Em um famoso texto de Russel Conwell, pastor norte americano, chamado Acres de diamante, ele conta a seguinte história:
Uma pessoa abandona a casa onde mora e sai pelo mundo em busca de riquezas. Muitos anos depois, quando volta, descobre que o terreno onde morava antes tinha uma mina de diamantes. Estaria tudo bem se nesse local já não morassem outras pessoas, que compraram a casa e agora são milionárias.
Tá, mas porque estou te contando isso?
A história do pastor ilustra bem o que quero lhe mostrar: muitos empreendedores têm dentro de seus estabelecimentos um potencial grande de vendas – o tesouro, que são seus clientes – e não está lhes dando a devida atenção ou os deixando irem embora facilmente.
Neste texto, vou lhe mostrar como a campanha para clientes inativos da Donuz pode lhe ajudar a atingir um maior número de sucesso em retorno daqueles clientes que já não voltam mais em seu estabelecimento há algum tempo e mostrar como essa ferramenta pode lhe ajudar ainda mais na eficiência com o seu programa de fidelidade.
Resumo da novidade
- A importância de uma CTA
- Esta funcionalidade vai lhe ajudar a retomar o relacionamento com aqueles clientes que não voltam
- Entenda como funciona a CTA da Donuz
- Principais resultados a se obter
Esta nova funcionalidade vai lhe ajudar a retomar o relacionamento com aqueles clientes que não voltam
Imagina aquele cliente que não volta em seu estabelecimento a algum tempo, e de repente, ele retorna e volta a consumir de seus produtos ou serviços novamente. É uma boa?
Tá, esses clientes ainda não retornaram, mas posso te dizer que uma das melhores estratégias para que isso aconteça, e com frequência, é a campanha para retorno de clientes inativos da Donuz.
Isso significa dizer que você sai da categoria de totalmente passivo à fuga de seus clientes, e passa, de maneira efetiva e assertiva, a se comunicar com eles de forma com que esses se sintam atraídos a voltar e comprar contigo novamente.
Vou ser mais claro:
- O cliente não compra mais contigo;
- Você percebe a falta desse cliente;
- Com isso, você está perdendo vendas;
- Com essa nova funcionalidade, você se comunica com esses clientes através de e-mails, enviando promoções através de cupons resgatáveis;
- Ele recebe o e-mail, considera a opção por resgatar esses cupons e novamente volta a ser seu cliente.
Na prática, como funciona a CTA da Donuz
O CTA desenvolvido pela Donuz trabalha inteiramente de forma automatizada, e funciona da seguinte maneira:
1º passo: Defina um período de recorrência em que seu cliente retorna em seu estabelecimento.
Exemplo: Em uma padaria, o período de recorrência desse cliente é quase que diariamente, pois ele precisa comprar o pão matinal, leite, pó de café e etc.
Outro exemplo é em um restaurante de comida japonesa, que se difere um pouco da padaria. Nesse segmento de restaurante, o período de recorrência desses clientes pode ser de duas em duas semanas, sendo um pouco mais ou um pouco menos que isso.
2º passo: Definido esse período de recorrência, o próximo passo é o monitoramento desses clientes, se eles estão voltando ou não em seu estabelecimento no período estipulado como normal para o retorno dele.
3º passo: Baseando-se novamente no exemplo do restaurante, se o cliente não retornar dentro de duas semanas da última compra, ele estará apto a entrar na lista dos clientes inativos.
O cliente estando nessa lista, logo, ele receberá em seu e-mail alguns conteúdos definidos pelo próprio empresário, com call to actions que estimule ele a resgatar esses cupons e retornar ao seu estabelecimento.
Tudo de uma forma muito simples. No primeiro link, como visto na imagem abaixo, se encontra a opção de campanhas que podem ser criadas para ser enviadas para esses clientes, bem como a data inicial e final da campanha, e as métricas que ela gerou.
No segundo link se encontra a opção de edição dessas campanhas, onde pode ser configurado as campanhas a serem enviadas para esses clientes inativos.
No terceiro e último link da ferramenta se encontra a opção de validação de vouchers, onde é gerenciado os cupons que os clientes resgatam e você pode dar baixa em todos que forem usados.
Principais resultados a se obter
- Retorno de clientes que já não tinham o objetivo de voltar;
- Aumento do faturamento médio;
- Aumento do relacionamento entre o cliente e a sua marca;
- Retenção desses clientes que passam a entender sua preocupação com ele;
- Mais resultado no seu programa de fidelização de clientes.