Como garantir o sucesso do seu negócio? O que se deve priorizar para que seus objetivos sejam alcançados? E mais ainda: como descobrir quais são esses objetivos?
Estes são, de maneira bem simplificada, os pontos chave do conceito de Fatores Críticos de Sucesso. Estudar este conceito permite saber exatamente onde você deseja chegar com sua empresa e o que deve ser feito para atingir as metas que você mesmo estabeleceu.
Assim, sua empresa ou projeto entra em foco e toda sua energia, recursos e ideias são aplicados onde realmente é necessário.
Como surgiram os Fatores Críticos de Sucesso?
O conceito de Fatores Críticos de Sucesso foi citado pela primeira vez pelo Dr. Ronald Daniel em um artigo ainda nos anos 60. Mais tarde – cerca de uma década depois, ao final dos anos 70 -, suas ideias foram aprofundadas por John F. Rockart, da Sloan School of Management do MIT.
A partir daí, passou a ser utilizado como uma ferramenta para gerenciar negócios e projetos, sendo aplicado também em outras áreas do conhecimento.
A definição mais conhecida para os Fatores Críticos de Sucesso, ou FCS, segundo Rockart, é: “um limitado número de áreas nas quais os resultados, se satisfatórios, irão assegurar um desempenho competitivo de sucesso para a organização. São as poucas áreas-chave em que as coisas devem dar certo para que o negócio floresça “
Tais áreas de atividade, depois de definidas, devem ser constantemente cuidadas e administradas para que este mesmo negócio alcance o sucesso.
Ou seja, ao monitorar constantemente os Fatores Críticos de Sucesso, você garante que seu negócio ou projeto seja bem-sucedido.
Não os conhecer e negligenciá-los, por sua vez, pode ser um fator que leve ao fracasso do seu empreendimento.
Os FCS têm profunda relação com os valores, visão e missão da sua empresa. São referências que devem estar na mente de todas as pessoas envolvidas no seu projeto, independente do nicho ou gênero de negócio.
Como descobrir quais são os Fatores Críticos de Sucesso do meu negócio?
A descoberta dos FCS em seu empreendimento não segue um modelo fixo. Varia de negócio para negócio e de nicho para nicho. Por isto é tão importante olhar para dentro de seu negócio e iniciar o mapeamento destes fatores. Um bom começo é se perguntar por que o cliente escolheria consumir o seu produto ou serviço e não o de um concorrente.
Além disso, você pode fazer uma lista das metas que gostaria de atingir, em um método conhecido como Fatores Críticos de Sucesso Candidatos: de um lado, são colocados os objetivos e, do outro, aquilo que se pode fazer para atingi-los. Depois, faça a si mesmo a pergunta: o que é essencial para que meu negócio atinja este objetivo? Começam a surgir daí os FCS.
Por exemplo, uma empresa de cosméticos naturais quer obter a certificação de produtos orgânicos. Quais são os passos para se conseguir esta certificação? Um bom começo pode ser procurar fornecedores cuja matéria prima seja totalmente orgânica.
Sem isso, o próprio produto da sua empresa não pode ter esta certificação e não vai atingir o objetivo de ser uma marca 100% orgânica, destacando-se no mercado de cosméticos. Ou seja, o ideal é ir afunilando as ideias até chegar em passos reais e concretos para implementar determinada coisa em seu negócio.
O que é realmente essencial para atingir o objetivo X? Escolha cinco itens e parta daí. Ter muitos Fatores Críticos de Sucesso na sua lista pode mais atrapalhar que ajudar, então o mais indicado é ir gerenciando os processos por etapas.
Alguns exemplos de Fatores Críticos de Sucesso que podem ser escolhidos para o seu negócio
- Por que o cliente deve escolher meu produto e não o da concorrência?
- Qual é o diferencial competitivo do meu produto ou serviço que pode levar minha empresa a ter sucesso?
- Como posso alcançar a vantagem competitiva em relação a meus concorrentes?
- Quais são os passos para que meu negócio alcance a segurança e independência financeira?
- Quais processos podem levar à melhoria da administração do meu negócio?
- Como é o mercado dentro do qual meu negócio está inserido?
- Qual é a imagem da minha empresa em relação aos stakeholders?
- Quais são os equipamentos à disposição do meu negócio?
- Como posso me relacionar melhor com meus fornecedores? Que requisitos eles devem ter para levar meu produto ou serviço à excelência?
- Como está sendo feito meu controle de custos?
- Meu negócio tem uma boa localização?
- Como atrair mais clientes?
- Quais são os pontos em que o atendimento ao cliente deve melhorar?
- Como posso inovar a cartela de produtos e serviços?
- A logística do meu produto está sendo executada de maneira eficaz?
- Como posso melhorar o marketing e as campanhas promocionais do meu produto?
Claro, esta é apenas uma lista com fatores que podem ser mapeados em sua empresa. Tudo depende do seu tipo de negócio, afinal, os FCS não são conceitos fixos, mas variáveis que levam sua empresa a ser bem-sucedida.
Uma outra possibilidade é analisar os Fatores Críticos de Sucesso de acordo com a classificação proposta por Rockart:
Indústria: O que a indústria pode fazer para manter sua competitividade, em relação aos atributos individuais daquela indústria;
Ambiental: Qual a influência do ambiente para o sucesso do empreendimento. Mercado, economia atual, características do nicho, concorrência, são alguns dos fatores que alteram o ambiente de um negócio.
Estratégico: Posicionamento do empreendimento no mercado. Quais os processos que levam uma empresa a ocupar uma posição em seu nicho e como ela pode se destacar?
Temporal: Fatores internos que influenciam os Fatores Críticos de Sucesso. Dificuldades do negócio, gestão de pessoas, processos gerenciais, direções tomadas até aquele momento, dentre outras particularidades de cada negócio.
Quais as vantagens de estabelecer os Fatores Críticos de Sucesso para o meu negócio?
Apurar e monitorar as FCS do seu negócio permite manter o foco no que é necessário para o empreendimento se desenvolver, eliminando todo o ruído que pode dispersar essa energia, direcionando recursos para os lugares certos, resultando no alinhamento dos procedimentos com a missão, visão e valores da empresa, levando não apenas ao sucesso, mas ao que o empreendedor realmente deseja conseguir com seu projeto, em todos os níveis.
Conhecer todas as variáveis que podem levar ou não ao sucesso e a alcançar as metas estabelecidas é um processo que tem aplicação prática. É mais do que simplesmente fazer uma lista de metas. As aplicações práticas dos Fatores Críticos de Sucesso são:
- Cada gestor individual consegue identificar informações que levem ao sucesso das metas estabelecidas;
- Estabelecer os FCS auxilia o planejamento estratégico em todos os níveis e períodos, em curto, médio e longo prazo;
- Direciona as tomadas de decisões em todos os processos e áreas do negócio.
- Permite acompanhar a evolução do negócio ao longo do tempo.
Aprofundar o conhecimento de seu projeto, ter clareza nas metas a serem alcançadas, saindo da visão ampla para aspectos mais específicos e atitudes que devem ser tomadas para que o empreendimento possa se desenvolver com saúde, fortalecendo-se para atravessar crises tanto internas quanto de mercado passa pelo estabelecimento dos Fatores Críticos de Sucesso.
Ignorar os aspectos que fazem parte de uma empresa, e definir o que pode ser feito para melhorar cada área é fatal para a vida desta mesma empresa. Por isso, vale a pena implantar o mapeamento dos FCS. Empreender é atualizar-se e conhecer o seu negócio, sempre.