5 estratégias imbatíveis para vender mais

Saiba como e por onde começar a montar uma boa estratégia de vendas e conduza seu cliente a exatamente onde ele tem que chegar: a compra.

Compreender e implementar estratégias efetivas de vendas é essencial para empresas de todos os tamanhos. Se os responsáveis pelas vendas não tiverem as habilidades necessárias para iniciar e fechar uma venda, a empresa pode perder dinheiro e arruinar sua reputação. São as suas estratégias de vendas que irão influenciar se seus clientes decidem fazer uma compra de você ou do seu concorrente.

Encontrar novas pessoas para comprar seu produto ou serviço é uma parte importante do seu negócio. Você tem um ótimo produto, está com a sensação de estar fazendo tudo certo, tem um estabelecimento bem estruturado, mas não está conseguindo obter uma quantidade satisfatória de clientes para consumir o que você tem para vender? Talvez esteja faltando você entender o que realmente importa para os clientes.

Neste artigo iremos te mostrar 5 técnicas infalíveis de aumento de vendas totalmente eficazes e que qualquer um pode implementar em seus negócios. Mas fique atento: em um empreendimento, não basta somente aumentar as vendas, você precisa também fidelizar seus clientes, fazer com que eles se tornem fãs fiéis da sua marca e obter lucros.

1. Entenda quem é o seu cliente

Conhecer o perfil do seu público-alvo é essencial para uma abordagem certeira. Um bom empreendedor presta atenção ao comportamento dos seus clientes.

Qual é o estilo das pessoas que mais provavelmente irão comprar de você? Crie um persona, um avatar desse cliente ideal com as seguintes perguntas para seus clientes:

  • Quantos anos eles têm?
  • Eles são homens ou mulheres?
  • Eles têm filhos?
  • Qual a média salarial?
  • Qual é o nível educacional?
  • Quais são os hobbies?
  • O que mais gostam de comer?
  • Tem restrição a algum tipo de alimento?

Através de entrevistas com uma média de 5 a 7 clientes, analise todas as respostas, junte tudo que elas têm em comum e defina seu cliente ideal. A partir daí, o trabalho é para agradar esse seu cliente e todos os outros. Crie promoções, bonificações, mimos e tudo que o faça se sentir agradável com os seus serviços.

Definir esse cliente ideal é o ponto de partida para toda a sua estratégia de vendas, e também lhe ajuda em todo o seu crescimento para atração, conversão, vendas e fidelização.

2. Trabalhe para que a concorrência se torne irrelevante  

Já existe algum produto no mercado que seu concorrente ainda não faz ou não vende? Se não, essa é a sua chance. Se já existe um produto ou uma solução, tente pensar em uma maneira melhor de satisfazer as necessidades do cliente e se diferenciar dos demais.

Isso também pode ser uma forma de você ter um produto de melhor qualidade se diferenciando da sua concorrência.

3. Ofereça um programa de fidelidade para seus clientes

O que acha de incentivar seus clientes a comprarem ainda mais da sua empresa? Um programa de fidelidade é uma ótima maneira de fazer isso. A Starbucks, gigante norte-americana do ramo de cafés, teve um aumento de 35% em 2016 e um salto de 20% em seu lucro geral. Sucesso que foi atribuído ao seu programa de fidelidade, o Starbucks Rewards.

Um programa de fidelidade não é tão diferente para pequenas e médias empresas. Seu restaurante, lanchonete ou fast-food também podem ter médias de resultados tão grandes como as da Starbucks.

A grande sacada é que os programas de fidelidade não precisam custar uma fortuna para o seu bolso, muito pelo contrário, alguns deles oferecem um custo benefício excelente e fazem com que seus resultados possam ser bem maiores do que aqueles que você imaginava antes da implantação.

Os bons programas de fidelidade têm como principais características, incentivar os clientes para que comprem mais de uma marca ou um estabelecimento; reter esses clientes por mais tempo, diferenciar seu negócio dos concorrentes, diminuir o custo de aquisição de novos clientes, aumentar o ticket médio do negócio, além de outros.

4. Ofereça promoções especiais e faça sua empresa ser notada

Uma ótima forma de vender mais seus produtos é oferecer uma ótima oferta, de um produto de grande demanda, mas por tempo limitado. Se é uma redução de preço temporária de um item super importante do menu e se os clientes pensarem que esse produto não estará disponível por muito tempo, eles aproveitaram enquanto puderem.

Você pode usar isso como vantagem limitando suas promoções a algumas horas específicas que precisam de mais movimento em seu negócio. Por exemplo, se você tem um restaurante, o item mais popular é a canjiquinha com costelinha e as noites de segunda-feira são de pouco movimento, ofereça esse prato todas as segundas com o preço reduzido.

Outra estratégia que pode alavancar suas vendas e lhe ajudar a trazer mais clientes para o seu estabelecimento, é anunciar promoções em sites de compras como o Peixe Urbano e o Groupon. Sites desse tipo trarão novos clientes para comprar seus produtos e será uma ótima oportunidade para você fideliza-los.

5. Saiba precificar seus produtos

A não ser que você seja a Apple, você pode ter um produto ou um prato no seu restaurante excelentemente saboroso e que todos queiram experimentar. No entanto, se você coloca um preço muito alto nesse produto em comparação com seus concorrentes, possivelmente você terá algumas dificuldades de fazer bons números em vendas.

Mas isso não significa que você não possa colocar alguns produtos com um preço um pouco mais alto. O alto preço pode fornecer uma sensação de “alta qualidade”. Se você colocar um preço mais alto, esteja preparado para entregar um produto muito acima da média, o seu cliente irá cobrar.

E então, você tem alguma estratégia de venda em que já pratica ou pensa em começar a praticar? Conte para gente e não se esqueça de compartilhar este artigo com outras pessoas que você acha que possa ajudá-los.

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