Um presente dado ao cliente pode aumentar a receita de uma empresa em 23%. Este foi o resultado de um estudo realizado com clientes de um restaurante.
No experimento os garçons entregavam para o primeiro grupo de clientes a conta juntamente com um doce. Para o segundo grupo, eles entregavam apenas conta, sem doce.
O resultado deste estudo mostrou que os clientes que ganharam o doce, deram 3% a mais de gorjetas ao garçom na hora de pagar a conta.
Em um estudo complementar, os garçons deram dois doces e houve um aumento de 14% nas gorjetas.
E no último experimento o garçom, dava um doce, saia de perto da mesa e depois voltava falando: “pra vocês que são muito legais, vou dar mais um doce”. Nestes casos as gorjetas chegaram a aumentar 23%. Isso foi influenciado não pela quantidade, mas pelo jeito que o garçom deu os doces.
Colocando em prática: Surpreenda seus clientes com um presente e seja gentil e você irá aumentar seu faturamento imediato e ainda terá clientes mais satisfeitos e fieis.
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Fonte: David B. Strohmetz, Bruce Rind, Reed Fisher, Michael Lynn (2006) Sweetening the Till: The Use of Candy to Increase Restaurant Tipping – https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1559 -1816.2002.tb00216.x