Como criar programa de fidelidade? Como premiar os clientes cativos?
Essas são as dúvidas mais comuns na hora de criar um programa de fidelização de clientes.
Certo é que cada empresa possui um perfil próprio, e para que a recompensa destes projetos deem bons resultados é preciso pensar bem naquilo que será ofertado em troca para os consumidores.
Afinal, só você sabe como agradá-los e como motivá-los a continuar comprando em suas lojas.
Mas, calma!
A Donuz é uma plataforma de marketing de relacionamento que te ajuda a:
- medir e melhorar a satisfação de seus clientes.
- criar uma ótima experiência e engajar seus clientes, o que fará eles voltarem mais vezes.
- mapear o perfil e histórico de compras do cliente e a criar ofertas direcionadas, mais interessantes e mais eficientes.
- conquistar uma ligação forte e duradoura, evitando que os perca para a concorrência.
Thiago Cebollini, responsável pelo Balneário Maria José, um spa para homens, explica como implementou o programa de fidelidade e conta como o software de gestão do relacionamento o ajudou a fidelizar seus clientes.
Se você ainda não conseguiu descobrir como premiar os fiéis clientes, elaboramos, aqui, algumas dicas que podem ajudá-lo.
Quer saber quais são elas? Confira!
Conheça os seus clientes
Não há como fazer um programa voltado aos clientes se você não os conhece.
- Qual tipo de produto ou serviço que mais os agradam?
- O que eles mais gostam de suas lojas?
- Por que eles voltam e continuam comprando?
Estas são algumas perguntas que se deve fazer para descobrir como premiar o seu público.
Confira as suas vendas
Um outro índice em que você pode se basear para conseguir determinar as premiações de seu programa de fidelidade é a sua venda.
Analise os produtos e serviços que mais são pedidos, o que faz com que os clientes optem pela sua empresa e não pela do concorrente.
Ao chegar a uma conclusão, você pode definir descontos para estes produtos e serviços ou até mesmo ofertá-los como recompensa para os seus clientes caso seja viável.
Além disso, esta também é uma forma de estipular os pontos do seu programa.
Você pode identificar aqueles produtos que apresentam menos saída e aumentar a sua pontuação, ou incentivar os consumidores a comprar aqueles itens com maior margem de lucro dessa mesma forma.
Ofereça premiações viáveis
Ao criar se programa de fidelidade, muitas empresas oferecem premiações bem altas e insustentáveis para o negócio.
Dessa forma, acabam dando validade curta ao projeto e não conseguem alcançar o principal objetivo: manter a sua clientela.
Por isso, antes de definir as suas recompensas, é preciso que você se lembre que este tipo de iniciativa deve servir e ser mantida por um longo prazo.
Para que consiga preservar o seu programa de fidelidade, é preciso que você analise se a premiação escolhida não prejudicará os lucros de seu negócio e se não terá dificuldades no fornecimento.
Assim você evita que os clientes fiquem insatisfeitos com uma promessa não cumprida.
Personalize os seus prêmios
É importante que as premiações de seu programa de fidelidade sejam personalizadas e de acordo com a diversidade de seus consumidores. Definir como recompensa produtos que mais agradam a cada grupo específico de clientes.
Ao garantir uma maior diversidade na sua premiação, conseguirá atingir um maior número de consumidores
E assim é possível certificar que o consumo e satisfação de seus clientes aumentarão, independente do seu perfil.
Escolha prêmios que representem a sua empresa
Uma outra dica para definir a recompensa de seu programa de fidelidade é escolher itens que representem a sua empresa.
Dessa forma você conseguirá, além de cativar o consumidor, melhorar e promover a imagem de seu empreendimento.
Por exemplo, se a sua loja quer fortalecer a imagem de uma marca para a família, você pode oferecer premiações que vão agradar toda a família, como desconto em viagens ou entradas para parques diversões.
Ou ainda oferecer atrações de sua própria rede que possam divertir este público.
Satisfazer o seu público e incentivá-los a frequentar a sua empresa não é uma tarefa difícil.
Se você conseguir compreender os seus consumidores e elaborar bem a premiação do seu programa de fidelidade, o seu sucesso estará garantido.
Por isso estude, analise, planeje e lance a sua ideia. Dessa forma a sua marca estará na preferência dos atuais e futuros clientes.
E você?
Possui alguma dica para definir a premiação de um programa de fidelidade?
Deixe suas sugestões nos comentários abaixo.
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- medir e melhorar a satisfação de seus clientes.
- criar uma ótima experiência e engajar seus clientes, o que fará eles voltarem mais vezes.
- mapear o perfil e histórico de compras do cliente e a criar ofertas direcionadas, mais interessantes e mais eficientes.
- conquistar uma ligação forte e duradoura, evitando que os perca para a concorrência.