumados nesse mundo moderno.
Você não precisa enviar um agradecimento apenas dentro do pedido, pense em outros momentos que você poderia escrever para seu cliente, em uma data comemorativa ou após a resolução de um problema com seu suporte, pense em como isso pode gerar uma experiência positiva e fazer com que seu cliente crie mais apreço pela sua marca.
Enviar um agradecimento manual em cada pedido pode não ser escalável, você pode definir uma meta mensal para você ou para seu time realizem essa ação ou podem separar um dia e horário da semana para escreverem alguns agradecimentos à mão.
Envolver toda a sua equipe ajuda a criar uma cultura de gratidão. Pense nas estratégias que podem funcionar melhor para vocês manterem essa cultura fazendo com que isso se torne a essência da marca.
2. Pense dentro e fora da caixa
O unboxing (ato de desembalar novos produtos) é uma experiência incrível, pois os clientes estão aguardando ansiosamente pelo momento em que terão seu produto em mãos.
As embalagens têm como objetivo superar as expectativas do cliente. Aproveite a embalagem e crie uma experiência a mais, afinal ela é essencial para o envio do pedido e já foi paga.
Seus clientes estão prontos para ficarem “encantados”. É também uma oportunidade de agregar valor ao pedido com outros itens juntamente com a compra e também uma chance de novas vendas.
Pense em alguma coisa que pode trazer uma pequena surpresa para seu cliente como: a fita que irá lacrar a caixa, um folheto com alguns de seus produtos, um folheto com desconto ou um folheto simples que incentive o cliente a manter contato por meio das redes sociais.
Além disso, em cada pedido você pode incluir mimos como: adesivos, imãs, brindes ( é importante ser algo útil para o cliente e que o faça lembrar da sua empresa), e até mesmo um agradecimento como citamos no tópico anterior.
Esses detalhes podem parecer pequenos, ou talvez você pense que não surtirá efeito mas os pequenos detalhes fazem toda diferença e encantam o cliente.
3. Amostras grátis
O que é melhor que uma amostra grátis com aquela encomenda que você tanto espera? Colocar uma pequena amostra com o pedido é uma ótima maneira de dizer obrigado.
Amostras surpreendem e encantam o cliente, além de ser uma ótima maneira de apresentar algo que talvez o cliente não conheça.
É importante que a amostra combine com o pedido e o perfil do cliente, para que seja algo útil e que ele possa possivelmente adquirir na próxima compra.
Algumas marcas lançam amostras dos produtos mais vendidos para os clientes conhecerem, experimentarem e comprarem futuramente.
É importante pensar que as amostras podem servir para diversos segmentos, por exemplo marcas de alimentos podem oferecer uma degustação gratuita, já as empresas como escolas e academias, podem oferecer uma aula experimental, o importante é adaptar as estratégias para sua marca.
Para que as amostras grátis gerarem conversão é de suma importância tornar toda a experiência do cliente agradável.
Por fim, nenhuma propaganda consegue gerar o mesmo impacto que uma distribuição de amostra bem feita. Essa estratégia gera uma experiência única.
4. Dê destaque às publicações dos seus clientes
Repostar as publicações feitas pelos seus clientes é uma ótima maneira de mostrar publicamente que você está sempre por perto deles.
O conteúdo gerado pelo seu cliente é muito útil, repostar as publicações relacionadas a sua marca ajuda a dar mais credibilidade e atrair novos clientes. Além disso, cria um vínculo entre você e eles.
Crie uma hashtag para seus clientes colocarem nos conteúdos que eles postarem, além de marcar vocês, assim fica mais fácil encontrar essas publicações. Não se esqueça, antes de compartilhar o conteúdo, é importante pedir permissão a quem publicou.
5. Dê descontos pós-compra
Dar descontos para clientes fiéis é uma ótima maneira de fazer com que eles voltem, e também, uma forma de agradecer pela última compra.
Mas é preciso ter cuidado com os descontos, pois eles podem deixar seus clientes (mal) acostumados e sempre esperando um novo cupom. Enviar um desconto a um novo cliente geralmente é uma maneira econômica de fazer com que ele realize uma nova compra.
O ideal é não parecer estar tentando fazer uma venda. Use algumas palavras para mostrar a exclusividade do cupom de desconto, como:
- Como forma de agradecimento.
- Apenas para você!
- Benefícios para clientes fiéis como você!
Você pode enviar os descontos em um e-mail de agradecimento ou juntamente com a primeira compra. É importante monitorar os resultados e a eficácia desses cupons.
6. Crie conexões através de vídeos
Se você quiser fazer diferente e ir além de todos estes passos, tente gravar um vídeo de agradecimento personalizado para seus clientes. Os vídeos mostram ao cliente que doi dedicado tempo e esforço, afinal é um trabalho manual.
Os vídeos são bons para diversas ocasiões, inclusive em ocasiões especiais onde você pode ser criativo, você pode enviar um vídeo após a compra do seu cliente ou no aniversário dele.
Em algumas empresas cada novo cliente recebe um vídeo feito pelo fundador da marca. São vídeos calorosos e acolhedores e mostram a humanidade por trás da marca.
Existem muitas maneiras de usar vídeos para agradecer seus clientes, use a sua criatividade, coloque em ação e veja como seus clientes reagem.
Um simples obrigado pode chegar muito longe
Seja qual for o meio que você escolheu para agradecer o cliente, apenas certifique-se de agradecê-los de forma pessoal, atenciosa e verdadeira, os clientes amam um agradecimento sincero.
Um ato de gratidão e um atendimento de excelência, são motivadores para criar uma conexão real com seus clientes, construir esse relacionamento te coloca à frente dos seus concorrentes e faz com que você tenha ainda mais sucesso.